Blog do Pessoa: EM TEMPO: Eleições em Parnaíba e outros assuntos


31 de out. de 2012

EM TEMPO: Eleições em Parnaíba e outros assuntos

Defensor Público Marcos Siqueira

Terminada a eleição e estabelecido os eleitos para prefeito e vice, bem como os eleitos para a próxima legislatura da Câmara Municipal, seguem-se as comemorações com carreatas, foguetório e outras manifestações, até mesmo provocações. 
Contudo, depois que eu vi a votação de cada um dos candidatos a prefeito e vice (deixemos a dos vereadores de lado, pois atende a outra lógica devido ao sistema proporcional), constato que não é para tanto arroubo festivo e, na realidade, exige muito bom senso e racionalidade de todos os candidatos, tanto o eleito quanto dos não eleitos. Recordemos os números a seguir.
Florentino = 34315 votos; Mão Santa = 24151 votos; Joaozinho = 11048 votos; Tererê = 2754 votos; Dr Vinicius = 888 votos.
Enquanto o eleito teve 46,91% dos votos válidos, a soma dos votos dos outros quatro candidatos totalizou 52,24% dos votos válidos (38841 votos). Sabem o que significam esses números?
Que mais da metade dos eleitores da Parnaíba rejeitaram o candidato eleito, não aprovando a sua proposta de governo, conforme declinada durante a campanha e acreditaram que os outros candidatos poderiam fazer melhor que ele. Isso não retira a legitimidade da eleição para aquele que foi o mais votado. Mas sinaliza que seu projeto ou proposta de governo apresentado é insuficiente para o município que lhe cabe conduzir no próximo quadriênio.
Por outro lado isso transfere aos vereadores eleitos mais responsabilidade, pois estes representam a todos os eleitores e não eleitores do prefeito, obrigando-os, assim, a exercerem a função primordial na Câmara de Vereadores, que é a fiscalização do chefe do poder executivo.
Feita esta análise, digo que quero ver como será o comportamento do futuro prefeito, e assim verificarei se a maioria do eleitorado estava certa ou errada, e a administração efetivada no município contemplará os interesses da maioria ou não.
Para mim a Parnaíba nunca teve uma administração excepcional. Todos os prefeitos, há anos, se mantém numa regularidade que os assemelha a todos, com algumas flutuações pontuais durante o quadriênio, para cima ou para baixo dessa média.
Se o município tem crescido e ganhado evolução socioeconômica com a contribuição dos administradores, deve essa evolução muito mais aos seus empreendedores e habitantes, com criatividade e desafiando as dificuldades para investirem e produzirem riqueza que se dissemina e faz surgir oportunidades para todos.
Um exemplo eu me permito citar. Em visita na Av. Pinheiro Machado na FERPAU, empresa prestadora de serviços automotivos, tendo à frente o Fernando, Paulo e Francisco (Kiko), vi o que se faz como empreendedor que busca dar o melhor para o cliente e para seus colaboradores.

A empresa já tinha ótimas instalações, mas com uma reforma, que ainda se executa, ganhou mais espaço e melhorias que a tornam capacitada para prestar serviço sem deixar nada a desejar a nenhuma outra, inclusive nos grandes centros urbanos. O cuidado com o cliente e, principalmente, com os colaboradores ou operários impressionou-me. Haverá refeitório confortável e, surpreendente, alojamento para repouso dos colaboradores. 
É o que estou a dizer: visão empresarial além do umbigo; mirando o horizonte, o futuro. Parabéns a todos que fazem e são a FERPAU. Fica seu exemplo para os demais empresários e para a administração pública do município, para almejarem a modernização e a eficiência.

Fonte: Blog do Defensor Marcos Siqueira
Edição Blog do Pessoa 

3 comentários:

  1. Acho que isso é choro de quem torcia contra quem ganhou.

    ResponderExcluir
  2. O problema dos políticos é porque eles querem inventar a roda. Antes do Florentino Neto pensar em uma associação dos prefeitos, ele tem que se preocupar em arrumar a casa (Prefeitura) e depois o nosso município. Temos problemas críticos na nossa cidade. Monte sua equipe com cidadãos capacitados e muito trabalho. Boa Sorte, acho que você vai precisar...

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...