Blog do Pessoa: setembro 2013


30 de set. de 2013

Classificadão do Pessoa - VENDO TERRENO


Vendo um Terreno em Luis Correia, prox. ao Sesc Praia, medindo 13m x 25m localizado na Rua Projetada 130, no Bairro: barro preto. Bem Localizado. Para maiores informações fone:(86)9416-7289 / 9966-0812 Falar com Érida!!!!

_______________________________________________________

Polícia civil do Piauí chama 200 aprovados no concurso de 2013

A Academia de Polícia Civil do Piauí está convocando 153 candidatos a agente e 47 candidatos a escrivão aprovados em concurso público realizado em abril de 2012.

Os candidatos devem efetivar a matrícula nos Cursos de Formação, que serão realizados na Academia de Polícia Civil.

Confira AQUI a lista dos aprovados.

Segundo o edital, a matrícula acontecerá no período de 23 de setembro a 04 de outubro, das 8h às 11h30 e das 14h30 às 18h, no auditório da Academia de Polícia Civil.

Os candidatos deverão entregar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:
-Duas cópias autenticadas da Carteira de Identidade;
-Quatro fotos 3x4, iguais, coloridas, atuais e de frente;
-Duas cópias autenticadas da Carteira Nacional de Habilitação válida;
-Identificação de conta-corrente bancária para fins de percepção da Bolsa Formação, consistente
em cópia de extrato bancário;
-Duas cópias autenticadas do CPF;
-Duas cópias autenticadas do comprovante de endereço;
-Duas cópias autenticadas do Título Eleitoral;
-Requerimento de matrícula no Curso de Formação para Ingresso (a ser preenchido e assinado na acadepol;
-Fichas de saúde e diagnóstico individual preenchidas, a serem fornecidas no ato da matrícula;
-Declaração de opção pela percepção da Bolsa Formação, a ser fornecida no ato da matrícula; e
-Atestado médico de aptidão física para a prática das atividades do Curso de Formação para Ingresso nos cargos de Agente e Escrivão de Polícia Civil, sem qualquer restrição;
-Cópia do Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de graduação (Bacharelado ou Licenciatura) em qualquer área de formação, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC ou declaração de que está cursando.

A aula inaugural do curso de formação será realizada no dia 21/10, no auditório da Acadepol. O curso terá 640 horas e obedecerá a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Edição do Jornal da Parnaíba

Aniversariante do Dia

Gostaríamos de parabenizar esse nosso amigo que alem de um grande profissional no que faz é muito humilde e carismático, Luiz Ricardo seu dia chegou e todos nos clientes e amigos gostaríamos de parabenizar por tudo que você já tem feito por todos nós, você como um bom WebDesign e não poderei esquecer um grande educador, pois tivemos a honra de você ensinar informatica para muitos alunos da APAE DE PARNAÍBA e você com seu humor e com sua carisma deixou muitas lembranças e hoje está ai, mais uma vez lá no topo como um grande profissional em Tatuagem, sabe o que isso significa? Pois é, seu caráter a forma animada como você trata as pessoas e para finalizar nossos parabéns e que possamos lhe parabenizar por muito e muito anos.

Clientes e Amigos

Ex. coronel Correia Lima é condenado a mais 23 anos de prisão

Após quase 10 (dez) horas de julgamento do ex-Coronel Correia Lima, no caso da morte do policial civil Leandro Safanelli, morto em 1989.
A juíza titular da 1ª Vara Criminal de juri de execuções penais, Maria do Perpetuo Socorro Ivani que julgou o caso como homicídio triplamente qualificado por ter sido praticado de forma fria e violenta, apos a vitima ser perseguida em sua motocicleta em plena via publica foi alvejado por vários disparos, ainda de acordo com a Juíza o ex coronel colocou além da vida da vitima risco colocou em risco a vida de outras pessoas que transitavam pela mesma via publica no mesmo dia e horário.
Na leitura do processo a Juíza decretou vinte três anos, sete meses e quinze dias de reclusão.
Após a sentença ser lida, o réu foi encaminhado a Penitenciaria Mista Fonte Ibiapina onde devera cumprir a pena em regime fechado.  







