28 de fev de 2010

Condições favoráveis atraíram a regata internacional para o Piauí

Mesmo com apenas 66 quilômetros de litoral, o Estado do Piauí tem atrativos para todos os gostos. A referência é o Delta do Parnaíba, a 400 quilômetros da capital, Teresina. Até chegar ao Oceano Atlântico, o Rio Parnaíba percorre quase 1.500 quilômetros e passa por 47 municípios do Maranhão e Piauí.
O Delta do Rio Parnaíba é o único em mar aberto das Américas. Possui 2.700 m² e 83 ilhas e ilhotas, mas com o passar dos anos e o movimento das águas o número varia. Assim, a cada visita os turistas encontram um novo cenário na região. Os passeios de barco pelo Delta duram de três a quatro horas. Na mata e nos manguezais que acompanham o delta é possível ver exemplares da fauna da região – jacarés, iguanas, capivaras, tatus e até macacos, como o prego.

Outra atração do estado são as jóias artesanais de Pedro II, município localizado a 190 km de Teresina. A cidade, que é rica em pedras semipreciosas, ficou famosa por abrigar os únicos garimpos de opalas em solo brasileiro. Fora do Brasil, essas pedras são encontradas apenas na Austrália.

A extração de opalas é uma das bases da economia de Pedro II. Atualmente, a extração gera três mil empregos diretos na cidade, que exporta jóias e material bruto para Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Tudo é feito por artesãos da cidade, que trabalham as pedras em prata. É possível encontrar peças a partir de R$ 30.

Já no Parque Nacional de Sete Cidades, que fica a 150 km do Delta, o visitante viaja no tempo e na imaginação ao se deparar com inscrições rupestres, testemunho deixado por antigas civilizações, e formações rochosas que sugerem várias figuras. Cerca de 80% do estado do Piauí é composto por sítios arqueológicos. Estudiosos acreditam que a região seja uma das mais antigas da América do Sul.

TURISMO NÁUTICO
Recentemente, o litoral piauiense também entrou para a rota do Turismo Náutico mundial, devido às suas condições favoráveis para navegação. A área é considerada um ponto estratégico na rota das maiores competições internacionais. Com apoio do Ministério do Turismo (MTur), o município de Luís Correia recebeu o Rally Ilhas do Sol, regata francesa com mais de 20 veleiros que, durante sete meses, percorre inúmeros países.

Este ano, o Estado entrou para a rota e recebeu mais de 80 velejadores, entre os dias 13 e 20 deste mês. Além de Luís Correia, as paradas em solo brasileiro também acontecem em Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. Agora, os barcos seguem para a Ilha de Marajó e depois Belém. Da capital paraense, as embarcações sobem o rio Amazonas até Alter do Chão e depois, em seguida, finalizam o percurso na Guiana Francesa

Filiados do PSB do litoral de cidades vizinhas no encontro com WM

Pelo menos 500 filiados do PSB do Piauí, das cidades do litoral e vizinhas estiveram em Parnaíba na tarde noite reunidos com o vice governador Wilson Martins, presidente estadual do PSB e pré candidato a governador do estado do Piaué nas próximas eleições. Prefeitos, vice prefeitos, vereadores, suplentes e filiados a agremiação prestigiaram o encontram. O vice governador Wilson Martins foi bastante aplaudido durante seu discurso por seus correlegionários que lotaram o auditório do SESI em Parnaíba.

Por Carlson Pessoa









I Feijoada Raízes do Brasil de Capoeira

Um grupo de jovens capoeiristas vão comemorar o “Dia Internacional da Mulher” no próximo mês de março com a “I Feijoada Raizes do Brasil de Capoeira” no Colégio Joaz Rabelo no Conjunto Esperança, no próximo dia 7 de março. Veja vídeo da entrevista no FLAGRANTE.

Por Carlson Pessoa


Click: http://www.youtube.com/watch?v=vrBjTJKkSXE

W. Dias inaugura obra depois de 7 anos de iniciada a reforma

Depois de sete anos no governo do Piauí, enfim o Governador W. Dias (PT) concluiu a reforma e inaugurou acompanhado do prefeito Zé Hamilton (PTB), com muita pirotecnia na última sexta feira (26) a Unidade de Saude onde funcionou o Centro Odontológico de Parnaíba na Praça da Santa Casa, o agora Hemocentro.

