Blog do Pessoa: Testemunha de defesa de Correia Lima é presa no julgamento


30 de set. de 2013

Testemunha de defesa de Correia Lima é presa no julgamento

Uma das testemunhas de defesa do ex-coronel José Viriato Correia Lima foi detida sob acusação de falso testemunho. Trata-se do policial civil Francisco das Chagas de Araújo. 

Fotos: Tiago Mendes

Segundo o promotor João Malato, a testemunha entrou em contradição em várias declarações durante o depoimento, principalmente ao declarar que não assinou na delegacia nenhum depoimento sobre a apreensão da Belina azul, dirigida pelos executores de Leandro Safanelli. Para o promotor, a declaração acusa do delegado da época de calúnia.

Após as testemunhas, o ex-coronel foi ouvido. Em depoimento ele foi taxativo: "Estou aqui por perseguição política. No dia do crime eu estava em Recife, fazendo o curso de aperfeiçoamento de oficiais do Exército", declarou em frente à juíza.

Correia Lima acrescentou que sua filha só o acusou por medo da reação do secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães. "Nunca conheci esse Leandro, nunca o vi. Minha filha só disse isso porque estava com medo do Robert Rios. Com medo a pessoa faz tudo, até mata. Hoje ela está morando em Porto Velho, por medo dele. Mas há um DVD que ela gravou. Nele ela diz a verdade e relata que eu não tenho culpa", disse o réu.


Atualizada às 11h

As nove testemunhas que fazem parte do processo que julgará o ex-coronel José Viriato Correia Lima estão depondo nesse momento a portas fechadas. O público e a imprensa foram impedidos de acompanhar as oitivas.

Sete das testemunhas são de acusação e apenas duas são de defesa. O réu já se apresentou ao corpo de jurados, mas ainda não depôs. A expectativa é de que ele seja ouvido ainda durante esta manhã.


Atualizada às 9h33

A juíza Maria Evani Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, está presidindo o julgamento do ex-coronel José Viriato Correia Lima, que já se iniciou. O local, auditório do Sesi de Parnaíba, foi aberto ao público. Todo o quarteirão está sendo monitorado pela polícia.

Foto: Portal do Catita

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí Francisco Paes Landim designou outros dois juízes para dar reforço ao julgamento: Elizabeth Marchetti e Zilnar Coutinho. Além disso, três defensores públicos acompanham o procedimento para, caso os advogados sejam afastados, a corte não seja suspensa. 

Wendel Reis assumiu a defesa, como estava previsto, e está posicionado ao lado do réu. 

Atualizada às 9h15

No local há boatos de que o advogado de defesa do réu, Wendel Oliveira, seria destituído da função antes do julgamento. Mas, em entrevista, Wendel afirmou não ter conhecimento da medida. "Ainda não conversei com meu cliente, mas não há provas suficientes para condená-lo", argumentou.




Na semana passada, Wendel declarou em entrevista à TV que Correia Lima "não se regenera". 

Postada às 7h49

O ex-coronel José Viriato Correia Lima chegou ao Teatro do Sesi, onde será julgado pelo caso Safanelli, por volta de 7h10. O julgamento terá início em instantes e a segurança foi reforçada pela Força Tática e pelo BPTran.

Os jurados também já chegaram ao local, mas a defesa do réu ainda não se apresentou. O horário certo para o início do julgamento ainda não foi decidido. 

Além da polícia, dois juízes foram enviados a Parnaíba para dar apoio ao julgamento. Atualmente detido na penitenciária mista de Parnaíba, Correia Lima é acusado de mandar matar em 1987 o policial civil Leandro Safanelli, que seria namorado da filha do então capitão, supostamente contrário ao relacionamento.

Apontado como chefe do crime organizado no Piauí, ele será submetido ao Tribunal Popular do Júri. A defesa do ex-coronel tentou suspender o julgamento com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal, mas não teve êxito. 


Nos últimos dias foram divulgadas imagens de Correia Lima na prisão, conversando com um colega de cela e admitindo que tentou matar o secretário de Segurança Pública, Robert Rios, e o jornalista Arimatéia Azevedo.

Tiago Mendes e Jordana Cury
Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...