Prefeitura inicia a instalação de semáforos em novos locais da cidade



A Prefeitura de Parnaíba iniciou a instalação de dois semáforos em locais estratégicos da cidade, sendo um cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Itaúna, e o outro na Avenida Princesa Isabel próximo à rotatória do Balão da Guarita.
A instalação dos semáforos na Avenida Pinheiro Machado foi definida com o Departamento Nacional de Trânsito (Denit) e Polícia Rodoviária Federal, viabilizando mais uma alternativa para quem vem do centro da cidade sentido bairro Piauí, reduzindo o tráfego na Avenida João Silva Filho. O funcionamento deste equipamento está dependendo da abertura da área de passeio da avenida, que será iniciada nesta quarta-feira (02).

Segundo a Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança (SETRANSAFS) o outro equipamento funcionará de forma sincronizada na Avenida Princesa Isabel e Avenida Cel. Lucas, e o condutor que se deslocar do centro deverá obedecer ao tempo limite para diminuir o congestionamento na rotatória. (Sup. de Comunicação Prefeitura)

Ex-Coronel Correia Lima é condenado pelo assassinato de Leandro Safanelli


Os jurados decidiram unanimemente pela condenação ex-Coronel Correia Lima no caso da morte do policial civil Leandro Safanelli, morto em 1989. A sentença foi pronunciada pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba. 



Correia Lima foi condenado a 23 anos, 7 meses e 15 dias, que devem ser cumpridos em regime fechado na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Durante o pronunciamento, a juíza afirmou que o réu não terá o direito de responder em liberdade por motivos de segurança.

Após leitura da sentença, o advogado Wendel Oliveira, manifestou à juíza o desejo de recorrer da sentença e que nas próximas horas entrará com um recurso, para que Correia Lima cumpra a decisão em regime semiaberto. “A sentença foi exarcebada, vamos recorrer da decisão. Vamos tentar anular este tribunal do júri e também queremos que seja revista a dosimetria da pena, uma vez que ele já cumpriu parte dela”, afirma Wendel Oliveira.

Ao sair do local do julgamento, Correia Lima falou com a mãe e com a irmã. Ao ser questionado sobre Robert Rios pela imprensa, Correia Lima disse apenas que ele faz um bom trabalho. “Ele tá fazendo um brilhante trabalho na Secretária de Segurança Pública”, afirmou.

Correia Lima foi conduzido algemado à Penitenciária Mista Fontes Ibiapina em uma viatura do Grupo Especial de Operações (GEO).

Falso Testemunho
O júri também condenou o policial civil Francisco das Chagas Araújo, por entender que o mesmo prestou falso testemunho no julgamento do ex-Coronel Correia Lima. A testemunha disse que a assinatura no depoimento prestado na delegacia em Teresina, não era dele. Francisco das Chagas saiu do tribunal do júri algemado e foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, para ser autuado em flagrante pelo crime de falso testemunho.

Sentença do ex-Coronel Correia Lima deve sair na próxima meia hora
Da Redação do Portal AZ
Atualizada às 17h11


Encerrou há pouco, o pronunciamento do advogado de defesa do ex-Coronel Correia Lima. A juíza concedeu aos jurados 30 minutos para que, baseado no que foi argumentado pela Promotoria e pela defesa, seja analisado sete quesitos e assim decidir pela condenação ou absolvição do ex-Coronel Correia Lima, no caso Safanelli. O pronunciamento da setença deve sair em pouco mais de trinta minutos.

Dentre as setes perguntas, os jurados deverão responder se houve materialidade do crime, se este foi torpe, se a vítima teve chance de defesa, se 
as pessoas que foram indiciadas por falso testemunho realmente cometeram o falso testemunho, se Correia Lima foi o mandante do crime.

