Blog do Pessoa: setembro 2014


30 de set. de 2014

Ibope aponta Dilma com 39%, Marina 25%, e Aécio 19% em nova pesquisa

  • ibope3.jpgFoto: Reprodução
  • ibope4.jpgFoto: Reprodução
  • ibope1.jpgFoto: Reprodução
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 39%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 7%
* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%.
 
Segundo turno
O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 38%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%

- Dilma Rousseff: 45%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%

- Marina Silva: 38%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 12%
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00909/2014.
Fotos: Ichiro Guerra (1)/ Valter Campanato/Agência Brasil (2)/ Marcos Fernandes/Coligação Muda Brasil (3)
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 21%
- Aécio Neves (PSDB): 16%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Rejeição
De acordo com a pesquisa, a presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.
- Dilma Roussef: 31%
- Marina Silva: 20%
- Aécio Neves: 19%
- Pastor Everaldo: 14%
- Levy Fidelix : 11%
- Zé Maria: 10%
- Eymael: 10%
- Luciana Genro: 9%
- Mauro Iasi: 9%
- Rui Costa Pimenta: 8%
- Eduardo Jorge: 8%
Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 38% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 23, o índice era de 39%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom".
Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, o governo é "regular". Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 38%
- Regular: 33%
- Ruim/péssimo: 28%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 58%, Dilma sairá vitoriosa; 20% acreditam que Marina ganhará; e 10% apostam na vitória de Aécio; 12% não sabem ou não responderam.
Fonte: G1

