29 de fev de 2012

A polícia indefesa (Luiz Felipe Ponde)

Qual o "produto" da polícia? Liberdade dentro da lei, segurança, enfim, a civilização
A POLÍCIA é uma das classes que sofrem maior injustiça por parte da sociedade. Lançamos sobre ela a suspeita de ser um parente próximo dos bandidos. Isso é tão errado quanto julgar negros inferiores pela cor ou gays doentes pela sua orientação sexual.

Não, não estou negando todo tipo de mazela que afeta a polícia nem fazendo apologia da repressão como pensará o caro inteligentinho de plantão. Aliás, proponho que hoje ele vá brincar no parque, leve preferivelmente um livro do fanático Foucault para a caixa de areia.

Partilho do mal-estar típico quando na presença de policiais devido ao monopólio legítimo da violência que eles possuem. Um sentimento de opressão marca nossa relação com a polícia. Mas aqui devemos ir além do senso comum.

Acompanhamos a agonia da Bahia e sua greve da Polícia Militar, que corre o risco de se alastrar por outros Estados. Sem dúvida, o governador da Bahia tem razão ao dizer que a liderança do movimento se excedeu. A polícia não pode agir dessa forma (fazer reféns, fechar o centro administrativo).

A lei diz que a PM é serviço público militar e, por isso, não pode fazer greve. O que está corretíssimo. Mas não vejo ninguém da "inteligência" ou dos setores organizados da sociedade civil se perguntar por que se reclama tanto dos maus salários dos professores (o que também é verdade) e não se reclama da mesma forma veemente dos maus salários da polícia. É como se tacitamente considerássemos a polícia menos "cidadã" do que nós outros.

Quando tem algum problema como esse da greve na Bahia, fala-se "mas o problema é que a polícia ganha mal", mas não vejo nenhum movimento de "repúdio" ao descaso com o qual se trata a classe policial entre nós. Sempre tem alguém para defender drogados, bandidos e invasores da terra alheia, mas não aparece ninguém (nem os artistas da Bahia tampouco) para defender a polícia dos maus-tratos que recebe da sociedade. A polícia é uma função tão nobre quanto médico e professor. Policial tem mulher, marido, filho, adoece como você e eu. Não há sociedade civilizada sem a polícia. Ela guarda o sono, mantém a liberdade, assegura a Justiça dentro da lei, sustenta a democracia. Ignorante é todo aquele que pensa que a polícia seja inimiga da democracia.

Na realidade, ela pode ser mais amiga da democracia do que muita gente que diz amar a democracia, mas adora uma quebradeira e uma violência demagógica.
Sei bem que os inteligentinhos que não foram brincar no parque (são uns desobedientes) vão dizer que estou fazendo uma imagem idealizada da polícia.
Não estou. Estou apenas dando uma explicação da função social da polícia na manutenção da democracia e da civilização.
Pena que as ciências humanas não se ocupem da polícia como objeto do "bem". Pelo contrário, reafirmam a ignorância e o preconceito que temos contra os policiais relacionando-a apenas com "aparelhos repressivos" e não com "aparelhos constitutivos" do convívio civilizado socialmente sustentável.
Há sim corrupção, mas a corrupção, além de ser um dado da natureza humana, é também fruto dos maus salários e do descaso social com relação à polícia, além da proximidade física e psicológica com o crime.

Se a polícia se corrompe (privatiza sua função de manutenção da ordem via "caixinhas") e professores, não, não é porque professores são incorruptíveis, mas simplesmente porque o "produto" que a polícia entrega para a sociedade é mais concretamente e imediatamente urgente do que a educação.

Com isso não estou dizendo que a educação, minha área primeira de atuação, não seja urgente, mas a falta dela demora mais a ser sentida do que a da polícia, daí "paga-se caixinha para o policial", do contrário roubam sua padaria, sua loja, sua casa, sua escola, seu filho, sua mulher, sua vida.

Qual o "produto" da polícia? De novo: liberdade dentro da lei, segurança, a possibilidade de você andar na rua, trabalhar, ir ao cinema, jantar fora, dormir, não ser morto, viver em democracia, enfim, a civilização.

