Blog do Pessoa: Mão Santa reúne-se com prefeitos da região litorânea para discutir o fortalecimento do turismo


22 de dez. de 2016

Mão Santa reúne-se com prefeitos da região litorânea para discutir o fortalecimento do turismo

               Prefeitos Kim,  Herbert. Dr. Cristino e Mão Santa

O prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, esteve hoje no município de Ilha Grande do Piauí, participando de reunião por ele provocada, para tratar da organização de uma Associação  onde os 4 prefeitos da região litorânea do Estado e mais o prefeito de Araioses, no Maranhão, possam traçar ações conjuntas, de modo a fortalecer o turismo da região. O encontro aconteceu no Restaurante Marina do Delta.
Além de Mão Santa, estiveram no encontro, acompanhados de assessores do setor turístico, os prefeitos Herbert Silva, da Ilha Grande, Kim do Caranguejo, de Luís Correia e o médico Cristino Gonçalves de Araújo, prefeito eleito de Araioses. O prefeito eleito de Cajueiro da Praia, Girvaldo Albuquerque, convidado que foi a integrar o grupo, justificou sua ausência por motivo de viagem.
A reunião foi aberta pelo prefeito eleito de Parnaíba, que expôs seu pensamento sobre a importância dos prefeitos se unirem em torno do turismo, "um dos setores que mais empregam no mundo", destacou Mão Santa, enfatizando que dados estatísticos mostram que, em cada 8 empregos gerados, 01 é no setor do turismo. "Entendo que o turismo é regional. Se nos unirmos, falarmos, bradarmos, vamos chegar ao que preconizou o ex-ministro Reis Velloso, de que aqui seria o 3º pólo turístico nacional", disse.

Várias opiniões foram manifestadas por pessoas presentes, ligadas ao setor turístico. Inclusive lamentou-se a falta de apoio do governo do Estado, com relação à divulgação do potencial turístico da região. De acordo com Joca Vidal, do trade turístico de Parnaíba, a rota das emoções, tão falada por setores do governo, não alcançou seus objetivos. Até a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que se falou também que seria reativada, não vingou. 
Foi lembrado também que o governo do Maranhão tentou separar interesses quando divulgou o Delta do Parnaíba como sendo o Delta das Américas. "Pensaram, talvez por inveja, que o delta do Parnaíba era uma homenagem à cidade, quando na verdade é por se situar no Rio Parnaíba. E foram os governos maranhenses que não investiram, adequadamente", disse o prefeito eleito de Araioses, Dr. Cristino.
O secretário de Administração da Ilha Grande, Herbert Júnior, lamentou que o governo do Estado não invista no potencial da região. "Recentemente foi divulgado um folder, onde consta uma vista aérea da lagoa do Portinho como sendo a Ilha Grande, isto porque eles (do governo do Estado) fazem as coisas sem consultar ninguém", disse.

                                 Prefeitos e seus assessores 

Ficou definido que novas reuniões vão acontecer, uma em cada mês. O primeiro passo da Associação deverá ser a criação de um calendário de eventos conjunto, para que as festas tradicionais desses municípios sejam divulgadas e fortalecidas por todas as prefeituras.
A próxima reunião será em Luis Correia, dia 24 de janeiro, possivelmente com as presenças de secretários de turismo do Piauí e Maranhão. Deverá ser feito também o convite aos prefeitos de Tutoia e Paulino Neves, para participarem das Associação.
EM TEMPO: O material de divulgação das ações da futura associação deverá ter como slogan: "GRANDES DESTINOS: DELTA, VENTO, SOL E MAR"

Blog do Bsilva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...