Umbu entra na lista de alimentos ameaçados de extinção

Aonde Pedro vai, os bodes vão atrás. Parece que sabem: é hora de catar umbu. Um a um vão criando fila, até se amontoar na sombra do umbuzeiro, à espera dos frutos que Pedro e Íris, sua irmã, descartarem. Bom, explica Pedro, é o umbu “inchado”, aquele de casca crocante, aroma doce e gosto ácido, quase no ponto de amadurecer. Colher maduro é certeza de estragar logo – daí, vai direto para o bucho do bode. Na safra, o que mais tem é bode gordinho, repicando a sineta através da Caatinga. Dizem que um bicho desses, sozinho, é capaz de comer até 150 frutos por dia. Tanto que, em Uauá, cidade do norte baiano onde a produção de umbu é uma das maiores do país e a população caprina é seis vezes maior que a de gente, foi preciso botar cerca em torno dos umbuzeiros, para manter distantes os animais. Sobretudo os brotos, que até esses o bode come. Por causa dele, quase que o umbu acaba em Uauá.
Para garantir a colheita, Pedro dos Santos fez como todos na comunidade de Serra Grande, zona rural de Uauá: armou cancela com tal de separar os animais do umbuzeiro centenário, herança do avô, que cresce no quintal. É árvore tão antiga que a copa alcança sete metros de altura – o que, no caso, obriga o sujeito a trepar nos galhos para colher os frutos mais altos. Suspenso a três metros do chão, Pedro explica que existe também o problema da seca, a pior da Bahia nas últimas décadas. E essa, nem cerca resolve. Sem chuva, não só a produção cai como o umbu fica mais ácido e menos carnoso, o que compromete a qualidade do produto final. A sorte de Pedro – como a de milhares de moradores do semiárido – é que o umbuzeiro não se acanha nem na estiagem. Pode produzir menos, mas produz. “Faz cinco anos que não chove, e ainda assim dá umbu”, diz Pedro. “Pra tu ver a potência”.
Maná de gente e de bode nas quebradas mais secas da Caatinga nordestina, o umbuzeiro é o que Euclides da Cunha, em Os Sertões, definiu como a “árvore sagrada do sertão”. “Se não existisse o umbuzeiro, aquele trato de sertão, tão estéril, estaria despovoado”, ele escreveu. De fato: tal é a resistência da árvore que ela frutifica mesmo nas piores estiagens. Isso graças ao que por aqui se conhece como “batata”, um tipo de tubérculo que cresce nas raízes do umbuzeiro, tecnicamente chamado de xilopódio. Cada pé tem milhares deles, escondidos debaixo da terra, rente ao chão. São capazes de armazenar água por décadas, garantindo a sobrevivência tanto da própria árvore quanto das pessoas.
No sertão, uma das formas de matar a sede é bebendo a água contida na batata do umbuzeiro. O cabra bate com uma vara no chão e, pelo som, descobre onde está a raiz. Então cava, tira o xilopódio e arranca a casca: lá dentro há uma massa úmida, fresca e adocicada, a qual basta espremer para tirar a água. A própria batata também é boa de comer: dela se produz farinha – como faziam os índios Kariri –, doce e, agora, conservas. Em Uauá já estão fazendo picles de xilopódios para vender no exterior.
Salvo as conservas, para as quais existem viveiros de produção, o consumo tradicional da batata do umbuzeiro é costume pouco recomendável – e, por conta disso, cada vez mais raro. É que, a certa altura, descobriu-se que sua retirada matava de vez a árvore. Para uma espécie que já sofria com a fome dos bodes e a falta de chuva, arrancar a raiz era como condená-la definitivamente à extinção. Também a colheita se fazia de modo pouco inteligente, golpeando-se a árvore com uma vara grande de madeira, para fazer os frutos caírem no chão. Daí que alguns galhos se rompiam, o que impedia os frutos de crescer de novo neles. Decepado ano a ano, o umbuzeiro ia produzindo cada vez menos.
Isso mudou em 2003, quando os coletores de Uauá, amparados por um projeto de sustentabilidade, determinaram as novas regras. Agora o umbu se pega como a mão, sem permitir que os frutos caiam no chão. E, quando colhidos, são separados de acordo com o estágio de amadurecimento: há os maduros, de casca amarela e polpa doce, perfeitos para fazer geleia e umbuzada; os verdes, ácidos e crocantes, bons para compotas; e os inchados, nem tão ácidos, mas ainda firmes, com os quais também se fazem compotas, geleias, umbuzadas e ainda outros produtos, como doces. Deixar alguns frutos no pé também virou regra: é para que cotias, tatus e outros bichos se alimentem deles e façam o serviço de espalhar as sementes pela Caatinga. Só o bode é mantido longe, que esse regurgita as sementes nos currais, onde não germinam.
Na Caatinga nordestina, da qual o umbu – ou imbu, como também dizem – é espécie nativa, a colheita começa sempre no fim do ano. Primeiro vêm as chuvas de outubro, às quais o umbuzeiro responde enchendo-se de folhas e de flores, estas brancas e perfumadas. Nesse momento entram em ação as abelhas sem ferrão, que se encarregam de espalhar o pólen que fecundará outras árvores e multiplicará o número de umbuzeiros pelo sertão. Os frutos surgem logo depois, dando início à safra, que costuma ir de dezembro a março. Talvez abril. Depende das chuvas.
Na safra, a colheita é diária e sempre em família. Começa cedo e só termina perto do meio-dia, quando a sombra do umbuzeiro já não é mais capaz de refrescar o calor incandescente do sol a pino. E não é pouco o que se colhe: “numa manhã, a gente já tirou seis sacos de 45 quilos”, conta Pedro. Na seca, claro, a produção cai. Mas bastam alguns poucos dias de chuva e o umbuzeiro torna a se carregar de frutos. Cada pé, sobretudo se for dos mais antigos, pode render até 300 umbus.
Fonte: National Geographic Brasil

“Vou reabrir as portas do Palácio de Karnak e voltar a fazer o governo funcionar de verdade, onde o povo é o poder”, garante Mão Santa

