Blog do Pessoa: agosto 2010


31 de ago. de 2010

João Vicente é o primeiro a assinar Pacto pela juventude


O candidato a governador João Vicente, da coligação “Por um Piauí Novo”, foi o primeiro a assinar o Pacto pela Juventude. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (30), no auditório do Centro Pastoral Paulo IV. A solenidade contou com a presença demais de 200 jovens que representaram 48 entidades que trabalham com jovens, toda a juventude partidária que compõe os grupos de jovens e os grêmios estudantis.

O Pacto da Juventude tem abrangência nacional e visa chamar a atenção das autoridades para construir e consolidar Políticas Públicas de Juventude no Piauí. “Este é um momento muito importante para juventude piauiense e nacional. É um compromisso que está sendo firmado com os jovens e com todos os setores. O jovem é o nosso futuro”, disse Josbertine Clementino, representante do Conselho Nacional da Juventude que prestigiou a assinatura do Pacto. “Teresina tem sido um exemplo para o trabalho em prol da juventude em todo o país, primeiro com a criação da Secretaria Municipal de Juventude, e depois com a luta do senador João Vicente para aprovação da PEC da Juventude, nossa ultima grande conquista”, completou Josbertine.

ULTRASUPERMERCADO nesta quarta feira COMERCIAL CARVALHO

A partir desta quarta feira o ULTRASUPERMERCADO que perteceu ao empres´rio Onofre Martins passará a gestão ao Grupo Comercial Carvalho de Teresina. Sucesso ao novo proprietário. Parabens ao empresário parnaibano Onofre Martins que ao começar o empreendimento supermercadista, inovou e construiu o maior e melhor espaço fisico da região no ramo até os dias de hoje.

Por Carlson Pessoa

NO TWITTER: "Boa tarde meus Tererês e minhas Tereretes"

Terere e seu candidato Silvio Mendes

O candidato a deputado estadual Deusimar Terere (PSDB) na chapa do tucano Silvio Mendes e do presidenciavel Serra, encontrou um tempinho na tarde desta terça feira para "twittar". "# Boa tarde meus Tererês e minhas Tereretes" antes de seus compromissos politicos.

# Quinta estarei na capital

# Estou em Parnaíba realizamos mais uma caminha

# Boa tarde meus tererês e minhas tereretes...

# a populacao gritava 'vai terere'. estou muito feliz

# Acabeo de chegar da ilha santa isabel

Por Carlson Pessoa

Juliana Moraes Souza consolida-se em primeiro lugar dos parnaibanos

Juliana com o deputado Zé Filho candidato a vice na chapa Wilson Martins

Pesquisa de opinião pública divulgada esta semana pelo Instituto DATA AZ para sucessão estadual, senador, presidente da republica, traz hoje os numeros para deputado estadual. Mais uma vez só três candidatos da cidade de Parnaíba foram citados, como os mais lembrados. Foram eles;

15 - lugar - Juliana Moraes Souza (PMDB) com 0,98%

21 - lugar - Deusimar Terere (PSDB) com 0,69%

38 - lugar - Florentino Neto (PT) com 0,40%


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Número de entrevistas – 1.740 pessoas maiores de 16 anos.

Período de realização: 21 a 25 de agosto de 2010.

Número de municípios pesquisados: 64 em áreas urbanas e rurais.

Margem de erro: 2,34% para mais ou para menos.

Registro: TRE Protocolo Nº 23.154/201

Rejane Dias e Firmino Filho lideram corrida para Assembleia Legislativa

A ex-primeira-dama Rejane Dias (PT) e o vereador Firmino Filho (PSDB) estão no topo da lista na corrida pelas 30 vagas em disputa na Assembleia Legislativa do Piauí, segundo apurou a terceira pesquisa Data AZ, realizada após a homologação dos candidatos a deputado estadual. Rejane aparece em primeiro com 3,10% e Firmino vem a seguir, com 2,07%.

Na pesquisa anterior, Rejane estava na dianteira, com 2,36%, seguida pela deputada Lilian Martins (PSB), mulher do governador Wilson Martins, com 2,24%. Firmino Filho era apenas o 12º colocado, com 0,88%.

A pesquisa mostra outra mudança: começa a haver maior definição dos eleitores em relação aos nomes em disputa. Na sondagem anterior apenas oito postulantes à Assembleia Legislativa apareceram com mais de 1% das intenções de voto. Na pesquisa atual, os que conseguiram ficar com mais de 1% chegaram a 15 candidatos.

Mesmo assim, o número de eleitores indecisos ainda é grande: 56,83%. Na pesquisa do final de julho passado, a indecisão chegava a 78,8%.

A pesquisa Data AZ foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto em 64 municipios (capital, interior e litoral), com 1.740 pessoas ouvidas nas zonas urbana e rural.

Firmino Filho tem melhor desempenho em Teresina

O vereador e ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, está liderando entre os eleitores da capital. Ele aparece com 7,36% das intenções de voto, mais que o dobro do registrado na sondagem do final de julho, quanto tinha 2,5%.

A ex-primeira-dama Rejane Dias, que apareceu em primeiro na sondagem anterior, agora é a segunda, com 5,52%, acima dos 4,87% das intenções de voto na pesquisa anterior.

Os eleitores indecisos somaram 53,56%, abaixo dos 63,32% da pesquisa anterior.

