Blog do Pessoa: Casa Inglesa poderá ser transformada em Sede executiva do Governo Municipal


26 de nov. de 2016

Casa Inglesa poderá ser transformada em Sede executiva do Governo Municipal

A exemplo de centenas de cidades pelo Brasil e pelo Mundo, o prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, pretende buscar recursos junto ao Governo Federal para aquisição do prédio histórico da Casa Inglesa para restaurá-lo e transformá-lo em Sede Executiva do Governo Municipal de Parnaíba, valorizando ainda mais o nosso patrimônio histórico e arquitetônico.

Muitos não entendem o que é de fato uma Sede Executiva de Governo e confundem com Centro Administrativo, daí surgir críticas infundadas pela falta de conhecimento histórico. Um exemplo bem prático está na nossa capital onde a sede executiva do governo é o Palácio do Karnak que fica no centro da cidade e o Centro Administrativo, um complexo de prédios que fica na Av. Pedro Freitas no bairro Vermelha.
Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão
No Brasil existem dezenas de sedes de prefeituras e de governos do estado que são instaladas em prédios antigos com objetivo de restaurar uma pouco da história do município. Isto para não falar na Europa onde é a quase totalidade.

Apenas para exemplificar, citamos alguns casos em que os administradores tiveram a brilhante ideia de transformar prédios históricos em sede administrativa de governos. 

Em São Luís (MA) o Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão. Com origens no século XVII, é um marco importante do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Palácio do Campo das Princesas é a sede administrativa do poder executivo do estado de Pernambuco, localizada na cidade do Recife.

O Palácio do Campo das Princesas é a sede administrativa do poder executivo do estado de Pernambuco. os períodos de Natal o palácio e todo decorado e iluminado inclusive os jardins e aonde se apresenta a Orquestra Sinfônica do Piauí. Também é onde acontece várias homenagens, almoços do governador, decisões e encontros políticos.
Por fim, para não nos alongarmos, para não ir muito longe temos no Piauí o Palácio de Karnak como sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. Ali o governo de estado recebe autoridades, secretários e assina documentos importantes. Ali representa a simbologia do cargos e do poder executivo. Antigamente o Palácio de Karnak era uma chácara do Barão de Castelo Branco, e só em 1926 se tornou a sede do Governo Estadual. O nome Karnak vem de um templo do antigo Egito, e a arquitetura do palácio foi inspirada em templos gregos. Na década de 70, no governo de Alberto Silva, recebeu jardins de arquitetura contemporânea projetados pelo paisagista Burle Marx.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...