 O candidato ao governo do Piauí, Mão Santa, esteve em Parnaíba durante todo o dia de ontem (29/09) acompanhado do candidato ao Senado Federal, Gustavo Henrique, cumprindo intensa agenda política.
Quatorze reuniões foram realizadas em diversos bairros do município litorâneo, onde foi debatido com o eleitorado temas de grande relevância à vida da população piauiense. Saúde, segurança, desprezo dos governantes estiveram entre as principais queixas reveladas por populares nos diversos locais visitados pelos candidatos da oposição.
Mão Santa foi firme e categórico ao afirmar que luta contra duas forças poderosas que usam o poder descaradamente manterem suas estruturas pessoais e políticas, sem terem um pingo de respeito e consideração aos verdadeiros donos do poder, que é o povo. “Estou aqui, nessa luta porque essa gente não presta, só querem o poder para benefício deles próprios e seus companheiros.
“Vocês me conhecem e sabem que eu sou bem melhor do que o governador e sabem que ele e Wellington são a mesma saca de farinha, pois Wellington votou no Zé Filho e Zé Filho votou em Wellington para senador. Eles querem enganar quem? O povo precisa freá-los. Nós somos a mudança! Vou reabrir as portas do Palácio de Karnak e voltar a fazer o governo funcionar de verdade, onde o povo é o poder”, garantiu Mão Santa.
Na Rua Pilocarpina, Bairro Lagoa da Prata, um cidadão de nome Geovane disse que por ali: “o único político que realizou benefícios sem andar prometendo nada foi você Dr. Mão Santa, hoje tá tudo muito difícil e os políticos só aparecem para prometer e pedir os votos, o senhor pelo menos quando tá de cima faz um governo popular e não se esconde de ninguém”.
O Candidato Gustavo Henrique revelou suas metas para o mandato de senador, que inclusive estão registradas em cartório.

O Prefeito Florentino Neto (PT) até agora não acertou na escolha de um bom secretário para o trânsito

Há pelo menos uma semana a situação é perigosa no cruzamento das avenidas Pinheiro Machado com São Sebastião em Parnaíba (PI). Isso porque o semáforo na rotatória das citadas avenidas está sem funcionar e só às luzes amarelas estão piscando sem parar. Pelo que tudo indica o secretário João Neto não vem a público explicar o que está acontecendo para deixar a população esclarecida e nem a PRF ou Guarda Municipal se posicionam. Essa não é a primeira vez que isso acontece.
O SECRETÁRIO TERIA DITO RECENTEMENTE PARA UM REPÓRTER QUANDO INDAGADO SOBRE AS CONSTANTES FALHAS NOS SEMÁFOROS, QUE O PARNAIBANO  TERIA QUE SE ACOSTUMAR COM A SITUAÇÃO

As informações são as de que uma peça teria queimado com a oscilação da Eletrobrás e essa só encontram em outro estado, enquanto isso os guardas municipais ficam de bate papo só observando invés de cuidar do trânsito ao menos no período de maior movimento, como diz o ditado, “ajoelhou tem que rezar”



Nossa reportagem flagrou os guardas na sombra aparentemente multando quem passava pelo local. Mas como podem ser tão irresponsáveis ao ponto de prejudicar a locomoção das pessoas por tantos dias, além de não controlarem a movimentação de quem passa no local, Infelizmente essa é administração petista, tanto municipal como federal por se tratar de BR.

