Blog do Pessoa: Razoabilidade e Radicalismo! (04/12/2016)


6 de dez. de 2016

Razoabilidade e Radicalismo! (04/12/2016)

Prof. Dr. Geraldo Filho – UFPI

Há de se ter cuidado com qualquer tipo de radicalismo, sobretudo político e moral, por melhor que seja sua justificativa!
Assim, os brasileiros que estão se acostumando a levar reivindicações para as ruas têm de olhar o país numa perspectiva de médio e longo prazo, reconhecendo uma realidade filosófica existencial frustrante, porém madura: não existe nada perfeito, nada ideal, nada utópico ou totalmente justo e feliz, simplesmente porque somos humanos, falíveis, vulneráveis às tentações do mundo e da vida, que é miseravelmente passageira!

Com efeito, os procuradores da Lava Jato e o juiz Moro têm de reconhecer que eles já 
fizeram e continuam fazendo muito pelo país nessa cruzada contra a corrupção! Porém, não podem pintar um quadro apocalíptico porque o Congresso retirou ou modificou algumas medidas do "pacote anticorrupcão"! Isso faz parte do jogo político, portanto, ameaçar renunciar a continuidade dos trabalhos caso o Congresso não aprove o projeto literalmente, conforme o texto original, é atitude juvenil que remete aos jacobinos da Revoração Francesa! 

O excesso de moralismo e a obsessão pela igualdade culminou com o terror radical de Robespierre (um homem que provavelmente nunca conheceu uma mulher, o que já o inabilitaria para entender parte da vida!) e terminou com a ascensão de Napoleão Bonaparte, um tirano, portanto o oposto do que os democratas jacobinos imaginavam, com as consequências históricas que se conhece.

Assim, os procuradores devem lembrar um arco histórico mais amplo e ver que as instituições reformam-se lenta e progressivamente! Toda mudança a partir do “tudo ou nada” leva a caminhos incertos e de instabilidade! 
Pensassem um pouco mais com cuidado responderiam que não temem a proposta de endurecer com o abuso de autoridade dos juízes e promotores, pois isso os obriga a realizar seu trabalho com mais rigor e precisão do que comumente já fazem. Agora, não podem negar que abusos de autoridade existem sim e juízes são punidos sendo aposentados com polpudos salários! Isso é razoável?!

A turma da Lava Jato, apesar de todo meu humilde apoio, deve tomar lições de história e economia, pois a imagem que passa é a de que as instituições estão ruindo, quando, pelo contrário, estão funcionando, não obstante suas limitações! E essa imagem distorcida contribui para as dificuldades de retomada do crescimento econômico. 

Aliás, os brasileiros têm de ter paciência com a economia. O PT passou 13,5 anos destruindo seus fundamentos e agora querem que em 6 meses, com o retorno da racionalidade à sua condução, tudo mude rapidamente?! Fico imaginando como esse povo reagiria tendo de enfrentar as catástrofes devastadoras da guerra como ingleses, alemães, japoneses, russos e chineses viveram! 

Portanto, é preciso envelhecer, como disse Nelson Rodrigues, e deixar de crer em utopias salvacionistas! Pois se existe algo que aprendi depois de anos de estudo, agora com o apoio da neurociência e da biologia e psicologia evolutivas é que não há realidade colorida para os humanos, ela é cinza, cheia de indeterminação e imprecisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...