Blog do Pessoa: 70% dos alunos em formação nos Bombeiros são suspeitos de fraude


19 de nov. de 2016

70% dos alunos em formação nos Bombeiros são suspeitos de fraude

Ultrapassa os 70% o total de alunos no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros do Piauí que são suspeitos de fraudar o concurso, realizado em 2014. Segundo relações públicas da corporação, major Egídio Leite, 30 - do total de 42 - alunos foram presos ou conduzidos coercitivamente por suspeita de envolvimento na fraude. 
O major comentou a situação e explicou a decisão do comandante, Coronel Carlos Frederico, de suspender o curso de formação. 
"Temos muita tranquilidade por parte do comando, de que não poderia ser diferente, até para garantir os direitos daqueles que ingressaram por concurso corretamente. Fazemos parte da estrutura da segurança e temos um alto conceito perante a sociedade. Mesmo com um efetivo pequeno, não nos preocupamos com essa decisão, porque precisamos de novos integrantes, mas que ingressaram de maneira lícita", declarou.
Ele destacou que os alunos desligados até o momento estavam concluindo a parte teórica do curso e iniciariam, em uma semana, os estágios práticos. O concurso abriu vagas para 100 soldados e 50 foram convocados na primeira etapa, para realizar o curso. Desses, oito desistiram por motivos particulares e apenas 42 continuavam. 
Operação
Ontem, 27 pessoas foram presas durante operação Operação Vigiles deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Ao todo, foram expedidos 71 mandados de prisão e de condução coercitiva. Há ainda nove pessoas foragidas
O coordenador do Greco explica que o esquema fraudulento era similar ao que ocorreu no concurso do TJ-PI. 
"Eles [fraudadores] não tinham acesso ao gabarito oficial da organizadora e colocavam pessoas, os chamados 'pilotos', para fazer as provas. Eles saem antes do horário de encerramento da prova e passam esses gabaritos via  telefone celular. É muito parecido com a fraude descoberta no concurso do TJ-PI e no Enem", disse o delegado.
De acordo com a Polícia Civil, os 'pilotos' são geralmente universitários ou concurseiros com bons resultados em outros certames. 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...