Correia Lima assistiu todo o pronunciamento da defesa e da acusação. Em um dado momento, o réu chegou a se alterar 
dizendo que o Promotor estava mentindo, ao que a juíza mandou ele se conter.

Julgamento de Correia Lima é retomado e defesa alega inocência do réu
Da Redação do Portal AZ
Atualizada às 16h34


Após recesso de 40 minutos para almoço, o julgamento do ex-Coronel Correia Lima foi retomado. Nesta fase, defesa e Promotoria irão tentar convencer o júri da inocência ou culpa de Correia Lima, na morte do policial civil Leandro Safanelli. Neste momento o advogado de defesa, Wendel Oliveira, tem a palavra e alega que seu cliente é inocente da acusação. 

Segundo  
o advogado Wendel Oliveira, as provas existentes não são suficientes para incriminar Correia Lima. Wendel Oliveira questionou também o fato da Promotoria não ter chamado o delegado responsável pela prisão dos acusados de matar Safanelli para testemunhar. " As acusações são infundadas. Tudo não passa de rixa política dentro da polícia", afirmou o advogado.
Antes da defesa, o promotor João Malato apontou ao júri a torpeza do crime e lembrou que diante de uma absolvição, Correia Lima poderá voltar a cometer crimes.

Veja trechos do depoimento de Correia Lima:

 
Policial é detido por falso testemunho no julgamento de Correia Lima
Por Alex Ramos (Direto de Parnaíba)
Atualizada às 12h57

Por sugestão do Ministério Público, o policial civil Francisco das Chagas Araújo, está detido, em Parnaíba, por ter prestado falso testemunho no julgamento do ex-Coronel Correia Lima, que está sendo realizado na cidade. Chagas disse à juiza Maria do Rosário, que nunca havia dado depoimento sobre o crime do agente policial Leandro Safanelli, ocorrido nos anos 80.

O depoimento prestado por Francisco Chagas Araújo contradiz tudo que ele havia dito logo após o crime. Agente policial lotado na Polinter de Teresina, ele chegou a dizer que foi chamado a Parnaíba pelo então comandante do Batalhão de Parnaíba, Capitão Cajueiro, que queria falar sobre a caminhoneta Belina que foi usada para os pistoleiros assassinarem Safanelli.

Chagas entrou em contradição quando negou que não dera depoimento na Polícia de Teresina.

Por conta dessas contradições, o representante do Ministério Público entendeu que o policial prestou falso testemunho e requereu sua imediata prisão. Ele vai ficar detido até o final do julgamento.

Depoimento

Neste momento o ex-coronel Correia Lima presta depoimento. Ele se diz perseguido. Na primeira resposta a uma pergunta da juiza Maria Ivani, Correia Lima se disse vítima de perseguição política. 

Ex- namorada de Leandro Safanelli afirma que ele era ameaçadoDa Redação do Portal AZ
Atualizada às 12h15

As testemunhas do Caso Saffaneli começaram a ser ouvidas por volta das 10h15 de hoje. O ex-coronel José Viriato Correia Lima  chegou por voltas das 7h no Auditório do Sesi, em Parnaíba, para aguardar o julgamento em que é acusado de ter matado o policial civil Leandro Saffaneli, em 1987.


Ex- Coronel Correia Lima

A segurança do Teatro foi reforçada por uma equipe da Força Tática e por policiais do Batalhão de Trânsito do Piauí (BPTran). O julgamento está sendo presidido pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba. Além disso, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí encaminhou os juízes Carlos Hamilton Bezerra e Maria Luíza Freitas para participarem do julgamento. O júri é composto por cinco homens e duas mulheres.


Juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos
 
Por volta de 9h15 a juíza liberou a entrada do público ao auditório onde seria realizado o julgamento do ex-coronel. Estudantes de direito, advogados e outros permanece na sala de julgamento para acompanhar os trabalhos dos membros de acusação e da defesa do réu.
A primeira testemunha a ser ouvida foi a ex-namorada de Leandro Safanelli, ela relatou que na época, ele estava sendo ameaçado, e afirmou que no inicio do mês de agosto dois homens abordaram Leandro enquanto caminhavam na beira rio. Na ocasião esses homens disseram ‘que eles ainda iam se encontrar’. O assassinato foi cometido poucos dias depois.