Por Carlson Pessoa

PARNAÍBA 2.010: Anciã deficiente, usa quintal como sanitário

No Programa FLAGRANTE da última quinta feira (26), Maria da Graça pediu aos ouvintes ajuda para que sua vizinha na Rua I, No 820 no Bairro João XXIII, possa ter um pouco de dignidade na velhice convalescendo das consequências de um derrame. Ela pediu ao FLAGRANTE um banheiro para residência da mesma. Falta banheiro em centenas de residências na cidade de Parnaíba em pleno século 21.

Por Carlson Pessoa


Click: http://www.youtube.com/watch?v=UCQ64Zx82RM

Mais uma bela reportagem sobre o nosso litoral


Caro amigo e Jornalista Carlson Pessoa,

Em viagem de trabalho, por este Brasil varonil, tive a grata surpresa de ver/ler às páginas 82 a 88, uma bela reportagem sobre o nosso litoral, com enfoque para a paradisíaca Pousada BGK do nosso querido Dr. Ariosto. São estas coisas e o espírito empreendedor de alguns que fazem nossa terra ser diferente e nos anima e nos dá força pra acreditar que é possível. Parabéns ao nosso litoral, Barra Grande, BGK e ao Dr. Ariosto (foto).

Um forte abraço, Curicaca

Ocorrem cerca de 1.440 acidentes com veículos de duas rodas por dia

Capacete

Na Europa, o uso do capacete em casos de acidentes envolvendo motocicletas preveniu ou reduziu as lesões na área da cabeça em até 68,7%. Se aplicássemos este resultado no Brasil onde, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Trânsito, ocorrem cerca de 1.440 acidentes com veículos de duas rodas por dia, em um ano 365 mil motociclistas e seus acompanhantes seriam salvos ou teriam os danos amenizados.

Em Off

W. Dias (PT), não terá nenhuma chance como candidato a senador

O senador Mão Santa afirma que o governador Wellington Dias (PT), não terá nenhuma chance como candidato a senador, bastando renunciar ao governo para ser esquecido pela população, aliados e correligionários, ou seja, pelo os amigos do poder.

"O Bembem": Entrevista com o humorista João Claudio

Já circulando por Parnaíba e região a edição 26, do jornal cultural "O Bembem". O informativo dentre outras, traz uma entrevista com o humorista piauiense João Claudio Moreno. Mais uma vez Benjamin Santos da show conhecimentos culturais através do seu "O Bembem". Na última sexta encontro para trocar ideia no Café no Ponto (em reforma).

Por Carlson Pessoa

LEITOR: Cepisa - Um vergonha


Carlson, sou morador do bairro Rodoviaria e estou indignado com tratamento da Cepisa em relação a nós consumidores.
Hoje, já é a quinta vez que temos queda na energia.
Tenho um filho de 8 meses e com este calor não consegue dormir sem ar condicionador ou ventilador.
Pagamos contas astronomicas por um serviço de pessima qualidade, até quanto iremos aguentar tudo isso??

Por Ronaldo Oliveira

Assaltante é linchado no Parque Piauí


Um jovem conhecido como Melado foi linchado por volta de 10h da manhã de hoje no Parque Piauí, zona sul de Teresina. Ele foi agredido nas imediações do Bar Meteoro, na avenida Juarez Távora.

Populares informaram que Melado é acusado de matar um rival conhecido como Morcegão, próximo ao Mercado da Parque Piauí.

Melado foi perseguido por oito pessoas, supostamente de uma gangue. O Instituto Médico Legal chegou a ser chamado, mas a vítima continua viva, tremendo no chão, e sangrando em função de uma pancada na cabeça.

Segundo o cabo Ednaldo Santos, da Polícia Militar, a vítima do linchamento tentou fazer um assalto no mercado do Parque Piauí, quando foi perseguido e agredido. Melado já possui várias passagens pela polícia, inclusive por homicídio.

Nenhum comerciante do local quer falar sobre o assunto.

Francisco Magalhães (flash do Parque Piauí)
Fábio Lima (da Redação)

27 de fev de 2010

Ladrão morre eletrocutado na Ceapi

Um homem identificado apenas como "Nego Gerson" foi encontrado morto eletrocutado na manhã deste sábado (27) em um trailer na Central de Abastecimento do Piauí - Ceapi. Ele teria sido expulso da antiga Ceasa por volta de 4h da manhã por conta de pequenos furtos.

