Blog do Pessoa: Aluno do IFPI fará Mestrado em Tecnologia no Japão


8 de fev. de 2017

Aluno do IFPI fará Mestrado em Tecnologia no Japão

Formado em Engenharia Mecânica, no Campus Teresina Central, Carlos Erlan viaja, no início de abril para o Japão, onde irá fazer curso de Mestrado na Universidade de Tecnologia em Toyohashi.

No ano passado, ele foi selecionado pelo Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), que oferece bolsas de estudos para realização de pesquisas, dando aos interessados a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação no exame de admissão da universidade japonesa.

Membro do Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras) do Campus Teresina Central, Carlos apresentou, na seleção, um projeto de uma cadeira de rodas motorizada semiautônoma. “O diferencial dessa cadeira é que ela vai utilizar rodas unidirecionais que possibilitam que o veículo se movimente em diferentes direções, na diagonal ou em paralelo, por exemplo”. Ele também ressalta que o sistema de suspensão da cadeira deve ser articulado, capaz de permitir que ela se movimente em qualquer superfície.

Nos seis primeiros meses do programa, Carlos terá aulas de língua japonesa. E, a partir de outubro, deve começar as disciplinas do Mestrado. “Meu objetivo é voltar ao Brasil e encaminhar esse projeto para que ele seja patenteado e assim possa beneficiar as pessoas com deficiência”, complementa Carlos.

Ciência sem Fronteiras – Essa não será a primeira experiência do piauiense no exterior. Em 2013, Carlos participou do programa Ciência sem Fronteira. Na época, ele morou em Tianjin, uma das cinco maiores cidades da China, e em Pequim, onde estudou mandarim e desenvolveu projetos na área de Robótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...