Blog do Pessoa: Semana da Imprensa. Tributo ao pioneiro do colunismo social no Piauí, Rubem Freitas.


31 de ago. de 2014

Semana da Imprensa. Tributo ao pioneiro do colunismo social no Piauí, Rubem Freitas.

Durante cinquenta e um anos ininterruptos o colunista social e jornalista Rubem Freitas organizou sozinho em Parnaíba todo mês de setembro a Semana da Imprensa, evento único em todo o Brasil para homenagear a categoria dos jornalistas e retribuir o apoio de pessoas, autoridades e de entidades que contribuíram para a popularização da notícia independente de ser jornal, revista, rádio, televisão e mais atualmente portais e blogs.
Há três anos, já muito doente e contando com a ajuda de alguns amigos fundou a Associação dos Comunicadores de Parnaíba, que incorporou e levou à frente a ideia original com homenagens às instituições de governo, universidades e pessoas que contribuíram para a democratização dos meios de comunicação em Parnaíba e noutras cidades piauienses, Rubem Freitas viu seu evento anual ser transformado no mais importante ponto de reunião e de discussão sobre a imprensa no Piauí.
Em novembro do ano passado, quando morreu aos 81 anos d e idade e mais de 60 dedicados à comunicação no rádio e em jornais de Parnaíba, Rubem Freitas, maranhense de Tutoia, era o presidente de honra da ASCOMPAR, havia conquistado a admiração e o respeito de políticos, governadores, prefeitos, empresários e presidentes de instituições em toda a região. A entidade criada por ele e seus colegas de profissão estava consolidada.
Para o atual presidente da ASCOMPAR, jornalista José Luiz de Carvalho, este ano a Semana da Imprensa tem início na terça-feira dia 09 com uma entrevista na TV Delta, quarta-feira uma missa em Ação de Graças na Igreja de São Sebastião no final da tarde, na quinta-feira, o Encontro com os Amigos da Imprensa, às 19h na Associação Comercial de Parnaíba, Porto das Barcas, quando será apresentada e aclamada a Rainha da Imprensa.

Na sexta-feira, dia 12, no SESC Beira Rio será realizada a Seresta da Comunicação e no sábado, a partir das 20h na Fundação Raul Bacellar, as homenagens a pessoas e entidades seguido da coroação e desfile da rainha. José Luiz de Carvalho disse logo após a reunião que organizou a Semana da Imprensa de 2014 que à programação oficial devem ainda ser acrescentadas outras atividades como entrega de diplomas, distribuição de brindes.

Por Pádua Marques
Jornalista e Escritor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...