Aparecem ainda com mais de 1% das intenções de voto em Teresina os candidatos Luciano Nunes e Flora Izabel (2,99%), Marden Meneses (1,84%), Cícero Magalhães, Joninha e Hélio Isaías (1,61%), Lilian Martins, Flávio Nogueira Filho, Ana Paula e Themistocles Filho (1,38%), e Fernando Monteiro (1,15%).

Rejane Dias lidera no interior do estado
No interior e litoral do Piauí, a candidata Rejane Dias lidera com 2,30%. Na sondagem anterior essa posição era da deputada Lilian Martins, com 2,52% das intenções de voto. Agora, Lilian aparece com 1,84%.

O segundo mais lembrado pelos eleitores do interior é o deputado estadual Edson Ferreira, com 2,22%, seguido por Marden Meneses, com 1,19% e Hélio Isaías, com 1,84%.

Ainda são citados com mais de 1% das intenções de voto os candidatos Wilson Brancão (1,76%), Mauro Tapety (1,53%), Ana Paula, Kleber Eulálio (1,46%), Antônio Félix, Robert Rios (1,30%), Themistocles Filho, Juliana Moraes Souza (1,23%) e Ubiraci Carvalho (1%).

CANDIDATOS MAIS CITADOS PARA DEPUTADO ESTADUAL

CANDIDATOS - PERCENTUAL
Rejane Dias 3,10%
Firmino Filho – 2.0%
Marden Meneses – 1,90%
Hélio Isaías – 1.78%
Lilian Martins – 1,72%
Edson Ferreira - 1,72%
Wilson Brandão - 1,49%
Luciano Nunes - 1,44%
Ana Paula - 1,44%
Kleber Eulálio - 1,32%
Themistocles Filho - 1,26%
Robert Rios - 1,21% - Mauro Tapety - 1,21%
Flora Isabel - 1,15%
Antônio Félix - 1,03%
Juliana Moraes Souza - 0,98%
Ubiraci Carvalho - 0,92%
Paulo Martins - 0,75% - Fernando Monteiro - 0,75%
Flávio Nogueira Filho - 0,69% - Odival Andrade - 0,69% - Tererê - 0,69%
Nerinho - 0,63% - Nize Rego - 0,63%
Francisco Guedes, Joninha, João de Deus, Tadeu Maia, Warton Santos, Liziê Coelho, Amparo Paes Landim - 0,52%
Fábio Novo, Cícero Magalhães, Merlong Solano, Gustavo Neiva, Ismar Marques - 0,46%
Dr. Pinto, Antônio Uchoa, Juraci Leite, Florentino Neto - 0,40%

• Não sabe/não quiseram opinar/nenhum - 56,83%

Fonte: AZ

Superintendete do Banco do Brasil faz visita de cortesia à FIEPI


O presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza recebeu, na tarde de segunda-feira (30) em seu gabinete, o Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil (Unidade Frei Serafim/Teresina), Sr. Marcos Sérgio Chagas.

Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos de interesse das duas instituições. Entre os quais, projetos que visam financiar empreendimentos que promovam a criação de postos de trabalho, geração e distribuição de renda.

Antônio José de Moraes Souza estava acompanhado do 2º vice-presidente da entidade, João de Almendra Freitas Filho, e da diretora de Articulação do SENAI-PI, Maria Luzia Lopes de Araújo Fortes.

Mais um instituto mostra a consolidação de Wilson Martins na liderança

Mais um instituto mostra a consolidação de Wilson Martins na liderança com 29,52%. JVC ocupa o segundo lugar com 27% e SM cai para terceiro com 26%! TV Antena 10 e Instituto Houaiss divulgaram ainda pouco mais uma pesquisa de opnião pública para governador do Piauí.

Fonte: TV Antena 10

Jovem do Piauí começa a fumar antes dos 15 anos

Os jovens são a parcela da população que menos procurou algum tipo de ajuda para deixar de fumar

Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), divulgada ontem pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) revelam que os jovens dos Estados do Nordeste, incluído o Piauí, onde o levantamento também foi feito, e da região Centro-Oeste, começam a fumar cigarros antes dos 15 anos e são os que começam a fumar mais cedo em todo o Brasil.

Segundo a pesquisa, a geração de brasileiros nascida a partir da década de 80, ou seja, que hoje tem até 30 anos, começou a fumar, em média, aos 17 anos. No Nordeste e no Centro-Oeste, a proporção de jovens que começa a fumar antes dos 15 anos é maior do que nas outras regiões.

O estudo revela ainda que a proporção de jovens do sexo feminino que começa a fumar antes dos 15 anos de idade é 22% maior do que a dos homens, em todas as regiões do país.

Se a média dos jovens do Nordeste começa a fumar aos 15 anos de idade, no Brasil eles começam a fumar com uma média de 17 anos.

Fonte: MN

ODOR INSUPORTÁVEL: Esgoto a céu aberto desafia administração da PMP

Há varios meses proprietários de clinicas, laboratórios gabinetes odontológicos estão esperando por solução ha um vazamento de água servida na Av. Goverandor Chagas Rodrigues. A Prefeitura de Parnaíba já esteve no local por ple menos duas veses e nada de resolver. Enquanto isso quem procura por saúde na área tem que passar pelo constrangimento no local. Proprietários de empresas de saúde da área estão implorando ao PLANEJADO ALCAIDE da cidade providencias.

