Blog do Pessoa: Piauí torna-se o Estado brasileiro com maior proporção de asiáticos


31 de jul. de 2011

Piauí torna-se o Estado brasileiro com maior proporção de asiáticos

Em Teresina, o número de orientais cresceu 14 vezes de acordo com o último Censo 2010 do IBGE.

O Piauí passou a ser o Estado brasileiro com maior proporção de asiáticos, segundo dados do Censo 2010. Eles compõem 2,3% da população estadual e estão inseridos no agronegócio, especialmente na pecuária. Em Teresina, onde o número de orientais cresceu 14 vezes, é perceptível a presença de chineses em lanchonetes improvisadas para venda de pastel e caldo de cana.

O Brasil viveu, na última década, uma explosão da população de origem asiática, explicada em grande parte pelo retorno de brasileiros que moravam no Japão e pela chegada de imigrantes vindos principalmente da China. Dados do Censo 2010 apontam 2,084 milhões de residentes no País que se declararam de cor ou raça amarela - um aumento de 1,322 milhão de habitantes em relação ao ano 2000, equivalente ao município de Guarulhos.

Em dez anos, os "amarelos" cresceram 173,7%. Embora a proporção ainda seja muito pequena, os orientais e seus descendentes passaram de 0,45% para 1,09% da população.O pesquisador Kaizô Beltrão, professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em estudos demográficos, aponta uma terceira razão para o aumento dessa população: maior identificação dos mestiços com suas origens, o que pode ter levado filhos de brasileiros com asiáticos a se declararem amarelos.

No novo desenho da distribuição dos asiáticos, o Nordeste, e não mais o Sudeste, apresentou a maior proporção de população amarela, embora em números absolutos a concentração continue no Sudeste. São Paulo, que tem a maior comunidade japonesa do País, deixou de ser o Estado com maior porcentual de asiáticos e descendentes e caiu para sétimo lugar, apesar de ter tido aumento no número absoluto.


A atração pelo Nordeste pode ser explicada pelo aquecimento econômico, com investimentos em infraestrutura e serviços e aumento da demanda por mão de obra. Na população nordestina, o número de amarelos subiu quase dez vezes: passou de 67 mil em 2000 para 631 mil em 2010.

Outro dado que comprova a vinda de asiáticos para o Brasil são as autorizações concedidas pelo Ministério do Trabalho a estrangeiros. O número para filipinos foi de 1.542 em 2006 para 6.531 em 2010. Na tentativa de evitar o aumento de imigrantes ilegais, o Itamaraty recomendou à embaixada brasileira na China atenção redobrada nos pedidos de vistos. Por enquanto, não há recomendação formal de restrição.

Fonte: Estadão

Um comentário:

  1. Passei uma temporada em Teresina e conhecí uma dessas lanchonetes, os chineses são bons mesmo, fazem um salgado delicioooooooooooso, precisamos de uma dessas aqui!!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...