Defendem-se drogado, bandido, criminoso. É hora de cuidarmos da nossa polícia.


ponde.folha@uol.com.br

Parnahyba volta se filiar a Federação de Futebol do Piauí

O tubarão  retorna á federação de futebol do Piauí , prometendo ao torcedor Parnaibano muito trabalho e dedicação para o campeonato Piauiense.
O presidente do clube, José Lima é quem dar as informações.

CONFIRA O VÍDEO : 


Fonte: TV Delta de Parnaíba
Edição Blog do Pessoa 

Policia prende mulher com maconha, crack e arma de fogo no Alto Santa Maria

A Policia Militar foi chamada pelo 190 na tarde desta quarta feira dia (29/02) por moradores do Parque José Estevão no Bairro Alto Santa Maria que desconfiou de alguns elementos em atitudes suspeitas em frente a uma residência naquele bairro. Quando a PM chegou ao local informado foi constatado pela guarnição a presença dos mesmos,que foram logo abordados pela PM sem esboçar nenhum tipo de reação. Os elementos foram identificados como sendo três menores e uma maior pelo o nome de Rosalina Gomes dos Santos, mãe de um dos três acusados pela policia. No Local foram encontrados  aproximadamente meio quilo de maconha em 23 papelotes e um tijolo, quase 20 gramas de crack em aproximadamente 150 papelotes pronto para o venda, uma espingarda e uma quantia em dinheiro não revelada. Após a apreensão do material, o quarteto foi conduzido pela guarnição da policia militar ate a Central de Flagrantes.














Veja entrevista com oficial comandante da operação 

Por Denilson Freitas e Gleitoney Miranda/Blog do Pessoa

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Boa tarde Carlson Pessoa,
Estamos recebendo currículos para seleção, se for possível você divulgar em seu BLOG esta oportunidade de emprego de já agradeço.
Em anexo está o informativo.

Atenciosamente:
Pousada Vila Parnaíba.
Descrição: Semfff título


LEITOR: Essa é a Parnaíba da atualidade

Prefeito Zé Hamilton (PTB)
Além dos alagamentos, ruas e avenidas esburacadas, há também colégios municipais onde alunos estão sendo prejudicados. Basta cair uma chuva para que a aula ou aulas sejam interrompidas devido goteiras no telhado. Estamos no século 21, é inadmissível que essas coisas ainda aconteçam com nossos filhos, simplesmente pelo fato de sermos pobres e não termos como pagar escola particular. De livros rasgados, folhas arrancadas e amassadas, ainda as goteiras para declinar mais ainda a educação desses estudantes. Estamos vivendo numa cidade onde não temos representantes na Câmara, não temos justiça nem fiscalização do governo para nada, e não temos prefeito que dê atenção à educação no município. 



Edição Blog do Pessoa 

Parnaíba Cidade Universitária - Cresce a cada ano a procura por imóveis por universitários

A busca por uma formação em nível superior tem trazido jovens de outras cidades a Parnaíba.
Muitos desses universitários escolhem por morar em kitnetes , e dividir as despesas com colegas de faculdade.

CONFIRA O VÍDEO :


Fonte: TV Delta de Parnaíba
Edição Blog do Pessoa 

Últimas vagas para o pacote Paixão de Cristo em Nova Jerusalém – PE

A CHECK-IN VIAGENS E TURISMO levará você para assistir a um espetáculo emocionante, encenando os últimos passos de Jesus Cristo, no maior teatro a céu aberto do mundo, em Nova Jerusalém – Pernambuco.


Assista ao vídeo:


Edição Blog do Pessoa 

Uespi decide acabar com vestibular e vai aderir ao novo sistema do Enem

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) bateu o martelo e definiu agora pouco aderir ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira.

Após acirrada reunião com o conselho universitário, a Uespi extingue o vestibular tradicional e adotará novo sistema. 
A Uespi tem protelado a adesão, devido as divergências com as entidades estudantis e dos professores. 
A proposta da reitoria é de adesão a 100% do Enem, ofertando 4.260 vagas em 26 cursos como a universidade vinha oferecendo no vestibular tradicional.
O reitor Carlos Alberto Pereira defende a adesão total e não a oferta de 50% das vagas ao Enem. 

Por Yala Sena/cidadeverde.com
Edição Blog do Pessoa 

Acesse o Nosso Blog

Termina hoje o prazo para as inscrições no CEEP de Parnaíba

O CEEP,  antigo PREMEM encerra hoje seu período de matriculas para os aprovados no ultimo teste seletivo da instituição que ofertou dezenas de vagas para quatro cursos profissionalizantes, dando oportunidade para os jovens se inserirem no mercado de trabalho.  


