Blog do Pessoa: Curso vai capacitar voluntários para prevenção ao suicídio


28 de jul. de 2016

Curso vai capacitar voluntários para prevenção ao suicídio

Teresina hoje é uma das capitais com altos índices de suicídio, um grande e silencioso problema de saúde pública enfrentado por muitos municípios. Associado a depressão e outros diversos transtornos, tem como enfrentamento algumas ações como as desenvolvidas pelo Centro de Valorização da Vida, ONG que atua há mais de 30 anos na cidade e que está realizando um curso para voluntários com início para o próximo sábado (30).
De acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos uma pessoa comete suicídio por hora no Brasil, tempo em que outras três tentaram tirar a vida sem sucesso. Com o problema, diversas discussões estão sendo feitas com psicólogos, psiquiatras e gestores para amenizar os números com a prevenção, até agora a medida mais eficiente encontrada.
Há 54 anos, o Centro de Valorização da Vida tem se engajado nas discussões e oferece suporte para a prevenção através de uma simples conversa, que para eles trata-se de um grande apoio emocional, seja por telefone ou pela internet, através do sitewww.cvv.org.br. Do outro lado, voluntários dedicam parte do seu tempo para ouvir e proporcionar uma valorização pessoal aos que necessitam de ajuda.
De acordo com o coordenador de Divulgação do Posto CVV Teresina, Eyder Mendes, os interessados em se tornarem voluntários da ONG devem receber um preparo para lidar com as situações de fragilidade e, para isso, há a necessidade de um pequeno curso com quatro aulas de quatro horas cada. “É um curso de aulas com técnicas para saber ouvir, falar, dentro de linha cientifica humanista do psicólogo Carl Rogers de como trabalha a ajuda às pessoas. [o voluntário] não dá aconselhamento e nesse curso a gente traz as técnicas para habilitar as pessoas para trabalhar”, explica.
As aulas acontecem no Auditório da Semtcas, localizado na Rua Álvaro Mendes, 861, no centro da cidade, por trás da Prefeitura. O curso será ministrado em quatro fins de semanas consecutivos, sendo aos sábados, de 14 às 18 horas, e aos domingos, de 08 às 12 horas.
Os interessados em participar do curso podem fazer as inscrições através da internet pelo site www.cvv.org.br, onde encontram um formulário. Os participantes devem ser maiores de 18 anos e o principal pré-requisito é a disponibilidade para ajudar. “Não precisa de grau de formação. O que a gente precisa é de pessoas com boa vontade pra doar o tempo pra ajudar as pessoas e participar do treinamento”, destaca.
Segundo o coordenador, em média são feitos 10 atendimentos diários em Teresina e cerca de 300 por mês através de telefone 3222 0000.
Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...