Blog do Pessoa: Sem providências da Prefeitura de Parnaíba desde 2010, moradores da Frei Higino sofrem novamente com as chuvas


28 de fev. de 2013

Sem providências da Prefeitura de Parnaíba desde 2010, moradores da Frei Higino sofrem novamente com as chuvas


Com apenas algumas horas de chuva na madrugada desta quarta-feira(27) em Parnaíba, os moradores da comunidade Frei Higino, nas imediações da Colônia do Carpina, no bairro Piauí, voltaram a viver o pesadelo de anos anteriores, quando o barreiro onde a Prefeitura deveria ter construído uma praça, quadra esportiva e centro multiuso em 2010, virou uma lagoa mais uma vez, causando todo tipo de problema para as pessoas que moram perto do local.





No dia 8 de janeiro, os vereadores Carlson Pessoa(PSB), Bernardo Rocha(PSC) e André Neves(PMDB) visitaram a comunidade. Na ocasião, os moradores fizeram várias reclamações e citaram que a Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba deveria ter iniciado em 2010 a obra de urbanização do barreiro, mas nada foi feito até hoje e a região acabou se transformando num grande depósito de lixo e sem iluminação, facilitando a atuação de bandidos.

O então secretário de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Antônio de Pádua dos Santos Mello, assinou um termo de compromisso de ajustamento e conduta com os moradores da comunidade Frei Higino, no dia 21 de janeiro de 2010. Nele, a secretaria municipal se comprometia a construir praça, quadra de esporte e centro multiuso, a partir do dia 1º de julho de 2010. Depois de quase três anos, o local conta apenas com muito lixo e água suja.

Além das obras de infraestrutura que serviriam para drenar as águas do conhecido ‘piscinão’ da Rua Anhanguera e da região da Colônia do Carpina, a secretaria também deveria garantir vigilância para que se evitasse acúmulo de lixo na localidade. Ironicamente, o lugar acabou virando um lixão. O termo foi assinado por 11 representantes da comunidade.


Residindo há 12 anos na comunidade, a dona de casa Maria Aparecida Costa é a que mais sente na pele com as enchentes. “O povo da Prefeitura veio aqui dizendo que ia fazer um monte de coisa para melhorar esse lugar, mas a única coisa que deixaram de presente para a gente foi esse buraco, que no inverno vira uma lagoa. Se der mais umas três chuvas fortes como essa de hoje, eu acho que até a cerca da minha casa pode ser arrancada pela força das águas”, relata.

Ela também comentou que muitas crianças banham na água contaminada da lagoa por 
diversão, e reclama constantemente da grande quantidade de mosquitos depois que começou a chover. “A gente diz para as crianças não tomarem banho lá, mas elas fazem de conta que não ouvem. Essa espuma branca na água é do lixo que algumas pessoas jogam aqui. Meu maior medo é que meus filhos peguem dengue ou outras doenças”, disse a moradora Maria Aparecida Costa.


Para o vereador Carlson Pessoa, a Prefeitura de Parnaíba criou uma falsa expectativa de melhoria na comunidade. “Todos esses moradores acreditavam que essa área seria um espaço de lazer. O poder público municipal precisa construir imediatamente esses equipamentos urbanos e garantir que a população não seja mais tão penalizada com as enchentes. Fui informado que um dos postes que ficou ilhado dentro da lagoa está inclinando para um lado, podendo causar um grave acidente com os fios de energia elétrica. O prefeito Florentino Neto já havia sido alertado desses problemas no barreiro na reunião que tivemos com ele no final do mês de janeiro”, afirmou.

Um comentário:

  1. ta na hora S.R PREFEITO de fazer alguma coisa na nossa comunidade pois temos esse direito de moramos em um lugar melhor,do que esta com esse buraco que o senhor mandou fazer pra gente!seja justo com esses moradores daqui!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...