Por Carlson Pessoa


Ciro Nogueira compra 180graus com aval de JVC

Helder Eugênio

O Jornal da Parnaíba tomou conhecimento e divulga na íntegra nota assinada pelo jonalista Nilson Sá em seu blog no Portal Gterra dando conta da possível venda do portal 180graus, pertencente ao empresário Helder Eugênio para o candidato a senador Ciro Nogueira com aval de JVC.

"Vendido o portal 180 graus

Fonte extra oficial nos dão conta de que o empresário Helder Eugenio, vendeu o seu portal 180 graus.com, para o também empresário Ciro Nogueira com o aval do também empresário João Vicente Claudino.

Parnaibano pode ser o vovo presidente da Federação de Futebol do Piauí

A turma que está querendo tomar o comando da Federação Piauiense de Futebol já estaria tendente a mudar de candidato. Ao invés de Sergil Araújo quer lançar Valdeci Cavalcante para presidente. O parnaibano já foi presidente do River e atualmente presidente o Conselho deliberativo da Federação do Comercio no Piauí (SESC e SENAC).

Por Carlson Pessoa

IMPOSTOS NO ANO DA ELEIÇÂO

Será que seus ouvintes e leitores sabem que...

o cidadão brasileiro está no topo de uma lista nada agradável: Cobrança de impostos! Em 1947, os impostos totalizavam 13,8 % do PIB, mas em 2005 já estava em 37,37%. Imaginem o custo de uma criança na época! Muito mais barato manter do que hoje, seria o efeito das fraldas descartáveis, que são taxadas em 54,75%%? Sim, pois na época não se utilizavam aqui. Imaginemos que as crianças já estão maiores e precisam de material escolar. O lápis é considerado e taxado como supérfluo: 36,19%. Se a criança errar muito, é mais caro ainda, pois a borracha é tachada em 43,19%. O leitor enfartou com o susto? Cuidado, a taxa de uma urna funerária é de 35,93%, com um agravante, é supérfluo também! Coisa difícil de explicar e mais difícil ainda de entender, os impostos acrescidos do pagamento de serviços privados que deveriam ser garantidos pelo Estado, representam 64,6% do orçamento do brasileiro. Abaixo uma reprodução de alguns impostos:


Açúcar………………………………40,40%
Água……………………………….. 45,00%
Automóvel………………………......43,63%
CD…………………………………..47,25% (e ainda perguntam por que tanta pirataria)
Cerveja……………………………....56%
Cigarro…………………………….....81,68% (entenderam porque o governo não fecha as fábricas de cigarro?)
Computador……………………........38%
Energia Elétrica………………...........45,81% (um absurdo)
Farinha de trigo………………...........34,47%
Gasolina…………………………......57,03 (daí a explicação porque o litro de gasolina é tão caro e o governo não baixa o preço de jeito nenhum)
Lápis………………………………....36,19%
Leite……………………………….....33,63%
Óleo de soja……………………..........37,18%
Ônibus urbano………………..............22,98%
Papel higiênico……………….............40,5% (cada vez que você usa, o governo fica com quase a metade)
Pasta de dente………………..............42% (é um dos motivos do Brasil ser o país campeão mundial de banguelas)
Remédios………………………..........36% (imposto criminoso, principalmente para aposentados)
Roupas…………………………..........37,84%
Telefone…………………………........47,87%

Vamos dar um passeio de carro!
1. Pedágio;
2. Incidência da CIDE/Combustíveis (inserido no preço dos combustíveis);
3. Incidência do ICMS sobre mercadorias e fretes (embutido nos preços de cada um dos produtos adquiridos e nos combustíveis);
4. IPVA (incidente sobre a propriedade do veículo).
5. Temos o seguro obrigatório
6. O óleo lubrificante
7. O Óleo de freio
8. Óleo da caixa de marchas
9. Água do sistema de arrefecimento
10. Pneus e rodas, pois quebram nas estradas esburacadas.
11. Bateria
12. Lâmpadas diversas

Vale apenas recordar que esse ano tem eleições e uma maneira de protestar é através do voto. Como previu Rui Barbosa:
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar das virtudes, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto…”

Abraço forte, extensivo aos seus familiares, ouvintes e leitores.

Por Josef Anton Daubmeier

MEDICINAAL: Fumar maconha


ErvaFumar maconha em cachimbo pode reduzir significativamente a dor crônica em pacientes com nervos danificados, revelou um estudo feito no Canadá. A pesquisa foi publicada na revista científica Canadian Medical Association Journal, Estranhamente, no Piauí, quem usa esse tipo de erva está mesmo é prejudicando seus neurônios.

Fonte: DP

DENUNCIA: Pronto Socorro Municipal de Parnaíba

Caro Carlson,

Ontem a noite por vota das 20h e 30 min. meu pai passou ruim, coloquei ele no carro e me dirigi ao Pronto Socorro Municipal, chegando lá uma enfermeira que não sei o nome disse para minha irmã ficar esperando na portaria para dar os dados dele, passaram-se 20 minutos e ninguem veio atender-nos, meu pai no carro passando péssimo e nada acontecia. Então resolvemos abandonar o local e nos dirigir para a clínica infantil Prontoclínica na qual fomos atendidos prontamente.
Isso caro Carlson é uma vergonha pública, pois se tratava de um idoso que deveria ter atendimento preferencial.