A vítima foi reconhecida pelos policiais que trabalham na ação. Cerca de 20 cercam a área, repleta de populares, para que homens da Cepisa e Corpo de Bombeiros possam agir no local. Desde 7h da manhã o corpo está no trailer. A proprietária do espaço, onde bebidas são vendidas há duas décadas, ainda não apareceu.

"Nego Gerson" morava na Vila Caic, zona sul de Teresina, e teria ficha criminal há mais de 10 anos. A polícia suspeita que ele tentou entrar no trailer para realizar outro furto. Ele não portava documentos. No bolso, foram achados uma bíblia, um terço, e um preservativo.

Rosana Maria da Conceição Santos, funcionária do trailer, disse que conhecia o acusado. Ele já teria roubado o estabelecimento cinco vezes, mas também frequentava o local para beber.

Após a retirada do corpo, o trailer foi fechado.


Francisco Magalhães (flash da Ceapi)

ATENÇÃO SENHORES DO ICM: Barra Grande como paraíso do kitesurf

Depois da TAM agora foi a vez da Gol fazer uma citação de Barra Grande como paraíso do kitesurf no litoral brasileiro.

KB está chegando de mansinho para tentar uma vaga na Câmara Federal

KB na área

Keneddy Braga, que foi assessor do deputado Mussa Demes, está chegando de mansinho para tentar uma vaga na Câmara Federal pelo Piauí. KB, como é mais conhecido, já criou até uma conta no Twitter para se comunicar mais com os eleitores e jornalistas.

CEARÁ: Moradores estão com medo...

Recebi imagens da situação caótica em que se encontra a Rua Melvin Jones no Bairro Ceará. Depois de reclamar a situação inúmeras vezes a Prefeitura de Parnaíba, até agora nenhuma providencia foi adotada. O medo dos moradores do lugar, é que se voltar chover, algumas possam não mais resistir, já que muitas tiveram suas estruturas comprometidas no último inverno por falta infraestrutura na área.

Por Carlson Pessoa





Governador W.Dias: Rumos da sucessão

O jornalista Francisco Magalhães registrou em seu blog, no Cidadverde.com, estas declarações do governador Wellington Dias:
- Só há duas alternativas na sucessão estadual.
A primeira é eu e o Wilson Martins sairmos juntos dos cargos.
E a segunda é eu ficar no cargo e comandar a sucessão, escolhendo o melhor candidato, que será o melhor avaliado pelas pesquisas.

Wilson Martins encerra encontro do PSB em Parnaíba

O presidente do PSB de Parnaíba Mirocles Veras falou em entrevista ao Programa FLAGRANTE de mais uma vinda do vice governador Wilson Martins ao litoral piauiense neste final de semana para tratar de mais encontro politico do partido, para tratar das estratégicas para 2.010. Mirocles disse ser irreversível a candidatura de WM ao governo do estado em 2.010. “Não se trata mais de posição pessoal, ela é do partido”. Veja trecho da entrevista ao BP em vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=q31Di6KLZ4M


Por Carlson Pessoa

Rosa de Saron hoje em Parnaíba


Logo mais a partir das 20 horas o Grupo musical Rosa de Saron vai estar se apresentando no M Show em Parnaíba. Rosa de Saron uma das referencias no País no segmento gospel musical. Rogério Rocha (foto), um dos coordenadores do evento anunciou a participação de bandas como ´Aguape, Lael e Kamion.

Por Carlson Pessoa

E-MAIL DO LEITOR: ZH ainda não pagou bandas de Parnaíba

Prefeito caloteiro‏
Oi boa tarde Carlison
Queria lhe enformar que as bandas de Parnaíba não receberam nem 1 centavo do dinheiro do carnaval na qual sairia dia 22/02
sendo que  as bandas de fora e o trio ele pagou direitinho
e o pessoal da terra ele fica enrolando
diz todo dia vem amanhã , vem amanhã e esse amanhã nunca chega
o responsável por esse e-mail são 2 empresários de bandas que ajudaram o povo de Parnaíba ter um carnaval bem legal.

Esses foram os shows:

06/02: Praça da Graça
12/02: Trio no Mirante ( Arrastão)
13/02: Trio Beira-Rio
14/02: Beira-Rio ( Palco )
15/02: Lagoa do Portinho

Concurso do IBGE tem 3 mil vagas no Piauí


O IBGE abriu ontem as inscrições para a seleção de 191.972 recenseadores para o Censo 2010. No Piauí, serão ofertadas 3.253 vagas. O contrato de trabalho pode durar de um a cinco meses. De acordo com o chefe do setor de Informação do IBGE no Piauí, Pedro Soares, os aprovados trabalharão na coleta de dados da população.

