Blog do Pessoa: “Houve retrocesso na saúde e educação municipal” – diz vereador Bernardo Rocha


30 de abr. de 2016

“Houve retrocesso na saúde e educação municipal” – diz vereador Bernardo Rocha

A promessa do prefeito Florentino Neto de consolidar no município a educação em tempo integral, na opinião do vereador Bernardo Rocha (PPS) continua sendo apenas só mais uma peça que consta  do seu programa de governo apresentado à justiça eleitoral quando ainda era candidato.
“O prefeito não está conseguindo manter funcionando adequadamente nem as escolas de um turno apenas, porque quase todo dia recebo denúncias de pais de família dizendo que as crianças estão retornando às 9 horas e às 3 da tarde porque não tem merenda escolar e por isso os professores mandam mais cedo os alunos para casa”, disse o vereador, segundo o qual “há também falta de zeladoras, falta fardamento, enfim, é um quadro triste. Isso é o progresso da administração?”- questiona.
Bernardo Rocha também lamenta o troca-troca constante de secretários na atual gestão. Segundo ele, há dificuldade de se decorar os nomes dos assessores do prefeito. “Até os vereadores da base aliada têm dificuldades, porque eles (os secretários) vivem mudando de lugar. Trocar a secretária da educação, professora Rosenir Correia, por um advogado! Não quero entrar no mérito do conhecimento do atual secretário, mas para mim não foi uma boa escolha”, frisou.
Saúde
Para Bernardo Rocha o prefeito parece que decidiu voltar todas as suas atenções agra somente para a autorização do Ministério da Saúde que permite tratamento de câncer em Parnaíba, em detrimento dos outros problemas do setor, que afetam diretamente as pessoas mais pobres que necessitam de atendimento pelo SUS. “Os postos de saúde não funcionam; em alguns tem somente o vigia; tem várias UBS construídas mas que estão fechadas; a UPA, sabe Deus quando vai funcionar, além do mais, tem parnaibano procurando atendimento em Fortaleza sem saber se também vai ser atendido. Tem cirurgias simples sendo marcadas para 2017; faltam remédios nos postos... tudo isso me deixa angustiado”, destaca o vereador.

                                  UPA concluída mas sem funcionar

“Não quero criticar o tratamento do câncer que foi trazido para Parnaíba. É necessário. Mas estão fazendo muita festa, muita falácia. É como se não houvesse carências nos hospitais do Estado e do município, como se o restante funcionasse adequadamente. Se todos os demais problemas não existissem, eu também bateria mais palmas. Mas esta gente que está em fila de espera para atendimento no SUS não vai ser atendida pelo Hospital Dr. João Silva Filho”, que é particular”, pontua Bernardo Rocha.
No início do seu mandato Bernardo Rocha fez um diagnóstico completo da situação de funcionamento de todos os postos de saúde existentes no município e ele disse que, agora no último ano de vereador, ele constata que não houve avanços, só retrocesso. “Eu me sinto até impotente. Fui verificar “in-loco” toda situação  dos atendimentos em saúde, cheguei até a ser impedido de entrar em alguns postos, e hoje constato que piorou. Tem ambulância no município servindo de hospital móvel, transportando doentes para Teresina. Isso é triste. Eu fico com vergonha do setor de saúde de Parnaíba”, finalizou.

(Bernardo Silva)
FONTE: JORNAL "TRIBUNA DO LITORAL"
JÁ NAS BANCAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...