Luiz Orlando Martins

2ª via para o titulo de eleitor

Quem perdeu o prazo para tirar segunda via do título de eleitor, tem até o dia 23 de setembro para regularizar a aquisição do documento. O documento pode ser regularizado na sede dos cartórios eleitorais. O eleitor deve apresentar um documento de identificação e preencher uma ficha de requisição do documento. Nas eleições deste ano a Justiça Eleitoral também vai exigir, além do título, um documento oficial com foto para votar.

Fonte: TRE

Armazém Paraíba realiza segundo sorteio de prêmios de aniversário


1 - Uma Bicicleta Houston - José de Ribamar da Conceição - Bairro Pindorama.
2 - Fogão Dako Delta - Ana Gabriela de Oliveira da Cunha - Pedra do Sal
3 - Um Sofá Socimol - Maria da Silva Machado - Bairro Boa Esperança
4 - Tv LG 21 Polegadas - Maria do Socorro - Beira Mar - Luis Correia
5 - Computador Goldentec - Júlio Cezar Lopes de Oliveira - Ilha Grande de Santa Isabel
6 - Uma Moto Honda Fan 125cc emplacada - Raimundo Nonato de Sousa - Conjunto João Orlando - Bairro Rodoviária.

O gerente regional do Armazém Paraíba falou da promoção e chamou a atenção da clientela já para o terceiro sorteio. Veja:




Realizado na tarde desta segunda feira (30) o segundo sorteio de premios do Aniversário do Armazem Paaíba. Veja a relação de premios e seus respectivos ganhadores.

Wellington já admite segundo turno

O candidato ao Senado pelo PT, ex-governador Wellington Dias, admitiu a possibilidade de segundo turno nas eleições para Governo do Estado. Segundo Wellington, se a eleição fosse hoje, é inegável a possibilidade de um segundo turno. Ele disse que Wilson Martins (PSB) está crescendo, mas deve haver segundo turno. Na avaliação de Wellington o segundo turno se daria entre o governador Wilson Martins e o candidato do PSDB, Silvio Mendes.
"Hoje a gente tem uma situação que é inegável a possibilidade do segundo turno com a presença do candidato Wilson Martins (PSB). Mas, pelo ritmo de crescimento de sua campanha é grande a possibilidade dele se eleger no primeiro turno", analisou Wellington Dias.
Para ele, Wilson Martins vem num ritmo de crescimento contínuo. Wellington disse que esse ritmo vem desde março e, por isso, o governador poderia ainda ganhar as eleições no primeiro turno. Para ele, o mês de setembro será definitivo para as campanhas eleitorais.
Welligton Dias avalia que a campanha está na fase das definições e descartou, na sua análise, a condução do senador João Vicente (PTB) para um segundo turno.

Fonte: DP

LEITOR: Artigo sobre os candidatos

Prezados. Ofereço um trecho da publicação recente de Dom Robinson Cavalcanti em relação aos candidatos à presidência:

O candidato José Serra é comprometido com a gestão FHC; a candidata Dilma com a gestão Lula; a candidata Marina com “o melhor dos dois”.
Mas, o que quero chamar a atenção é que nenhum dos três candidatos considerados “principais”, “maiores”, ou “competitivos” é um (a) candidato (a) de oposição ao modelo vigente FHC-Lula. Como decorrência:
1. Não se mostra a realidade dos milhões de miseráveis, principalmente nos grotões do norte e do nordeste e na periferia das grandes cidades, há uma maquiagem da realidade, se aponta para o que se fez, ou pretensamente se está fazendo, mas não para o que não se fez, nem se está fazendo;
2. Não há uma critica, nem uma apresentação de um projeto de reforma para o sistema político e eleitoral, que distorce a representatividade democrática, e debilita o poder da maioria;
3. Não se aponta para os descalabros existentes na saúde, na educação, nos transportes, e há um silêncio incompreensível diante da (insegurança) pública;
4. Não se apresentam propostas para democratizar a propriedade, representada pela empresa familiar, micro e pequena empresa, pelas empresas cogestionárias e autogestionárias, pelas cooperativas, etc.

Com os antigos nativos diante dos colonizadores, os atuais nativos se contentam com os espelhos e miçangas do consumismo, em um Estado que não é laico, mas tem um “deus” reverenciado: o velho Mamon...

Por Josef Anton Daubmeir

Palestra para mais de 50 jovens da Vazantinha

Fui convidado a proferir palestra sobre religião, violencia na familia e principalmente o uso de drogas para mais de 50 jovens da Comunidade Vazantinha na Ilha Grande Santa Isabel em Parnaíba. O instrutor Beto sem ajuda do SERVIÇO PÚBLICO vem conseguindo atrair tais crianças para o esporte, lazer e cultura.

Ao termino ficou a certeza de que pelo menos fizemos a nossa parte e iremos continuar fazendo.

Por Carlson Pessoa


30 de ago. de 2010

Mais um Parnaibano será candidato a deputado federal

Francisco Juriti poderá concorrer ao cargo de deputado federal. Ele disputará o pleito pelo PMDB. O julgamento foi realizado hoje no Tribunal Regional Eleitoral.

O processo era relativo às contas do candidato nas eleições de 2006. Juriti é ligado politicamente ao senador Mão Santa, do PSC.

Por Francisco Magalhães/cidadeverde.com

Teresa Britto visita Parnaíba participa de reuniões, caminhadas e grava programa eleitoral

A vereadora de Teresina e candidata ao Governo do Piauí, Teresa Britto (PV) esteve no último final de semana em Parnaíba. Ela estava acompanhada do candidato a deputado federal José Ribamar (PV), do candidato a senador Florentino (PV) e do ex-prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro (PV).