ROBERT: leitor questiona vereador Fernando Gomes (PT)


SÓ ENROLAÇÃO
Todos os dias a mídia Parnaíba tem destacado diversas “ações” do vereador petista e vice presidente da câmara municipal de Parnaíba, Fernando Gomes, como: visitas as obras do Piscinão do bairro Piauí; compras de vários ingressos para promover o filme do Lula para petistas e simpatizantes; visitas as obras de pavimentação do planalto Tremembé, entre outras baboseiras.
Faço a seguinte pergunta. Qual a finalidade disso tudo?
Pelo que sabemos visitar e inspecionar obras é atribuição do prefeito municipal acompanhado do secretario de infra-estrutura.
Até o presente momento não comprávamos uma ação efetiva do vereador Fernando Gomes, nem muito menos um projeto que tenha beneficiado algum bairro,comunidade ou a nossa cidade.
Essas visitas e atitudes não passam de uma verdadeira “enrolação” e “enchimento de lingüiça” só para enganar o povo menos instruído, e ainda tem coragem de prestar contas em praça pública!Do que mesmo?De caminhar por aí?
Qualquer hora vai ganhar a alcunha de “Fernando Walker”, pois somente isso sabe fazer.

Por Maria Alice Oliveira de Sousa

Oposição terá Silvio Mendes e Serra a partir de abril

O prefeito Sílvio Mendes confirmou ontem que deixa o cargo dia 2 de abril para ser candidato a governador, independente da saída ou não do governador Wellington Dias .
Ele inclusive já discutiu o assunto com o vice Elmano Ferrer, em que disse ter plena confiança de que a cidade estará em boas mãos, mesmo que na eleição estejam em palanques diferentes

As declarações do prefeito foram dadas ontem ao jornalista Pedro Alcântara, na Rede Antena 10. Ele disse mais:
“Temos um acordo com o governador de São Paulo, José Serra, que também vai deixar o cargo naquele dia para ser candidato a presidente da República. A oposição terá um candidato no Piauí e um palanque para o Serra e pode ser eu".

Fonte: DP

Sílvio lidera e Wilson sobe em nova pesquisa

Uma nova pesquisa de intenção de voto para governador, realizada pelo Instituto Jales/180graus, apurou que o prefeito Sílvio Mendes mantém a liderança na corrida pelo Palácio de Karnak, com 31,69% das preferências.O senador João Vicente Claudino (PTB) está em segundo lugar, com 22,95%. Wilson Martins (PSB) saltou para 17,56%.

Por Carlson Pessoa

Transporte alternativo intermunicipal terá novo local para estacionamento a partir do mês de março

Transporte alternativo

A partir do dia oito de março o transporte alternativo intermunicipal que circula entre as cidades de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande do Piauí, Buriti dos Lopes e outros municípios vizinhos terá um novo local de Parada. Será no estacionamento da rua Dr. Emílio Falcão Costa, entre o mercado da Quarenta e o Conjunto habitacional Habitar Brasil

No local serão demarcadas vagas e posicionadas placas indicativas dos destinos. Além do benefício os clientes que chegarem ao local através do transporte alternativo intermunicipal terão a disposição toda a infraestrutura do mercado, como local para banho, lanchonetes, salão de beleza, segurança oferecida pela administração do mercado, além de todas as facilidades para realizar compras.

A iniciativa de mudança do local de parada do transporte alternativo intermunicipal foi adotada pela Prefeitura de Parnaiba com o objetivo de otimizar esse serviço, além de incrementar as vendas no mercado da Quarenta. A Prefeitura ainda vai colocar estrutura como bancos, abrigos e tudo que for necessário para que os passageiros tenham o mínimo de conforto

Texto: Paulo Ferreira

ALELUIA: Antes tarde do que nunca

Parada de vans será no mercado da Quarenta

A EMPA empresa que administra os mercados em Parnaíba abriu licitação para alguns boxes nos valores de 100 e 150 reais para o Mercado Central da Quarenta.

