Blog do Pessoa: Presos são flagrados no telhado ao tentarem fugir de presídio de Parnaíba


26 de dez. de 2016

Presos são flagrados no telhado ao tentarem fugir de presídio de Parnaíba

Penitenciária Mista de Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)Penitenciária Mista de Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Na madrugada desta segunda-feira (26), dois detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíbaquando foram flagrados no telhado da unidade. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a dupla serrou a grade da cela 36 da Ala 4 e quebrou a tela de proteção que fica na área externa, sendo pegos pela Guarda Militar.
“Por volta de 1h40 da manhã os agentes de plantão perceberam a movimentação e acionaram a Guarda Militar que prendeu os dois indivíduos. Eles já estavam no telhado, quase saindo”, relatou o diretor sindical do Sinpoljuspi Jefferson Dias.
Tela de proteção no pátio do presídio (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Tela de proteção no pátio do presídio
(Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Segundo o diretor, um dos indivíduos já havia fugido da Penitenciária Major César, em Teresina, e havia sido preso recentemente por furto, em Parnaíba.
Para Jefferson Dias a estrutura física precária do local somada à superlotação, contribuem para as constantes tentativas de fuga.
“Isso tudo é causado pela superlotação daquele lugar, fora isso a estrutura é precária, sem revisão. A Secretaria de Justiça fica de braços cruzados e só faz tapar os buracos após os ocorridos. Tapar buraco não adianta. Não temos pessoas suficientes trabalhando no local e ainda o último concurso público foi adiado. Já foram três rebeliões por conta desses problemas”, disse.
De acordo com o Sinpoljuspi, a Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade para 170 detentos, mas conta hoje com 492, quase o triplo do que seria o ideal.
Fuga na Penitenciária Irmão Guido
No começo do mês, dia 2, pelo menos 17 presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido, durante a madrugada. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os indivíduos arrebentaram as grades das celas do Pavilhão B e, após escalarem os paredões que cercam os pavilhões, desceram o muro usando cordas feitas de tecidos.

Para o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, a estrutura física depredada da penitenciária facilitou a ação. Ele afirmou que as grades das celas dos pavilhões estão corroídas pela ferrugem e nos muros não há cerca elétrica. Além disso, o agente denunciou a ausência de policiais nas guaritas.
Em nota, a Sejus informou que uma vistoria está sendo realizada na unidade, visando manter a ordem no presídio, evitando outros distúrbios. A equipe de engenharia da Secretaria de Justiça foi deslocada para reparar os danos causados pela fuga. De acordo com a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus, desde fevereiro deste ano, a Irmão Guido não registrava fuga.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa com informações e imagens do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...