No sábado pela manhã Teresa Britto realizou uma caminhada no Centro da cidade, tendo iniciado pela Praça da Graça, além de visitar o mercado da Caramuru. Ela demonstrou preocupação no que se refere ao aumento do tráfico de drogas na região de Parnaíba e nos municípios circunvizinhos.

Teresa Brito aproveitou a visita a Parnaíba e gravou programa eleitoral na Praça da Graça, ao lado do ex-prefeito Paulo Eudes. A candidata também esteve no final de semana nas cidades de Bom Princípio e Altos.

Por Gilson Brito/acesso343.com

PIRACURUCA: Caçador mata dois irmãos a tiro e deixa outro em estado grave

Um caçador conhecido por Erisvaldo, 40 anos, matou dois irmãos a tiros e deixou outro em estado grave na manhã desta segunda-feira (30) no município de Piracuruca (a 196 km de Teresina).

O homicídio foi motivado por uma rixa antiga entre os envolvidos. Erisvaldo fez a primeira vítima, conhecido por Titico, às 06 horas da manhã quando estava abrindo seu comércio. O caçador disparou dois tiros atingindo a região da cabeça. Em seguida ele foi para o terminal rodoviário de Piracuruca, onde fez mais duas vítimas que trabalham como mototaxista.

Luís foi morto com um tiro no peito e na barriga e Sérgio que foi atingido nas costas, foi levado às pressas para o hospital municipal. Ele não corre risco de morte.

Os irmãos mortos tinham entre 35 a 40 anos. A polícia ainda está fazendo as diligências para apurar o caso. Até o momento sabe-se que havia uma rixa antiga entre Erisvaldo, autor dos disparos e Titico, que era comerciante. Eles já tinham trabalhado juntos como coveiro do cemitério de Piracuruca.

Segundo o delegado Kempes Cruz, o caçador usou duas armas para cometer o crime, um revólver calibre 38, que matou dois irmãos e uma espingarda que atingiu o terceiro irmão.

“O que está dificultando mais nosso trabalho, é que o assassino é caçador e ele conhece bem a região e o matagal”, falou o delegado.

A polícia trabalha nas regiões de rota de fuga que seriam os municípios de Alto Alegre, São João da Fronteira e na cidade de Tianguá, no Ceará.

Wellington Dias segue como primeiro na corrida pelo Senado

O ex-governador Wellington Dias (PT) mantém sua posição de primeiro senador na corrida por uma das duas vagas do Piauí no Senado. Na última pesquisa do Instituto Data AZ , realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, ele apareceu com 57,41% das intenções de voto – 1,61% acima do índice verificado no final de julho. Foram entrevistados 1.740 pessoas em 64 municípios, em suas respectivas zonas urbana e rural.

Os senadores Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM), que tentam a reeleição, mantiveram o segundo e terceiro lugares, mas com menos pontos que na sondagem anterior. Mão Santa saiu de 30,40% em julho para 25,52% em agosto. Heráclito Fortes tinha 24,43% e agora aparece com 22,13%. Mesmo caindo, Heráclito está estatisticamente empatado com o senador Mão Santa. A margem de erro da pesquisa é de 2.34% para mais e para menos.

O quarto colocado segue sendo o deputado federal Ciro Nogueira, com 16,67%, 2,13% acima da sua pontuação anterior. O petista Antônio José Medeiros aparece com 10,8%, 2,87% acima do registrado anteriormente: 7,93%.

Nenhum dos demais postulantes obteve mais que 1% das intenções de voto, enquanto o índice de indecisos (soma de eleitores que não sabem ou não declaram em quem votam e dos que dizem não escolher nenhum dos nomes) chegou a 63,22%.

Veja o quadro comparativo abaixo:


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Número de entrevistas – 1.740 pessoas maiores de 16 anos.

Período de realização: 21 a 25 de agosto de 2010.

Número de municípios pesquisados: 64 em áreas urbanas e rurais.

Margem de erro: 2,34% para mais ou para menos.

Registro: TRE Protocolo Nº 23.154/2010

Fonte: AZ

TSE: Piauí registra o maior número de candidatos a governador no NE

Dos nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil, o Piauí é o que registrou o maior número de candidatos a governador no pleito de 3 de outubro: são nove concorrentes. Em segundo lugar em número de candidatos está Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde houve o registro de oito candidatos. Já Bahia, Sergipe, Ceará e Maranhão receberam, cada um, o registro de sete concorrentes. Em Alagoas e na Paraíba, seis candidatos pediram o registro para concorrer a governador.

Na região Nordeste , 65 candidatos registraram-se para concorrer ao cargo de governador no pleito de 3 de outubro.Deste total, 52 tiveram o registro deferido; no entanto, há recurso contra o registro de quatro deles. Já dos 12 que tiveram o pedido indeferido, dez recorreram da decisão. Houve ainda uma renúncia, em Pernambuco.

Piauí

No Piauí, nove concorrentes registram-se para concorrer ao cargo de governador. O registro de Lourdes Melo (PCO) foi indeferido. O de Francisco Macedo (PMN) também foi indeferido, mas há recurso contra esta decisão. Os sete candidatos com registro deferido são: Geraldo Carvalho (PSTU), João Vicente Claudino (PTB/ coligação “Por um Piauí novo”), José Avelar (PSL), Romualdo Brazil (PSOL), Silvio Mendes (PSDB/ coligação “A força do povo”), Teresa Britto (PV )e Wilson Martins (PSB/ coligação “Para o Piauí seguir mudando).