CONFIRA O VÍDEO :


Fonte: TV Delta de Parnaíba
Edição Blog do Pessoa  

Câmara de Parnaíba convoca selecionados aprovados em concurso

A Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, no uso de suas atribuições legais,CONVOCA os candidatos abaixo relacionados, que foram aprovados no Concurso Publico da Câmara Municipal de Parnaíba, conforme Ato da Presidência 002/2012 que homologou o resultado final do Concurso,
com publicação no DOM – Diário Oficial do Município nº 950, de 16/12/2011, destinado ao preenchimento de vagas no quadro de servidores da Câmara Municipal de Parnaíba,a comparecerem a sede da Câmara Municipal de Parnaíba – PI, situada na Praça da Graça, s/n, Edifício Elias Ximenes do Prado, Centro, Parnaíba – PI, na data de01/03/2012 a 15/03/2012, no horário das 08:00 às 13:00 hs, portando os documentos abaixo relacionados:
CONVOCADOS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
DOCUMENTO
 1º - JULIANO LIMA DA SILVA  
1962944 SSP/PI
 2º - JOSE PEREIRA DE CARVALHO FILHO
954378 SSP/PI

VIGIA
DOCUMENTO
 1º - ARNALDO DE SOUSA LOPES 
2430213 SSP/PI
 2º - THIAGO DE SOUZA PAIXÃO
1990582 SSP/PI

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
DOCUMENTO
 1º - MARCELA DE PAIVA LAURENTINO
2544410 SSP/PI

TÉCNICO EM INFORMÁTICA
DOCUMENTO
 1º - JAISON OLIVEIRA VANDERLEI
2740057 SSP/PI
Ficam alertados que o não comparecimento dos convocados até a data indicada, a falta de comprovação de qualquer dos requisitos para a investidura ou a falsidade ideológica em prova documental, acarretará a eliminação do candidato do respectivo concurso público e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, sem prejuízo das sanções legais cabíveis, nos termos do Edital 001/2011.
DOCUMENTOS:
  1. Atestado de sanidade física e mental;
  2. Declaração de bens e rendimentos;
  3. Declaração de não acumulação de cargo ou emprego público
  4. Certidão de quitação eleitoral;
  5. Certificado de reservista ou dispensa de incorporação, se do sexo masculino;
  6. Certidão de casamento ou nascimento;
  7. Comprovante de escolaridade ou diploma;
  8. Carteira de identidade;
  9. CPF;
  10. Titulo de eleitor com votação atualizada;
  11. Comprovante de inscrição no PIS/PASEP
  12. Duas fotos 3x4 coloridas recente;
  13. Comprovante de residência atualizado;
  14. Certidão de nascimento dos filhos menores (se houver).
Obs: A partir do item 5 ao item 14, os documentos deverão ser apresentados em cópias autenticadas.
Parnaíba(PI), 29 de fevereiro de 2012.

Francisca das Chagas Castelo Branco Neta - Presidente Câmara Municipal de Parnaíba

VENHA APRENDER KARATÊ NO COLEGIO A CHAVE DO SABER

Estudos comprovam que devemos praticar exercícios físicos diários, através desta informação convidamos os interessados em praticar arte milenar "KARATÊ", no Colégio a Chave do Saber, próximo ao Hospital Dirceu Arco Verde. Com o Professor Sensei Genival com mais de 30 anos de estudos na Arte. Venha assistir as aulas SEGUNDA, QUARTA E SEXTA às 17:45 a 18:45. SE TORNE UM ATLETA DE VERDADE.

 
ATENCIOSAMENTE.,
GENIVAL NOJOSA 2º DAN DE KARATÊ SHOTOKAN

Petistas irão cobrar prestação de contas em reunião regional


Ex-presidente Ribamar Silva e o atual Edvan França 


Tem petistas com os números na ponta da língua para cobrar ao ex-presidente da agremiação Ribamar Silva e o atual Edivan França pela prestação de contas das duas gestões. Fala-se que os recursos estimados a ser recebido nos últimos 07 (sete) anos, pode chegar a mais de 200 mil reais. Se levado em consideração que o PT de Parnaíba tem um vice prefeito, teve dois vereadores, dezenas de cargos comissionados na PMP, faz sentido o questionamento de um grupo de "vermelhos litorâneos" p... da vida com o silencio dos "ÉTICOS" gestores. Eles irão indagar na reunião de sexta feira (02.03), quando aqui estarão os cardeais do PT no estado.