EDIÇÃO: BLOG DO PESSOA 

TRE já saberá às 20h de domingo (5) se haverá 2º turno no Piauí

  • divulga2.jpgFoto: Yala Sena/Cidade Verde
  • divulga1.jpgFoto: Yala Sena/Cidade Verde
  • 20140930_103252.jpgFoto: Yala Sena/Cidade Verde
  • 20140930_104036.jpgFoto: Yala Sena/Cidade Verde
  • 20140930_103322.jpgFoto: Yala Sena/Cidade Verde
Em reunião com a imrpensa na manhã desta terça-feira (30) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) confirmou que por volta de 20h de domingo (5) já irá saber se a eleição no Piauí será definida no primeiro ou segundo turno.
A informação foi repassada durante reunião no TRE-PI com jornalistas de rádio, televisão, internet e meios impressos. Os profissionais foram convocados para conhecerem o programa de apuração dos resultados em tempo real. O aplicativo já está disponível para testes.
Paulo Gutemberg comandou a reunião e informou também que a apuração eletrônica terá início a partir de 17h30. "Algumas seções estão próximas à Justiça Eleitoral e rapidamente se encaminham os flash cards com os dados da votação, para serem enviados ao sistema do TSE", explicou. 
O Tribunal alerta, no entanto, que pode haver demora na apuração das urnas biométricas, implantadas em 13 municípios, que representam 36% dos elitores do Piauí. "Pode ser que exista demora na apuração das urnas biométricas, aja vista que é a primeira vez que está sendo implantada no Piauí, são muitos candidatos e pode haver dificuldade na captura de dados", acrescentou Gutemberg.
O TRE-PI espera uma eleição mais demorada, em razão do número de candidatos a serem escolhidos. A ordem da aparição dos mesmos na urna eletrônica foi invertida, do maior para o menor número. O eleitor votará primeiro em deputado estadual, depois em deputado federal, senador, governador e presidente. 
O Piauí conta com 9.600 urnas para mais de oito mil seções. 
Apuração 2014
Pelo site: http://divulga.tse.jus.br/
Pelo programa Divulga: Windows / MacOS / Sem instalador
Yala Sena (flash do TRE-PI)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

COMUNIDADE SÃO BENEDITO


Pai acusado de esfaquear filho de seis anos se apresenta na delegacia e é liberado

Márcio dos Santos Mendes tentou matar seu próprio filho com a idade de 06 anos, simplesmente por não aceitar a separação com sua esposa.

M árcio dos Santos Mendes
O pai acusado de esfaquear o próprio filho de seis anos de idade no município de Luís Correia, a 338 km de Teresina, se apresentou na delegacia e se recusou a falar à polícia. O delegado João José Pereira Filho conta que o suspeito se entregou nesta segunda-feira (29) e foi liberado por ter expirado o prazo que configura o flagrante. 

"O crime ocorreu no fim de semana e a polícia realizou diligência, mas não conseguiu capturá-lo em flagrante. Ontem ele se apresentou com um advogado e disse que só ia falar em juízo", explica o delegado de Luís Correia. 


A mãe e avó da criança deverão prestar depoimento nesta sexta-feira (30). De acordo com informações do Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba, a mãe do garoto informou que a motivação para a tentativa de homicídio seria realmente o fim do relacionamento e que o ex já teria ameaçado matar o filho, caso não reatassem o casamento.

"Os familiares e pessoas próximas irão prestar depoimento e vamos juntar as informações nos autos e encaminhar o caso a Justiça", finaliza o delegado João José Pereira.

A criança continua internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba e não corre risco de morte. 

Por Graciane Sousa

Ícaro PHB novas Turmas


Protetora Animal Maria de Messias- Gatinho Samir desaparecido

Samir esse lindo gatinho castrado sumiu há dois meses da residencia da Fátima Sipahi, um apartamento que fica em cima da sede da Medplam próximo ao Elizeu Martins perto da Ponte, se você o tiver pego por favor devolva pois a dona o ama muito e esta sofrendo com sua falta, qualquer noticia entre em contato comigo pelo meu face Maria de Messias Fontenele, pelos fones 94331122 / 9959 0153 ou com a própria  tutora do gatinho no endereço citado.Agradeço a todos que poderem ajudar, obrigada Pessoa pela divulgação.

Deputada Juliana realiza reuniões em Parnaíba

O bairro Rodoviária, um dos mais populosos de Parnaíba, foi palco, na noite desta segunda-feira (29), de uma das reuniões da campanha da candidata a deputada estadual Juliana Moraes Souza. A população do bairro e adjacências compareceu em peso no encontro que reuniu lideranças e vereadores.


Confira os flashes:




Por: Gleitowney Miranda

AKITA

Gostaria que publicasse esse anuncio de venda desse Filhote da raça Akita Macho com 37 dias.
Maiores informações:
Karoline
86-99901789(whatzap)
86-95518232

obrigada desde já.

SPEAK UP KIDS - Promoção Dia da Criança.