Fonte: AZ

Iniciada 1ª reforma da história da Câmara Municipal de Parnaíba

Prédio da Câmara Municipal de Parnaíba na Praça da Graça

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, João Câncio Neto, reuniu nesta segunda (30), a imprensa de Parnaíba, para repassar informações sobre a reforma que está sendo realizada no prédio da Câmara Municipal de Parnaíba.
Segundo João Câncio, as obras foram iniciadas no dia 30 de julho de 2010 e o prazo para o término da reforma é de quatro meses. A empresa vencedora da licitação foi a Fortes Construções Ltda., e o valor de investimento é de R$ 145.809,22 (Cento e quarenta e cinco mil, oitocentos e nove reais e vinte dois centavos), recursos próprios da Câmara. A reforma contempla a estrutura física, e adequações para acessibilidade, banheiros e a implantação de elevador .
João Câncio informou que, enquanto acontecem as obras na Câmara, as sessões do legislativo serão realizadas no auditório da Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Essa reforma é a primeira grande obra que recebe o prédio da Câmara Municipal de Parnaíba e está sendo realizada com o consentimento e aval dos técnicos do IPHAN.

Bebê morre após maus tratos em Parnaíba

O presidente do Conselho Tutelar orientando a tia das crianças.

Um bebê de apenas dois meses de vida morreu em uma rede dentro de casa no bairro Piauí, na madrugada de domingo, 29, supostamente por causa de maus tratos. Edmilson de Brito Veras é casado com uma jovem de 17 anos, mãe de um casal de gêmeos prematuros. O Conselho Tutelar de Parnaíba recebeu uma denúncia anônima da comunidade no dia 24 de que um casal no bairro Piauí não estava cuidando bem das crianças que tinham nascido de sete meses e exigiu providência.

Segundo Regivaldo Queiroz Rodrigues, presidente do Conselho Tutelar, foi constatado através de exame que a menina estava com um braço fraturado e que o menino tinha um hematoma no rosto. Em seguida os conselheiros decidiram transferir a guarda das crianças para uma tia paterna identificada apenas pelo nome de Fátima. Ela afirmou que estava em casa quando seu irmão chegou pela madrugada de domingo dizendo que o filho tinha morrido. O caso foi entregue a polícia.

Os conselheiros levaram a menina para o hospital por volta de 9h e foi realizado o exame cadavérico no menino. A primeira informação repassada é da existência de traumatismo craniano. Segundo Queiroz a mãe revelou que estava dando banho no bebê quando deslizou e bateu cabeça na banheira. A tia das crianças compareceu a sede do Conselho Tutelar de Parnaíba para assumir a tutela da menina através de um termo de responsabilidade e compromisso.

Por Daniel Santos/costanorte.com

Cavalos de Tróia

A evolução do quadro sucessório no Piauí tem algumas peculiaridades que merecem reflexão. O mês de abril desenhou duas situações, que hoje já se pode avaliar e que naquela ocasião causaram espanto: a saída do então prefeito Silvio Mendes do cargo de prefeito para disputar pela oposição o governo do estado (vista por muitos, como manobra de alto risco) e Wilson Martins assumindo o mandato tampão e concorrendo à reeleição, então em terceiro lugar nas pesquisas. O grande beneficiário da saída de Silvio Mendes em teoria seria o candidato dissidente da base aliada o petebista JVC, cujo correligionário e amigo, Elmano Ferrer assumiu a prefeitura da capital. Esperava-se que essa mudança de comando viesse favorecer o crescimento do candidato João Vicente Claudino nas intenções de voto em Teresina, reduto tucano de longas datas, mas as últimas pesquisas acreditadas demonstraram que isso não ocorreu. Pelo menos até o momento JVC não avançou o que todos esperavam. Chegou mesmo foi cair nas intenções de voto. E de outra sorte o terceiro colocado em abril, o governador Wilson Martins, disputa agora o primeiro lugar com Silvio Mendes, num empate técnico, segundo mostra a última pesquisa do Instituto Data AZ, o que lhe dá musculatura e de todo modo viabilidade para a disputa do segundo turno. Mas para chegar lá, Wilson precisa fazer com que a evidente dificuldade financeira do estado, herança da administração Wellington Dias, não venha prejudicar a sua candidatura. Da mesma forma se espera que JVC contabilize algum benefício advindo da estrutura da prefeitura já agora sob comando do seu partido.

Livro coloca Mão Santa entre os mais eloqüentes oradores da história do Senado brasileiro

Peço a palavra, pela ordem!

Este é o título de um livro que destaca a presença do senador Mão Santa na tribuna do Senado Federal. “Peço a Palavra, pela Ordem!”, de autoria do senador Paulo Duque, do Rio de Janeiro.
Entre os nomes que compõem a lista estão: Rui Barbosa, João Neves, Manoel Villaboim, Souza Filho, Afonso Arinos, Gustavo Capanema, Rui Ramos, Otávio Mangabeira, Plínio Salgado, Almino Affonso, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Márcio Moreira Alves, Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Marco Maciel, Pedro Simon, José Sarney, Antônio Carlos Magalhães, Getúlio Vagas e João Goulart.

