Blog do Pessoa: PHARMÁCIA DO POVO: 90 ANOS DE EXISTÊNCIA


26 de fev. de 2017

PHARMÁCIA DO POVO: 90 ANOS DE EXISTÊNCIA

A FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR vai comemorar os 90 anos da sua PHARMÁCIA DO POVO. Criada em 07 de março de 1927 a PHARMÁCIA foi instalada, primeiramente, na Rua São Vicente de Paulo, nº 47, bem próxima do Rio Igaraçu, centro. Depois foi transferida para a Praça da Graça, nº 729, parte térrea do prédio (sobrado) do Sr. Raulino Basto, ao lado da famosa CASA CRISTINO. Por derradeiro (1994) mudou-se, onde permanece aos dias atuais, para o Espaço Cultural Porto das Barcas, centro arquitetônico-histórico desta cidade do litoral piauiense.
Funcionando como MUSEU VIVO da história da Pharmacologia brasileira, ao longo destes 23 anos de existência (1994 a 2017), ele já foi visitado por mais de 175 mil pessoas (turistas, sobretudo) do Piauí, do Brasil e de muitos outros países.
Homenageando o ilustre patriarca da história de Parnaíba, reproduz-se alguns de seus traços biográficos:
Nasceu no interior do município do Brejo – Maranhão, aos 26 dias do mês de maio de 1891. Graduou-se em farmácia-química e lente em letras aos 20 anos de idade. Foi aluno e assistente do cientista Oswaldo Cruz.
Veio residir em Parnaíba – PI no início da década de 1920, tornando-se o primeiro farmacêutico da Estrada de Ferro Central do Piauhy. Criou inicialmente a sua Pharmácia Bacellar e, depois, em março de 1927 transformou este nome para Pharmácia do Povo. Nesta cidade, exerceu notórias atividades públicas. Foi fiscal de ensino, Juiz de Direito interino, professor, dentre muitas outras. Foi jornalista e escritor, participando da criação da Casa do Jornalista de Parnaíba e da Academia Parnaibana de Letras. Foi-lhe concedido o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí. Tornou-se conhecido como o farmacêutico mais idoso do Brasil, em plena atividade (resultado de pesquisa da Fundação Roberto Marinho/ Rede Globo/ Laboratório Roche, em 1982, de âmbito nacional, para compor o I Acervo da História da Farmacologia Brasileira). Viveu 106 anos de idade. Faleceu em novembro de 1996.// FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR. RUA VERA CRUZ, 744 - SÃO JOSÉ (CENTRO) – PARNAIBA – PI – fone: (86) 3322-2249/CEP.: 64.218-100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...