Blog do Pessoa: Reação alérgica grave a camarão provoca morte de médico do Samu que estava de férias


30 de jan. de 2017

Reação alérgica grave a camarão provoca morte de médico do Samu que estava de férias

O médico Cleber Volpato é natural de Paranavaí e trabalhava no SAMU
O médico Cleber Volpato, de 30 anos, morreu na manhã deste sábado (28), vítima de alergia alimentar em Balneário Camboriú (SC), onde passava férias. Cleber é natural de Paranavaí e trabalhava no do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá, Paraná (PR).
Durante a madrugada, Cleber ingeriu camarão e começou a passar mal. Foi levado às pressas ao Pronto Socorro e depois de várias paradas cardíacas, veio a óbito.
De acordo com o médico Reinaldo de Souza (CRM-PR 25568), que atende alergia e imunologia, provavelmente, seu colega Cleber Volpato foi vítima de choque anafilático.
O choque anafilático é considerado na medicina o último nível de gravidade de um processo alérgico. Em contato com alguma substância tida pelo organismo como uma espécie de inimiga, os vasos se dilatam, os líquidos extravasam, causando inchaço, os tecidos deixam de receber oxigênio, a glote fecha e dificulta a passagem de ar. Sobrecarregado, o coração para.
“É uma resposta rápida do organismo quando o paciente entra em contato com um   alérgeno a que ele seja previamente sensível. A pressão vai a zero, podendo levar ao óbito”,  disse o médico que está consternado com a perda do colega.
Segundo ele, tão rápido quanto a reação alérgica deve ser o tratamento. Os primeiros sintomas são: coceira, inchaço nos lábios, pálpebras ou glote, tontura e falta de ar. “O choque vem com tontura, visão turva e desmaio. Deve-se procurar o pronto-socorro imediatamente”, recomenda o médico.
No hospital, o tratamento se dá com injeção de substâncias que revertem o quadro de vasodilatação e recuperam a pressão e a oxigenação dos tecidos.

Fonte: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...