Caso seja condenado, Correia Lima poderá pedir a anulação do julgamento, alegando falta de ética do advogado Wendel Oliveira. Wendel era advogado de defesa de Correia Lima e afirmou à imprensa que, após os vídeos em que o ex-coronel diz ainda querer matar o secretário de Segurança Pública Robert Rios e o jornalista Arimatéia Azevedo, o acusado não irá se regenerar para a sociedade.

Por Alex Ramos (Direto de Parnaíba)
Atualizada às 18h35

SESI promove curso de Educação Continuada para a indústria

Alunos concluem curso em Parnaiba e avaliam positivamente a iniciativa do SESI


O Programa de Educação Continuada do Serviço Social da Indústria (SESI/PI) promoveu no período de 10 a 13 de setembro, no município de Parnaíba, o curso de capacitação: Comunicação Interpessoal no Ambiente de Trabalho, realizado com trabalhadores da indústria de confecções REVAG.

Segundo a responsável pela área, professora Regina Shimidlin, o aluno reconhece a aplicabilidade dos conteúdos visto durante o curso,  vivenciando situações do dia a dia, no ambiente de trabalho. O curso tem uma carga horaria de 8 horas,

No encerramento do curso, a presença dos empresários  e da professora que ministrou o curso, Glenys Santos.
 “A iniciativa de capacitar os trabalhadores tem por objetivo enriquecer e valorizar a aprendizagem, ampliando o desenvolvimento das competências requeridas pelo atual mundo de trabalho”, explica Regina Shimidlin.
Mais informações sobre cursos do SESI/PI para indústrias pelo telefone (86) 3323-1260.

Por Monica Pessoa
ASCOM FIEPI

CIRETRAN volta a funcionar após paralisação

A 1a CIRETRAN de Parnaíba voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (30), em Parnaíba, após paralisação dos funcionários na sexta feira (27).  De acordo com informações passadas por um funcionário devido ouve uma negociação no fim de semana, mas caso o acordo não seja cumprido o  órgão poderá paralisar novamente.



Silvio, Firmino, Zé Filho e Marden confirmados no encontro do PSDB

Vice governador Zé Filho (PMDB) e o ex-prefeito Silvio Mendes e ao centro a deputada Juliana 
O ex-prefeito Silvio Mendes, o prefeito Firmino Filho e o vice-governador Moraes Souza Filho (PMDB) confirmaram presenças no encontro da Executiva Estadual do PSDB nesta terça, dia 01, às 10h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina. No evento, que será comandado pelo presidente do Diretório Estadual, deputado Marden Menezes, serão filiados novos quadros ao partido, como o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), Lázaro do Piauí, e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim. Também será dada posse ao novo presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no Piauí, o ex-candidato a prefeito de Floriano, Enéas Maia. Os dois novos filiados, bem como o presidente de órgão de formação política do PSDB, pode ser  candidatos a  deputado estadual nas eleições de 2014.

Fonte: Tempo Real

Ciro defende aliança com PT e PMDB no mesmo palanque

O senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, conversou informalmente com o vice-governador Zé Filho no final de semana. O centro da conversa foi a formação de um bloco de apoio à reeleição de Dilma Rousseff no Estado, incluindo PT e PMDB.


Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

O senador acha possível os dois partidos no mesmo palanque também nas eleições estaduais. 

Sobre quem seria o candidato a governador, Ciro afirmou que a definição poderia ficar para 2014. "Queremos todos os partidos da base de apoio federal no mesmo palanque também no Piauí. Quanto a candidaturas, isso é assunto para o momento oportuno".


No fundo, Ciro Nogueira não descarta uma aliança envolvendo Zé Filho e Wellington Dias.