Segundo Heleno Maia presidente da EMPA através de um acordo fechado com a prefeitura municipal o Mercado da Quarenta agora será parada obrigatória para as vans inter municipais de localidades como Luís Correa, Coqueiro, Cajueiro da Praia,Ilha Grande do Piauí, Burití dos Lopes e demais municípios que fazem essa rota com parada em Parnaíba. Heleno Maia ressaltou a importância desse acordo para a região que contempla o Mercado da Quarenta, pois a partir do dia oito de março todo transporte alternativo que faz a linha entre essas cidades agora terá uma estrutura organizada, com estacionamento reservado para as vans de cada cidade.
Toda a sinalização já está sendo providenciada e também assentos para que as pessoas possam aguardar o transporte.

Fonte: Darival Jr
Titulo Carlson Pesoa

26 de fev de 2010

Posse no RC Parnaíba Igaraçu

Nosso Clube se fez presente na última quinta (25) à reunião do clube irmão RC Parnaíba Igaraçu. Na ocasião festiva tomou posse como o mais novo rotariano da cidade Arlindo Ferreira Gomes Neto.

Tambem foram anunciadas a compra de 3 títulos Paul Harris e melhorias no espaço físico da sede. O RC Parnaíba Igaraçu é presidido pelo companheiro Raimundo Bessa. Na foto: Arlindo Ferreira e Raimundo Bessa.

Por Dora Rodrigues

Mão Santa acusa João Henrique de ter tramado sua cassação em 2001

João Henrique rompeu com Mão Santa após acusações que culminaram com o afastamento do governador.

O senador Mão Santa (PSC) acusa o ex-ministro dos Transportes João Henrique (PMDB) de ser o principal responsável por sua cassação do cargo de governador do Piauí em 2001. João Henrique teria ficado insatisfeito quando seu aliado, o vice-governador Osmar Júnior (PC do B), declarou que não lhe daria apoio político caso assumisse o governo e por isso interveio junto ao seu amigo e então presidente do TSE, Nelson Jobim, que não permitiu o recurso do caso junto ao STF, segundo Mão Santa.

O ex-governador acredita que João Henrique, que na época estava no seu terceiro mandato de deputado federal, tinha a pretensão de candidatar-se nas eleições de 2002. Ambos, Mão Santa e João Henrique eram, na época, filiados ao PMDB e romperam quando as denúncias contra Mão Santa e o processo de cassação iniciaram.

Religioso

O senador voltou a criticar o governo Wellington Dias (PT), chamando-o de corrupto, incompetente e mentiroso. “Graças a Deus (o governo Wellington) tá acabando. A gente tem que rezar. A esperança morreu. Ela é a última que morre, mas já morreu no Piauí”, declarou.

Mão Santa apontou ainda casos como o exagero no número de cargos públicos, a promessa de hidrelétricas e a falta de pujança econômica como exemplos da debilidade da administração de Dias.



Carlos Lustosa Filho

Desistência de Marcelo Castro será definida na próxima segunda-feira


PMDB:João Henrique Sousa admitiu que Castro deve se manifestar quanto ao fim de suas pretenções ao governo.

O ex-ministro e presidente da Fundação Ulisses Guimarães, João Henrique Sousa (PMDB), declarou hoje que a reunião que o PMDB fará na próxima segunda-feira definirá os rumos do partido e admitiu que a candidatura de Marcelo Castro ao governo do Estado será um ponto a ser discutido.

Para João Henrique, Castro há muito tempo vem se dedicando mais ao pré-sal. "Mas é público que ele não se manifestou mais e se mostra desmotivado. Cabe a ele se manifestar", declarou.

João Henrique disse ainda que ao longo do mês de março os líderes conversarão para definir em que lado ficam. Apesar dele acreditar ainda na união da base, admitiu o assédio do PSDB e avaliou que a eleição será polarizada por dois candidatos, um da base e outro da oposição.

Sobre sua candidatura, ele afirmou que não quer o cargo de deputado.

Leilane Nunes

Mais uma rodada de pesquisa Data AZ na próxima segunda-feira

Está registrada no TRE-PI e no TSE, em Brasília, a 5ª pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Data AZ para medir a tendência dos candidatos às eleições de 2010, no Piauí.

A pesquisa Data AZ deverá ser divulgada na próxima segunda-feira no O Dia, Tevês Cidade Verde e Antena 10 e rádios espalhadas pelo Piauí, veículos parceiros do Portal AZ.

