Blog do Pessoa: Crea-PI divulga laudo da Ponte Simplício Dias em Parnaíba


30 de jun. de 2011

Crea-PI divulga laudo da Ponte Simplício Dias em Parnaíba

Os desgastes mais expressivos são ocasionados pela ineficiência do sistema de drenagem do tabuleiro, que tem permitido carreamento de material do aterro, provocando depressões significativas
  Crea-PI divulga laudo da Ponte Simplício Dias em Parnaíba
O Conselho Regional de Engenhara, Arquitetura e Agronomia do Piauí torna público o laudo de vistoria realizado na ponte Simplício Dias que liga a cidade de Parnaíba a diversas comunidades situadas em Ilha Grande de Santa Isabel.
A ponte Simplício Dias está sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí – DER-PI. Tem a forma de caixão celular de concreto armado e protendido, com 9,20 m de largura total e 300 m de extensão, com largura de 6 m, não apresenta nível de vibração elevado e o fluxo de cargas pesadas é baixo. Porém, apresenta armadura inferior corroída na região próxima do pilar parede e necessita de tratamento superficial para recompor a proteção da armadura.
A Ponte encontra-se classificada pela NBR 6118 / 2007 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento como de Classe de Agressividade Ambiental III, com grande risco de deterioração. Os desgastes mais expressivos são ocasionados pela ineficiência do sistema de drenagem do tabuleiro, que tem permitido carreamento de material do aterro, provocando depressões significativas que comprometem o acesso a ponte, especialmente do lado de Parnaíba. Apesar de não comprometer, em curto prazo, a estabilidade da ponte, são necessários reparos para que haja a sua durabilidade.
Aterro de acesso a danificado
As intervenções propostas pela equipe responsável pela vistoria na ponte Simplício Dias reforçam a necessidade de manutenção preventiva da ponte, afim de melhorar o conforto dos usuários e garantira maior durabilidade.
Pavimentação no encontro e na ponte - Ponte Simplício Dias/Parnaíba
A fiscalização foi realizada a pedido da Comissão Ilha Ativa, que solicitou, por meio de abaixo assinado, a avaliação da ponte. O laudo de vistoria teve como responsáveis os Engenheiros Civis José Mendes Moura, Antônio Francisco Militão e Paulo de Tarso Cronemberger e foi realizado no final do último mês de Maio.

Data: 30/06/2011
Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PI
Redator(a): Thais Loiola e Jéssica Santos

Edição Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...