Longá teve fundamental importancia no apoio a EXPOAPA

Mais uma vez a Industri Longá foifundamental na realização da EXPOAPA de Parnaíba. O agropecuarista e industrial Merval Filho não mediu esforços para a realização do evento que este ano teve inovações e a aprticipação de mais produtores agropecuaristas de outros estados.

Merval Filho ao centro

Por Carlson Pessoa

Último dia para municípios informarem frequência escolar

Os municípios brasileiros têm até hoje (30) para informar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A verificação da presença às aulas refere-se ao bimestre de junho e julho.

Para receber o benefício, as famílias têm de cumprir compromissos nas áreas de educação e saúde. Todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar matriculados e ter frequência escolar mensal mínima de 85%. Os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Aumenta procura por cadeirinhas de crianças para carros;lei inicia dia 1º

Os preços variam de R$ 100 a R$ 600.

A partir da próxima quarta-feira(01), o uso da cadeirinha para crianças será obrigatório por lei. Crianças de até sete anos e meio de idade deverão ser transportadas em cadeirinhas, de acordo com a nova resolução que altera o artigo 168 do Código Nacional de Trânsito.

Fonte: cidadeverde.com

População cansada de esperar pelo prefeito ZH (PTB)

Cansada de esperar, e de ver diariamante acontecer varios acidentes no mesmo lugar, moradores dos cruzamentos da ruas José Bason com Pedro II, resolveram eles mesmos fazerem a sinalização do local. Depois que o Governo do Estado asfaltou o centro da cidade de Parnaíba, (estava toda esburacada), se quer a sinalização horizontal foi feita Prefeitura de Parnaíba, responsavel pela sinalização de transito.

Por Carlson Pessoa

PÓS GRADUAÇÃO: péssimo exemplo

Uma empresa está divulgando curso de pós graduação. Até ai tudo bem. Agora veja na imagem onde está sendo afixado o cartaz. Não é uma ação digna de que oferece nem o curso de Jardim de Infancia, quanto mais...


Por Carlson Pessoa

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 70 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado.

Ninguém acertou as dezenas sorteadas na noite deste sábado (28) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.209, que poderia pagar até R$ 43 milhões.

De acordo com a Caixa, a estimativa para o prêmio do concurso que será realizado na próxima quarta-feira (1) é de R$ 70 milhões.

Confira as dezenas sorteadas neste sábado.

05 -14-17 -30 -35- 38


fonte: G1

Casarão de Simplicio Dias pode ser recuperado

Casarão de Simplicio Dias da Silva localizado na Av Presidente Vargas em Parnaíba.

Abandonado pordecads o casão de Simplicio Dias da Silva pode ter sua recuperação iniciada. A informação foi dada por representantes do IPHAN e repercutida na midia local. Uma luta dos parnaibanos, destacar Fábio Mualem Mendes, Diderot Mavignier dentre outros.

Por Carlson Pessoa

Revista prevê derrota de Heráclito Fortes por fazer oposição a Lula

Com o título ' O fim de uma era?', a revista IstoÉ, desta semana, publica artigo/reportagem assinada por Hugo Marques, que prevê a derrota de muitos senadores que fazem oposição ao governo Lula, entre os quais, o piauiense Heráclito Fortes (DEM).

"O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que utilizou a CPI dos Bingos para minar o governo, corre sério risco de ficar sem mandato. Ele está em terceiro lugar nas pesquisas, com 24% dos votos, atrás do ex-governador Wellington Dias (PT-PI), que tem 55%, e de Mão Santa (PSC-PI), com 30%. “Estou recebendo um bombardeio direto do Palácio”, reclama Heráclito. “Eles não têm o direito de usar a máquina do governo, de distribuir verbas e convênios para favorecer seus aliados. As candidaturas mais caras são as do governo".

Fonte: AZ

PESQUISA DATA AZ:Wilson Martins passa Silvio Mendes na disputa do governo do Estado

O governador Wilson Martins (PSB) lidera pela primeira vez a corrida sucessória no Piauí em pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ. Na sondagem estimulada feita entre os dias 21 e 25 de agosto, Wilson aparece com 31,55% à frente do candidato do PSDB, Silvio Mendes, agora segundo colocado, com 29,6%.

Essa é a segunda pesquisa feita pelo Instituto Data AZ, com 1740 eleitores entrevistados, em 64 municípios das zonas urbana e rural, incluindo o litoral.

A diferença entre os dois primeiros colocados, de 1,95%, permite avaliar que o governador, candidato à reeleição, e o ex-prefeito de Teresina estão tecnicamente empatados. Isso porque a margem de erro é de 2,28% para mais ou para menos.

O candidato do PTB, senador João Vicente Claudino, mantém o terceiro lugar observado nas pesquisas anteriores. Na atual ele tem 20,8%. Teresa Brito, do PV, somou 2,13% das intenções de voto, enquanto os eleitores indecisos somaram 14,82%. Nenhum dos outros candidatos somou mais que 1%.

Entre a primeira pesquisa realizada após as convenções partidárias pelo Instituto Data AZ e os números atuais, quem mais recuou foi Silvio Mendes. Em julho o tucano somava 38,18%. Perdeu 8,58% das intenções de voto. João Vicente recuou 2,4%. Já Wilson Martins foi quem mais cresceu. Em julho tinha 25,68%. Somou 5,87%.