Fonte: Tempo Real

Alunos do Liceu Parnaibano e CEEP

Alunos do Liceu Parnaibano e CEEP do curso de edificações fizeram visita técnica ao  Laboratório de edificações do IFPI. Conheceram as instalações e realizaram ensaios de concreto.

BICICLETA DO "PROJETO PEDALA PIAUÍ" É ENCONTRADA SENDO COMERCIALIZADA NO TROCA-TROCA


Bicicleta Pedala Piaui Comercializada01
Bicicleta do Projeto Pedala Piauí, do Governo do Estado é encontrada sendo comercializada no troca-troca na Praça Antônio Dumont, no Centro da cidade de Parnaíba, na manhã desta segunda-feira (30/09), por volta das 9h.
A Central de Operações Policiais Militares – COPOM, recebeu a denuncia, de que haveria uma bicicleta sendo comercializada no troca-troca, passou então a informação para Policiais da Força Tática que ao chegarem no local presenciaram um homem em cima da bicicleta o qual relatou ser o dono, porém não encontrava-se com a documentação da mesma no momento.
Bicicleta Pedala Piaui Comercializada02
A citada bicicleta encontra-se até mesmo sem os adesivos: do Governo do Piauí, da SEDUC e do projeto “Pedala Piauí”. A retirada dos citados adesivos seria uma tentativa de dificultar a identificação.
Os Policiais da Força Tática apreenderam a bicicleta, e a levaram para o 1º Distrito de Parnaíba, localizada na Avenida Álvaro Mendes, onde aguarda o comparecimento do proprietário munido da documentação, pois somente assim será liberada.
O Programa Pedala Piauí é uma iniciativa do Governo do Estado com parceria dos Municípios, onde beneficia estudantes que residem a uma de distância de até 4km da escola e é destinado a alunos da rede pública de ensino (Municipal e Estadual). Em Parnaíba a entrega das bicicletas aconteceu na sexta-feira (20/09), em solenidade que contou com a presença do governador Wilson Martins.

Por Gilson Brito/Portal F5

Testemunha de defesa de Correia Lima é presa no julgamento

Uma das testemunhas de defesa do ex-coronel José Viriato Correia Lima foi detida sob acusação de falso testemunho. Trata-se do policial civil Francisco das Chagas de Araújo. 

Fotos: Tiago Mendes

Segundo o promotor João Malato, a testemunha entrou em contradição em várias declarações durante o depoimento, principalmente ao declarar que não assinou na delegacia nenhum depoimento sobre a apreensão da Belina azul, dirigida pelos executores de Leandro Safanelli. Para o promotor, a declaração acusa do delegado da época de calúnia.

Após as testemunhas, o ex-coronel foi ouvido. Em depoimento ele foi taxativo: "Estou aqui por perseguição política. No dia do crime eu estava em Recife, fazendo o curso de aperfeiçoamento de oficiais do Exército", declarou em frente à juíza.

Correia Lima acrescentou que sua filha só o acusou por medo da reação do secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães. "Nunca conheci esse Leandro, nunca o vi. Minha filha só disse isso porque estava com medo do Robert Rios. Com medo a pessoa faz tudo, até mata. Hoje ela está morando em Porto Velho, por medo dele. Mas há um DVD que ela gravou. Nele ela diz a verdade e relata que eu não tenho culpa", disse o réu.


Atualizada às 11h

As nove testemunhas que fazem parte do processo que julgará o ex-coronel José Viriato Correia Lima estão depondo nesse momento a portas fechadas. O público e a imprensa foram impedidos de acompanhar as oitivas.

Sete das testemunhas são de acusação e apenas duas são de defesa. O réu já se apresentou ao corpo de jurados, mas ainda não depôs. A expectativa é de que ele seja ouvido ainda durante esta manhã.


Atualizada às 9h33

A juíza Maria Evani Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, está presidindo o julgamento do ex-coronel José Viriato Correia Lima, que já se iniciou. O local, auditório do Sesi de Parnaíba, foi aberto ao público. Todo o quarteirão está sendo monitorado pela polícia.

