12 de fev de 2017

Piripiri registra o maior volume de chuvas do país; instituto emite alerta para o Piauí


Barragem em Piripiri sangrou com as fortes chuvas (foto: Repórter 10)
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deste sábado (11) apontam que o município de Piripiri, no Norte do Piauí, registrou o maior volume de precipitações do país entre ontem e hoje. O volume de chuvas no município chegou a 171,2 milímetros em um intervalo de 24 horas. 
No último relatório disponobilizado pelo Inmet, o volume de chuvas no município piauiense superou o de Caxias (MA), com 134,5mm e Luiz Eduardo Magalhães (BA), com 119,4mm. 
O valor é mais que o dobro do que choveu no mesmo período em outras cidades do Piauí. Depois de Piripiri, o maior volume de precipitações entre ontem e hoje foi registrado nos municípios de Canto do Buriti (81,6mm), Gilbués (77,6mm), Parnaíba (75,6mm) e Alvorada do Gurgueia (72,8mm). 
As chuvas em Piripiri fizeram a barragem do Horto Florestal sangrar na tarde de ontem. Há relatos de alagamento em várias áreas do município. 
Em Teresina, o instituto aponta que o volume de chuvas chegou ontem a 56,4 milímetros. O temporal causou estragos na capital piauiense, interditando ruas, avenidas e o acesso para a BR-343.
Alerta para mais chuvas
O Alert-AS, centro virtual do Inmet para avisos de eventos meteorológicos severos para o Sul da América do Sul, emetiu aviso de perigo potencial em parte da região Nordeste até o final deste sábado.
O alerta cita riscos de corte de energia, alagamentos, queda de galhos e árvores, com ventos intensos que podem chegar a 60 Km/h e chuvas de até 50 milímetros ao longo do dia. O aviso é válido para praticamente todo o estado do Piauí.

Área com alerta de perigo potencial (Reprodução/Alert-AS)
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...