Edição: Blog do Pessoa  

Time de Futsal da Halley chega à capital com taça do VII Campeonato Mundial

O time campeão nacional dos jogos do Serviço Social da Indústria (SESI), Futsal Masculino da Gráfica Halley, que participou do VII Campeonato Mundial da CSIT (Confederation Sportive Internationale du Travail), chegou à capital piauiense, esta tarde, trazendo a taça que conquistaram no campeonato internacional, realizado na cidade de Eilat, em Israel, no período de 20 a 26 deste mês. O time ficou classificado em 3° lugar no campeonato.

O Diretor de Operações do SESI/PI, Marcos Siqueira, acompanhou os 10 atletas, representando a instituição como chefe da delegação esportiva. “Essa competição serviu para consolidar a relação do trabalhador da indústria com o esporte. O time mostrou toda capacidade do esportista trabalhador da indústria piauiense, disputando com times de alto nível, não somente trabalhadores de outras indústrias, mas também jogadores profissionais da liga nacional dos demais países”, destaca.

O time de futsal piauiense teve toda a viagem custeada pelo Departamento Nacional do SESI, incentivando a participação dos colaboradores. A equipe, que foi o único time de futsal a representar o Brasil, chegou a vencer de 6 a 2 da Itália.

“Nossa participação foi muito boa, fomos conquistando espaço e tivemos destaque porque trabalhamos para isso desde o início da formação do time”, destaca o treinador Arnaldo Rodrigues. Os jogadores que compõem o time desde os primeiros passos afirmam que essa foi uma oportunidade como poucas. Arnaldo Rodrigues, capitão da equipe e jogador há 5 anos, revela que o time fez ótimos jogos:
 
“Foi uma ótima experiência, os treinamentos foram intensos, contamos com o apoio da Halley em todos os momentos e o resultado foi positivo. Consideramos uma vitória participar, ficar em terceiro lugar, então, foi muito bom”, conclui.


Fonte: Ascom Fiepi

Polícia militar recupera moto roubada em Parnaíba

             Acusados na Central de Flagrantes

Uma equipe da PM comandada pelo sargento Elbert Magalhães, conseguiu prender no final da tarde de ontem no bairro Planalto em Parnaíba, três homens acusados de roubo de motos. Foram presos Márcio Oliveira dos Santos - de 30 anos, residente na Projetada - 62, nº 975, Bairro Planalto, Fábio Oliveira dos Santos com mesmo endereço de Márcio e Francisco Oliveira, o vulgo Negão, de 30 anos, residente no bairro São José, nas proximidades do posto de saúde, conforme o registro da ocorrência na central de flagrantes datada das 18hs 10 do dia 28/02 do corrente ano.
            Moto roubada

Polícias do BPTRAN foram acionados e constataram através do Renavam que a moto apreendida era fruto de roubo. Em poder dos acusados foram encontrados peças de motos, onde a polícia acredita que sejam procedentes de roubos.
Um dos envolvidos está sendo é acusado pela polícia como autor de um estupro ocorrido em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.
Na manhã de hoje os acusados foram autuados pelo delegado Eduardo Ferreira e ficarão a disposição da Justiça.
           Desmanche de motos
           Peças de motos encontradas em poder dos acusados
          Sargento Magalhães comandou a operação


Fonte: Portal do Catita
Edição Blog do Pessoa 

Centro de Negócios da FIEPI emite certificado de origem para indústrias locais

As empresas interessadas em ingressar no mercado externo encontram na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) esclarecimentos e orientações para o início das atividades de exportação.
A Federação presta esse serviço através do CIN, que é o Centro Internacional de Negócios. Esse setor é ligado a uma rede nacional que é vinculada a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Islano Marques, gerente do CIN no Piauí, explica que as atividades do centro são bastante diversificadas. Um dos serviços prestados pelo setor é a emissão do certificado de origem para as empresas que desejam exportar seus produtos. “O Certificado de Origem é um documento que atesta o local de procedência da mercadoria, garantindo assim um tratamento preferencial em relações comerciais entre países que seguem os mesmos acordos comerciais internacionais”, explica Marques.
O certificado serve ainda para o cumprimento de exigências por parte do país importador. Dessa forma, o documento é emitido conforme as exigências estipuladas em cada acordo comercial.
Além da emissão desse documento, o CIN trabalha com a capacitação de empresários interessados em exportação, pesquisas de mercado de outros países e realização de missões a países estrangeiros.