Foto: Portal do Catita

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí Francisco Paes Landim designou outros dois juízes para dar reforço ao julgamento: Elizabeth Marchetti e Zilnar Coutinho. Além disso, três defensores públicos acompanham o procedimento para, caso os advogados sejam afastados, a corte não seja suspensa. 

Wendel Reis assumiu a defesa, como estava previsto, e está posicionado ao lado do réu. 

Atualizada às 9h15

No local há boatos de que o advogado de defesa do réu, Wendel Oliveira, seria destituído da função antes do julgamento. Mas, em entrevista, Wendel afirmou não ter conhecimento da medida. "Ainda não conversei com meu cliente, mas não há provas suficientes para condená-lo", argumentou.




Na semana passada, Wendel declarou em entrevista à TV que Correia Lima "não se regenera". 

Postada às 7h49

O ex-coronel José Viriato Correia Lima chegou ao Teatro do Sesi, onde será julgado pelo caso Safanelli, por volta de 7h10. O julgamento terá início em instantes e a segurança foi reforçada pela Força Tática e pelo BPTran.

Os jurados também já chegaram ao local, mas a defesa do réu ainda não se apresentou. O horário certo para o início do julgamento ainda não foi decidido. 

Além da polícia, dois juízes foram enviados a Parnaíba para dar apoio ao julgamento. Atualmente detido na penitenciária mista de Parnaíba, Correia Lima é acusado de mandar matar em 1987 o policial civil Leandro Safanelli, que seria namorado da filha do então capitão, supostamente contrário ao relacionamento.

Apontado como chefe do crime organizado no Piauí, ele será submetido ao Tribunal Popular do Júri. A defesa do ex-coronel tentou suspender o julgamento com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal, mas não teve êxito. 


Nos últimos dias foram divulgadas imagens de Correia Lima na prisão, conversando com um colega de cela e admitindo que tentou matar o secretário de Segurança Pública, Robert Rios, e o jornalista Arimatéia Azevedo.

Tiago Mendes e Jordana Cury
Cidadeverde.com

SPEAK UP KIDS - Vem Ser Criança!


Ex-coronel Correia Lima é julgado em Parnaíba por morte de policial civil Safanelli

José Viriato Correia Lima ex-coronel da PM do Piauí chegou no Teatro do SESI na Avenida Presidente Getúlio Vargas em Parnaíba por volta das 7h30min desta segunda-feira (30) onde será julgado pelo caso Safanelli. A Policia Militar criou uma barreira de isolamento no local, bloqueando as principais ruas de acesso ao local com a policia do trânsito e força especial da policia militar.


Correia Lima está preso na Penitenciária Mista de Parnaíba e é acusado pela polícia como o chefe do crime organizado no Piauí por diversas mortes envolvendo seu nome, ele é acusado também ter mandado matar em 1987 o policial civil Evandro Safanelli. Motivado por um relacionamento da sua filha com o policial que teria engravidado a mesma.



O ex-coronel está submetido ao Tribunal Popular do Júri em julgamento que será conduzido pela juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcellos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba.  A defesa do ex-coronel tentou suspender o julgamento com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal, mas sem sucesso. A defesa do acusado está sendo feita pelo advogado Wendel Oliveira.

Os advogados que acompanhavam o julgamento questionaram a presença do ex-coronel que ficou de frente com os escolhidos para serem ouvidos ao júri. O fim do jugamento está previsto para o fim do dia podendo entrar noite adentro, comentou o advogado Marcio Mourão, que defende o réu.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Greve dos bancários fecha mais de 10,6 mil agências no Brasil


Os bancários fecharam 10.633 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (27), segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
A greve, que começou na última quinta-feira (19), atinge 49,5% das agências, considerando 21.500 agências no país.
Segundo a Contraf, uma carta foi enviada ao presidente da Fenaban, Murilo Portugal, afirmando que a categoria reafirma a rejeição ao reajuste de 6,1%, apresentado no dia 5 de setembro, "e a disposição para negociar uma proposta que atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários".
Greve
Os bancários aprovaram a paralisação por tempo indeterminado em assembleias realizadas em todo o país no dia 12 de setembro. Os bancos apresentaram a única proposta no dia 5 de setembro, diz a Contraf.
A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários.

