Blog do Pessoa: Os 30 dias da administração Mão Santa


1 de fev. de 2017

Os 30 dias da administração Mão Santa

                                 Mão Santa e alguns Secretários

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. 
Versos do poeta Geraldo Vandré, na canção “pra não dizer que não falei das flores”, bem traduzem os primeiros 30 dias da administração do prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa- Mão SantaEle tem sido incansável para fazer a cidade sentir que elegeu o homem certo para administrá-la até o dia 31 de dezembro de 2020.
Vários avanços nos mais diversos setores o município já experimenta, fazendo ressurgir no coração de todos os parnaibanos a esperança de que o desmantelo que provocaram na cidade será consertado, com a prestação de serviços ao povo sendo retomado, dentro do que deve ser, com a qualidade que a população necessita e merece.

SAÚDE
                   Mão Santa e  Valdir Aragão:Visitas a Postos de Saúde
Há muito o que fazer na saúde, porque muito pouco foi feito na última década. Um dos setores mais abandonados pela administração passada, já experimenta sensíveis melhoras, apesar de ainda respirar por aparelhos.
O que Mão Santa e o secretário de Saúde, Valdir Aragão,  já propiciaram de melhorias?! Basta que citemos o reforço na equipe médica do Pronto Socorro Municipal, melhorando sensivelmente os atendimentos; A cessão de 3 médicos à Santa Casa de Misericórdia, para fazerem atendimento, realizando cirurgias pelo SUS, para a população pobre, evitando que casos simples sejam enviados para Teresina. “Temos profissionais médicos muito bons, mas que estavam subaproveitados porque o município não possui centro cirúrgico”, comenta Mão Santa, justificando sua atitude;
A visita a todas as estruturas de saúde do município, vem sendo feita, com a disposição de colocar em funcionamento postos de saúde fechados, como o existente na Baixa do Aragão e outros no Conjunto Colina do Alvorada, ambos construídos mas sem funcionar, entregues ao abandono. Este é outro ponto a destacar. Isso sem falar nas providências que estão sendo tomadas para a utilização da estrutura do antigo PAM, um prédio de 3 andares, que estava abandonado.
                                      Prédio do antigo PAM
Como o andar térreo será utilizado pela Universidade Federal do Piauí, para fazer funcionar um laboratório público de saúde, restam os dois outros, onde a prefeitura pretender colocar elevador e utilizar também como estrutura de saúde do município. 
Por último, a inauguração neste dia 31de janeiro, da nova sede do CES- Centro de Saúde em especialidades médicas, poderiam coroar as ações na área de saúde, nestes 30 dias de gestão. Mas, o prefeito Mão Santa foi muito além e está agendando uma audiência com o Ministro da Saúde a fim de encontrar formas de fazer funcionar, o mais breve possível, a UPA24 horas, construída no Bairro Piauí, antiga Praça Mão Santa.
EDUCAÇÃO
Outro setor ao qual não vinha sendo dada a devida atenção. A começar pelo abandono das escolas, que foram depredadas e a falta de motivação dos professores. Alunos também prejudicados pela falta de merenda, o que vinha fazendo com que houvesse redução no número de aulas dadas, prejudicando o calendário escolar. Em 30 dias o Secretário Roger Jacob, assimilando o desejo do prefeito Mão Santa, de dar ao setor o apoio devido, inicia sua atuação com treinamentos de professores com a busca de novas saídas para os desafios que a educação de qualidade impõe. 

                 Mão Santa e Roger Jacob: com professores na UFPI

E Roger já traça metas para inovações nas disciplinas ministradas atualmente, com a implantação de outras e criação de uma escola modelo para servir de referência a outros estabelecimentos de ensino, até o final da administração.
Outros avanços são vistos, diariamente, a olho nu. 
A limpeza pública, com o recolhimento de entulhos que foram deixados em terrenos baldios, é um exemplo. Outras ações também já podem ser contabilizadas. Mas, o mais importante é que a cidade se conscientize que as coisas não podem acontecer num passe de mágica. E a colaboração de todos se faz necessária e é solicitada, de forma humilde, com respeito, principalmente, à limpeza da cidade.

                              Mão Santa acompanha a limpeza da cidade

Até alguns opositores mais apressados estão se esquecendo de que normalmente são dados 90/100 dias para que novos administradores imprimam suas marcas. 
A esses apressados, que desejam resultados num estalar de dedos, a administração Mão Santa pede calma! E que não joguem pedras, apenas, vejam também o outro lado, porque a maioria está vendo que os fatos comprovam o que está sendo dito. Só não ver quem não quer.

E vem aí o maior e melhor carnaval de todos os tempos, com a marca da nova administração municipal. Afinal, “A cidade é o Povo”;


Por Bernardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...