Wilson ultrapassa Silvio também na pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são informados ao entrevistado – o governador Wilson Martins também lidera, só que a uma distância maior do segundo colocado, Silvio Mendes.

Martins tem 21,61% das intenções de voto, contra 19,94% de Silvio Mendes. Também nessa modalidade de verificação das intenções de voto, há empate técnico.

Na pesquisa anterior, realizada entre 27 e 31 de julho, mas divulgada no início de agosto, havia ligeira vantagem para o tucano Silvio Mendes. O ex-prefeito de Teresina aparecia com 18,45% enquanto o governador estava com 17, 59%. O terceiro colocado, João Vicente Claudino, aparecia com 11, 78%. Havia 51,09% de indecisos.

Na atual pesquisa espontanea, João Vicente Claudino vem em terceiro, com 11,95%. Os indecisos somam 44,48%. Nenhum dos outros postulantes aparece com mais de 1% das intenções de voto.

A rejeição dos candidatos
O senador João Vicente Claudino mantém o primeiro lugar entre os candidatos em índice de rejeição: 20% dos entrevistados disseram que não votariam nele para governador. O segundo colocado é Wilson Martins, com 10,52%, seguido por Silvio Mendes, com 8,74%, Teresa Brito (6,32%), Romualdo Brasil, do PSOL (2,82%), Geraldo Carvalho, do PSTU (2,64%), Major Avelar, do PSL (2,59%), Lourdes Melo, do PCO (1,78%) e Francisco Macedo (1,15%). Os que não rejeitam nenhum candidato somam 32,07%.

Em relação à pesquisa anterior houve pouca alteração nas duas primeiras posições no ranking da rejeição. JVC era rejeitado por 20,57% Wilson Martins vinha a seguir, com 10,4%. Mas Silvio Mendes, que era o quarto colocado, com 5.86% praticamente retornou à posição do início de julho, quando era rejeitado por 8,85% dos entrevistados.

Simulação de segundo turno Silvio Mendes venceria a eleição
A exemplo do que apurou o Instituto Data AZ na pesquisa anterior, na atual só quem não vence disputa direta em simulação de segundo turno é o senador João Vicente Claudino. Ele perderia a segunda rodada de votação para Silvio Mendes: 48,85% a 30,34%; e para Wilson Martins: 46,32% a 31,26%.

Em confronto direto entre Wilson Martins e Silvio Mendes, o tucano venceria a eleição em segundo turno por uma diferença de cinco pontos percentuais. O ex-prefeito teria 43,33% e o atual governador do Piauí ficaria com 38,33%, com 11,72% de indecisos e 6,61% de eleitores declarando a intenção de anular o voto.

Na pesquisa passada, a diferença entre Silvio e Wilson Martins era de 10,56%. O candidato do PSDB aparecia com 43,22% contra 32,64% do governador.

Wilson Martins está com melhor desempenho no interior
Considerando apenas os eleitores do interior e litoral – 63 cidades – o governador Wilson Martins amplia sua vantagem sobre Silvio Mendes. Ele aparece com 32,87%, enquanto o tucano tem 24,67%. João Vicente Claudino aparece com 23,14% e Teresa Brito, 1,69%.

Os eleitores indecisos no interior e litoral somam 16,55%.

Wilson cresceu em relação à pesquisa anterior, quando somava 9,26%. Silvio Mendes era o terceiro, com 24,8%, abaixo de João Vicente Claudino, que tinha 25,02%.

Na pesquisa espontânea, Wilson aparece com 21,46% das intenções de voto, contra 16,86% de Silvio Mendes e 12,8% de João Vicente Claudino. Eleitores indecisos somam 47,28%. Nenhum outro postulante somou mais que 1%.

Em Teresina, Silvio continua mantendo a liderança
O ex-prefeito Silvio Mendes mantém a liderança entre os eleitores de Teresina, onde colheu 44,37% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Porém, em relação à pesquisa anterior, quando tinha 51,86%, teve um recuo de 7,49%.

Wilson Martins melhorou demais a sua posição na capital. Saiu de 15,57% no final de julho para 27,59% agora.

O senador João Vicente Claudino manteve praticamente a mesma posição. Tinha 12,61% e ficou agora com 13,79%.

Teresa Brito aparece com 3,45% e os indecisos somam 9,66%.

Na sondagem espontânea entre os eleitores teresinenses, o Data AZ apurou que a liderança é de Silvio Mendes, com 29,2%, seguido por Wilson Martins, com 22,07%. João Vicente Claudino tem 9,43% e Teresa Brito, 2,07%. Os indecisos somam 36,09%.

Em relação à sondagem anterior, Silvio caiu na pesquisa espontânea. No final de julho ele aparecia com 36,96% das intenções de voto dos teresinenses. Esse era também o mesmo número de eleitores indecisos.

Wilson Martins vinha a seguir, com 11,46%, ou seja, ele praticamente dobrou suas intenções de voto espontâneo.

João Vicente Claudino tinha na pesquisa espontânea anterior em Teresina 8,6%. Teresa Brito, 3,15%.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Número de entrevistas – 1.740 pessoas maiores de 16 anos.
Período de realização: 21 a 25 de agosto de 2010.
Número de municípios pesquisados: 64 em áreas urbanas e rurais.
Margem de erro: 2,29% para mais ou para menos.
Registro: TRE Protocolo Nº 23.154/2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...