Sucesso no ano passado, a PROMOÇÃO ESTOURA BALÃO está de volta no SPEAK UP Kids em comemoração ao DIA DA CRIANÇA. Antecipando a matrícula do seu filho para o próximo ano você estoura um balão e ganha na hora descontos de 10% a 30% nas parcelas para o primeiro semestre de 2015. 
Não é sorteio, TODOS GANHAM. 
PROMOÇÃO VÁLIDA DE 01 A 11 DE OUTUBRO DE 2014.

O SPEAK UP KIDS está na Praça Santo Antônio, 902. Fone (86) 3322 2402. Venha nos conhecer! GARANTA A VAGA DO SEU FILHO PARA 2015.

MENTE ATÉ NO TRE-PI: W. DIAS AMARELOU


Índio e amarelo?
Entre os candidatos a governador dos 27 estados, Wellington Dias é o único que se declara da raça amarela. 
Brincadeira à parte em relação à sua aparência de índio (que ele não é), Wellington parece ter cometido um equívoco ao se incluir na raça amarela.
Raça oriental
Diz o dicionário que no Brasil o termo ‘raça amarela’ só serve para designar as pessoas de países orientais, como japoneses, chineses e coreanos e do Extremo Oriente.
E, convenhamos, o índio lá da cidade de Paes Landim não tem os olhinhos puxadinhos.(Portalaz)

FLAGRANTE - Encontro com viúva de ex-deputado piauiense

Através de Tiago Filho, conheci a sua mãe dona Maria Silva, viúva do ex-deputado estadual Tiago Silva (1954 a 1958), que também foi presidente do forte Sindicato da Estiva de Parnaíba nas décadas de 50 e 60. Dona Maria contou-me vários episódios da vida do sindicalista, inclusive de sua prisão pelo regime ditatorial. Aos 85 anos dona Maria esta lucida e é muito simpática.  
Ex-deputado estadual Tiago Silva
Diretoria do Sindicato da Estiva 
Tiago Filho e a mãe querida 

Recebi o carinho de Dona Maria Silva 

Dona Maria Silva 

Em 17 estados que disputa o governo, PT perde em 13; PI vai para o 2º turno

A volta do PT ao comando do estado do Piauí pode não ser tão certa como se imagina. As últimas pesquisas apontam para uma queda crescente de Wellington Dias (PT) e um crescimento de seu principal concorrente, o governador Zé Filho (PMDB), o que culminaria numa possível decisão no segundo turno.
O candidato do PMDB já fez uma avaliação geral, e o que se sabe é que o PT está sendo repudiado nas maioria dos estados onde disputa. Das 17 candidaturas ao governo em 17 estados, o PT perde em 13, e lidera pesquisas apenas em 4. Entre as 4 que lidera, pelo menos duas poderão ser decididas no segundo turno. Entre elas, a de Wellington Dias, aqui no Piauí.
Atentos para o detalhe, a equipe do candidato Zé Filho já usa os dados na propaganda política e tenta mostrar ao eleitor que o PT já não tem a mesma força, e que caminha para uma eleição atípica. No âmbito nacional, Dilma também não tem passado por dias tranquilos, a todo instante vê a sombra de Marina, que tem crescido nas pesquisas e deve ser sua adversária no segundo turno. (Manoel José)

Parnaíba... Cidade linda e de gente boa.

Parnaíba... Cidade de natureza exuberante e única.
Cidade do delta... do mar... ventos... areias...
E infelizmente das “ruas-dunas”, as quais clamam... Por pavimento prometido... Mas nunca vindo...

PELA PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DO BAIRRO PLANALTO.
Nossa cidade cresce a cada dia, as ruas têm identificação (CEP/nome), porém, é inviável o trafego por essas “ruas-dunas” onde centenas de famílias vivem em meio a esse transtorno que deveria ser o mínimo de urbanização que se possa ter. Sem falar da escuridão paga todos os meses, pois as noites são escuras sem a devida iluminação publica. Manutenção? Nunca! Por favor, peço as autoridades competentes uma solução digna ao um povo que clama pelo mínimo. Desde já agradeço, pois como diz o nosso hino – “Progredir sempre é o nosso lema.”