O que os bancos oferecem
De acordo com a Contraf, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de reajuste de 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc). A proposta e de PLR de 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.633,94, limitado a R$ 8.927,61 (o que significa reajuste de 6,1% sobre os valores da PLR do ano passado), além de parcela adicional da PLR de 2% do lucro líquido dividido linearmente a todos os bancários, limitado a R$ 3.267,88.
A Febraban diz que será mantida a mesma fórmula de participação nos lucros, com correção dos valores fixos e de tetos em 6,1%. Com isso, o piso salarial para bancários que exercem a função de caixa passará para R$ 2.182,36 para jornadas de seis horas. Entre outros benefícios, estão previstos reajuste do auxílio refeição, que sobe para R$ 22,77 por dia; a cesta alimentação passa para R$ 390,36 por mês, além da 13ª cesta no mesmo valor e auxílio-creche mensal de R$ 324,89 por filho até 6 anos.

Retirada de benefícios
A Febraban lembra que os aposentados, que começaram a receber nesta terça-feira (24) os benefícios de setembro, podem retirá-los na rede de caixas eletrônicos ou em outras agências do mesmo banco.
Para sacar no caixa eletrônico é preciso inserir na máquina e digitar a senha, pressionar a opção “saque” e escolher o valor que deseja sacar. A entidade recomenda que aposentados com dificuldade de usar o terminal eletrônico sejam acompanhados por pessoas conhecidas ou parentes. Os pedidos de ajuda só devem ser feitos a funcionários identificados do banco, nunca a pessoas estranhas.
Os caixas têm limite de saque diurno variável conforme instituição financeira e saques noturnos limitados a R$ 300,00.

Orientações
O Procon-SP avisa que a greve não desobriga o consumidor de pagar as contas em dia, mas diz que a empresa credora tem a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
A orientação é entrar em contato com a empresa para saber quais são as formas e locais de pagamento como internet, sede da empresa, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos. O pedido deve ser documentado (via e-mail ou número de protocolo de atendimento, por exemplo) para permtir a reclamação aos órgãos de defesa do consumidor, caso não seja atendido.
O consumidor não deve adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, portanto, ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.

Fonte: G1

Publicidade: Apartamento para aluguel em Parnaíba

 Aparto mobiliado em área nobre, ar condicionado, condomínio fechado,segura eletrônica, piscina, churrasqueira e etc.

Fachada do bloco b

Zona Nobre de Parnaíba (Pi), Condomínio Paris, Aptº 103-B, mobiliado e decorado, térreo, ar condicionado nos quartos,  varanda com jardim privativo, todo gradeado, 1 suíte, quarto/escritório, quarto convencional com bicama, armários embutidos, dependência mobiliada, sala de visita, jantar e bar, cozinha estruturada com fogão/sugar, micro-ondas,geladeira, armários embutidos. Garagem, piscinas, churrasqueira, jardim.
 Uma das entradas do ap.
Segurança eletrônica, zelador e vigia noturno.


Próximo a restaurantes e casas noturnas, academias fitness, igrejas, caixas eletrônicos, Bob's, Subway, padarias,transporte para centro,aeroporto, rodoviária e praias. Prox.às UFPI, UESPI e FAP/Mauricio de Nassau. Shoppings, centro comercial.

Picinas, churasqueira, area de festa
Sala em L, varanda com jardim privativo
Sala de visitas
Cozinha seguida de area de serviço e dependencia de emp.
Suite
Banheiro suite

Veja todos os detalhes no link: Apartamento Mobiliado

Tania Fontenelle 86 33211342 ou 9959 6177
  • ·         Parnaíba, PI
    ·         São Benedito
    ·         Rua Mark Jacob
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...