Heráclito fortes se envolve em bate-boca dentro de voo da Gol

O senador foi agredido verbalmente por passageiro e revidou ao desembarcar nesta madrugada.

Ao desembarcar nesta sexta-feira (25), o senador Heráclito Fortes (DEM) se envolveu em um bate-boca no aeroporto de Teresina com um passageiro dentro do avião da Gol.

Ao sair da aeronave às 5 horas da madrugada, Heráclito Fortes, que é primeiro-secretário do Senado, estava se queixando do comandante pelo serviço da Gol, pois tinha pedido um copo de água e não foi servido. Segundo o senador, a água era para tomar um remédio e a aeromoça disse que estava em pouso e não poderia lhe servir por proibição da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Quando estava descendo a aeromoça me serviu e eu disse que naquela hora não serviria mais já que estava em solo. Um cidadão, por eu estar no meio da passagem, começou a me agredir e iniciamos um bate-boca”, admitiu o senador.

Heráclito Fortes disse que não registrou nenhuma queixa na delegacia contra o passageiro, já que tinha resolvido o problema. Ele informou que o remédio que iria tomar era um antibiótico, devido a uma distensão do joelho.

Flash Yala Sena

Vereador Rodrigo Martins(PSB-THE): Wilson Martins será candidato a governador

O vereador Rodrigo Martins do PSB de Teresina está em Parnaíba desde a última quarta feira mantendo contato com lideranças politicas do PSB para tratar do encontro na região litorânea do estado do Piauí no final de semana contará com o presidente regional vice governador Wilson Martins. Na reunião serão debatidos assuntos referente ao ano eleitoral. Ele disse na entrevista que o PSB tem candidato a governador “Se assumir o governo do estado o nosso presidente regional, ele será sim candidato a governador...” veja entrevista em vídeo ao Programa FLAGRANTE neste sexta feira. Link no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=C927PnoejZU


Por Carlson Pessoa

Pequenos partidos querem eleger três deputados no Piauí

O presidente do PTC, Evaldo Gomes, ao lado do ex-deputado Elias Ximenes do Prado, atual presidente do PT do B, articulando uma ampla aliança proporcional envolvendo pequenos partidos. dirigentes do PTC, PT do B, PSC, PSDC, PRP e PHS, lançarão 51 candidatos a deputado estadual e esperam eleger, no mínimo, três parlamentares. Evaldo Gomes, que também preside a CMEIE (Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil de Teresina) disputará uma vaga na Assembleia Legislativa na coligação dos pequenos.

Fonte: Em Tempo

O Brasil e Cuba

O presidente Lula não poderia ter escolhido data pior para visitar Cuba e se congratular com Fidel Castro e seu irmão Raul.
A morte do ativista Orlando Zapata, na prisão, após greve de fome, repercute mal em todo o mundo.
E Lula aprova e aplaude o regime cubano. O presidente só não sofrerá desgastes pela inoportuna visita porque ele é o “Cara”.

Fonte: DP

Transporte para pacientes psiquiátricos foi suspenso por falta de pagamento

A qual cidade se referia o Prefeito de Parnaíba Zé Hamilton (PTB), quando da leitura da mensagem do executivo na abertura dos trabalhos legislativos, falando de avanços (?) na área da saúde, no último dia 22, na Câmara Municipal de Parnaíba? Da Parnaíba? Não é possível, pois se foi, é muito descaramento. Só para citar as reivindicações feitas no Programa FLAGRANTE desta quinta feira (25) na área de saúde.

1 - Hospital Psiquiátrico “O Dia”: Pacientes estão indo e vindo para a unidade de saúde caminhando porque o veiculo (van) que faz o transporte dos pacientes psiquiátricos deixou de transporta-los por falta de pagamento.

2 - O Modulo 22 da Unidade de Saúde da Família do Bairro Alto Santa Maria, está sem atender a população do bairro há seis meses, porque os aparelhos do gabinete odontológico estão danificados e até agora não recuperados. Com isso a cada dia aumenta o números de banguelas na comunidade.