Fonte: Ascom/Fiepi
Edição Blog do Pessoa 

Estágios Remunerados pelo Departamento Nacional



VAGAS PARA:

TERESINA ( Administração 02, Pedagogia 17, Odontologia 01, Educação Física 07, Biblioteconomia 04, Assistência Social 03, Medicina 02, Nutrição 02, Contabilidade 02 e Direito 01)

PARNAÍBA ( Pedagogia 10, Enfermagem 02, Nutrição 01 e Odontologia 01)

SÃO RAIMUNDO NONATO ( Geografia 03 )

FLORIANO ( Pedagogia 07 ).



Pescados estão 10% mais caros no período que antecede a Semana Santa

É grande expectativa dos feirantes para a venda de peixe no período da quaresma que tem como objetivo ser um tempo no qual as atividades e hábitos pecaminosos são abandonados.
O tão procurado alimento esta com o preço em relação ao ano passado 10%  mais caro considerando uma mesma espécie. Os mais procurados neste período são:

Pescada amarela que custa em média R$ 16,00 o quilo, o Cavala custa 12 reais e o Serra que custa R$ 8,00 reais o quilo, Camurupim, custa em média R$ 13 reais . Os da água doce como a Curimatá em torno de R$ 7 reais e o Mandi de R$ 10 reais o quilo.

Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).



Por Denilson Freitas/Blog do Pessoa 

Como funciona o RU da UFPI em Parnaíba

- Estudantes R$ 0,80 (oitenta centavos)
- Professores e servidores R$ 1,25 (um e vinte e cinco centavos)
- Terceirizados R$ 1,25 (um e vinte e cinco centavos)
- Visitantes R$ 3,50 (três e cinquenta centavos)autorizados.


Assim o "diretor" não "barra" como diz o cidadão.

Edição Blog do Pessoa 

ZPE Parnaíba recebe garantias da Eletrobrás e Agespisa


A diretoria da ZPE Parnaíba está atenta às necessidades de infraestrutura que o empreendimento precisará futuramente. Tendo isso em vista, o presidente da Companhia Administradora, Mirocles Veras; o diretor técnico-comercial, Dinarte Porto e o diretor administrativo-financeiro, Márcio Gomes visitaram nesta terça-feira (28) a Eletrobrás-PI e a Agespisa.
O objetivo das reuniões era apresentar aos órgãos o empreendimento e com antecedência iniciar o planejamento para o fornecimento de energia e saneamento do local. O assessor da diretoria da Eletrobrás, José Salan, recebeu a diretoria da ZPE e garantiu que o órgão tem condição de disponibilizar a energia necessária para a implantação da ZPE Parnaíba.
“A Eletrobrás está investindo bastante na região Norte, além da ampliação da sub-estação Parnaíba I, estamos trabalhando na construção de uma nova sub-estação, a Parnaíba II e na duplicação da linha de distribuição. As perspectivas para o litoral são as melhores”, destacou José Salan.
Durante o encontro na Eletrobrás, Mirocles Veras apresentou o projeto da ZPE Parnaíba. “A Companhia possui um estudo sobre a demanda energética necessária, esse contato inicial com a Eletrobrás é para conhecermos a disponibilidade de energia da área e assim podermos dar tranqüilidade aos futuros investidores”, disse.
A reunião com o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, também rendeu bons resultados. Os diretores acertaram uma cooperação entre a Companhia Administradora e a Agespisa para a elaboração de um projeto industrial para a área de abastecimento e saneamento do local.
“A Agespisa nos auxiliará na elaboração de um projeto industrial amplo que contemple a área da ZPE Parnaíba, abrangendo os vários tipos de empresas que possam vir a se instalarem no empreendimento. A Companhia Administradora está empenhada em montar uma infraestrutura adequada no local, essas reuniões são o início de um trabalho importante que resultará de forma significativa para o desenvolvimento do Estado”, explicou Mirocles.

Por Larissa Gomes

Edição Blog do Pessoa 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...