NUTRYDIET COM NUTRIÇÃO ESPORTIVA


Funcionamento de farmácias 24 horas em Parnaíba é resultado de ação parlamentar do vereador Carlson Pessoa

Depois de um trabalho intenso no Legislativo de Parnaíba em 2013, o vereador licenciado Carlson Pessoa vê o resultado em prática de um dos seus projetos que mais beneficiam a população: o funcionamento do regime de plantão nas farmácias 24 horas.

Em setembro do ano passado, Carlon Pessoa fez a proposição de audiência publica que tratou da não existência do regime de plantão de farmácias 24 horas no município. Daquela data em diante, o parlamentar mobilizou vereadores, empresários, imprensa e sociedade civil para que a população parnaibana voltasse a dispor de estabelecimentos abertos em tempo integral, em sistema de rodízio. 

O funcionamento de farmácias 24 horas em Parnaíba já é realidade, graças ao empenho do vereador licenciado do PSB, Carlson Pessoa. A partir do dia 1º de julho entrou em vigor a Lei Federal 5.991/73 complementada pela Lei Municipal, 2.870 de março de 2014, que estabelece uma escala de rodízio em que no mínimo dois estabelecimentos farmacêuticos de Parnaíba fiquem abertos 24 horas, ininterruptas inclusive aos domingos e feriados. 

“A Câmara Municipal e a Prefeitura de Parnaíba entenderam a importância do projeto das farmácias 24 horas. Essa é uma conquista da população, que, agora, pode contar com as portas abertas desses estabelecimentos depois de meia-noite. Ao passar por uma farmácia com o informativo, fiquei com a sensação de dever cumprido na condição de vereador e cidadão”, comentou.






Sabor e Art restaurante e Lanchonete

Coluna do dia – Indecisos irão definir a disputa no Piauí

eleitor-indeciso-elições 2014 blog elisabeth saO Piauí segue no ritmo nacional da campanha. Explico: o blog vem chamando atenção para dois aspectos importantes desta eleição: a grande quantidade de eleitores de indecisos e os adesistas de plantão.  A semana começa com a corrida em busca dos votos dos indecisos que, se no Brasil somam cerca de 20%, no Piauí é em número ainda maior com uma média de 30% segundo a maioria das pesquisas já divulgadas. Para quem não sabe, essa conta chega a quase meio milhão de eleitores sem saber em quem votar.
Nesta mesma rota estão os eleitores infiéis. Traduzindo: aqueles que tendem a mudar seu voto já declarado na última semana da disputa. Estes, em grande parte, são também levados pelas adesões da hora, ou seja, conforme mudam os interesses das lideranças políticas que antes já tinham declarado seu apoio a um ou outro candidato. Neste quesito, a disputa no Piauí ainda está recheada de incertezas, embora os candidatos não revelem nomes e nem admitam as traições.
O tom da disputa nas últimas semanas comprova também que nem mesmo quem está em primeiro lugar nas pesquisas se sente seguro. Quem conhece os bastidores, sabe que numa eleição com um percentual tão alto de indecisos tudo pode acontecer e os próximos dias serão decisivos e podem mudar um quadro que vem desenhado há mais de um ano, neste caso falamos aqui principalmente em relação a disputa majoritária, Governo e Senado.  E no caso da eleição para o Governo do Estado, quando se fala em definição na última semana é que, com essa grande quantidade de indecisos, a fatura pode sim ser liquidada no primeiro turno ou facilmente ir para o segundo turno.

O Zé Filho vai ao debate da Clube?


Deveria não ir, já que a TV CLUBE afiliada da GLOBO no Piauí é de propriedade da família do deputado estadual Henrique Rebelo do PT. Mais se conheço o meu conterrâneo, ele vai. Quem não deve não teme, a democracia e o povo piauiense agradecem. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...