Por Carlson Pessoa

Parnaíba recebe oficinas de desenvolvimento

A Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com os Ministérios do Planejamento, da Pesca e Agricultura e do Ministério do Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), realiza de 22 a 26 deste mês, no Telecentro Casa Brasil, em Parnaíba, a Oficina-Piloto que visa capacitar servidores públicos municipais e equipe técnica de entidades sem fins lucrativos, para elaboração de projetos, captação de recursos financeiros relativos a transferências voluntárias da União.
Segundo Juliana Correia, do Ministério da Integração, nesta primeira etapa, o ciclo de oficinas reúne representantes dos municípios de Paulino Neves (MA), Caraúbas, Joaquim Pires e Parnaíba (Piauí), Barroquinha e Coroatá (Ceará), além de representantes da Fundação dos Comerciários de Teresina (FCT), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS).
Ainda segundo Juliana Correia, havia a necessidade dessa iniciativa devido a carências diagnosticadas por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte. “A oficina está capacitando 25 pessoas que deverão atuar na multiplicação destes conhecimentos”, explica.
De acordo com o coordenador do projeto e representante do Ministério da Integração, Edivan Batista, serão realizadas outras novas oficinas nos Estados participantes: estão previstas para o período de 22 a 26 de março, em Ubajara (CE), 26 a 30 de abril, em Teresina (PI), e de 24 a 28 de maio, em São Luís (MA). Edivan explica ainda que esse é um projeto inicial que está sendo focado na região Meio-Norte. “Posteriormente, o trabalho será ampliado aos municípios das áreas prioritárias pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”, ressalta.
Para tanto, as oficinas terão conteúdos focados em Transferências de Recursos da União; Legislação sobre Convênios, Licitação, Contratação e Prestação de Contas; Preparação de Demandas; Documentação Necessária; Elaboração de Projeto e SICONV. A metodologia abordará dinâmicas de integração; leitura dirigida de textos adaptados; exposições participativas com intercâmbio de experiências; exercícios práticos (preparação de demandas, elaboração de projeto comum, preenchimento de formulários e inclusão de proposta no SICONV); sensibilização para formação de redes de multiplicadores microrregionais, além da avaliação de aprendizagem. Atuarão como facilitadores nas oficinas servidores do MPOG, MPA, Ministério do Turismo e do Ministério da Integração Nacional.
Para avaliação de impacto, a partir de janeiro de 2011 será aplicado um questionário que será respondido pelos participantes e respectivos prefeitos, sobre o desempenho dos municípios quanto aos recursos captados a partir das oficinas.



Renée Marie
Assessoria de Imprensa-SETUR/PI

Senadores criticam vinda da Força Nacional

O senador Heráclito Fortes retornou do exterior já fazendo barulho.
Em discurso no Plenário, ele lamentou que o governador Wellington Dias tenha pedido ao governo federal o envio de 200 homens da Força Nacional devido à greve da polícia civil.
Segundo Heráclito, o Ministério da Justiça informou que atenderá ao pedido do governador.
Para Heráclito Fortes, Wellington Dias deveria resolver o impasse com a polícia civil usando o diálogo e não “força e arrogância”.
Em aparte, o senador Mão Santa considerou a notícia “uma humilhação para a história do Piauí”.

Fonte: DP

Parnaíba fará parte de Guia Turístico do MTUR


O município de Parnaíba estará entre os 15 municípios brasileiros contemplados pelo Ministério do Turismo e o Sebrae para participar do Guia Turístico e de Produção Associada, que está sendo produzido e deverá ser lançado ainda este ano. O Guia divulgará os empreendimentos, produtos e serviços que sejam relevantes no que diz a respeito à pratica do trabalho associativo.
A consultora do Ministério do Turismo, Karina Meirelles, já está em Parnaíba, visitando diversos empreendimentos e coletando dados sobre os mesmos. De acordo com a consultora, o município de Parnaíba possui muitas associações e se destacam principalmente as de artesanato e na coleta de caranguejo, e sua função é validar as informações passadas anteriormente e identificar quais serão destaque no Guia.
“Os empreendimentos contemplados terão no Guia Turístico e de Produção Associada uma vitrine, já que este Guia estará nas principais feiras nacionais e internacionais de que o Ministério de Turismo e o Sebrae venham a participar. Isso, com certeza, vai despertar a vontade do público de conhecer Parnaíba e também de comprar os produtos”, disse.
Após essa consultoria, haverá uma visita técnica da equipe de jornalismo e fotografia para produção do Guia, nos dias 11 e 12 de março.

25 de fev de 2010

Idoso não consegue atendimento e dorme no chão do hospital.

João Clemêncio dos Reis já havia sido operado no Hospital Dirceu Arcoverde após uma necrose no pé esquerdo, do qual foram amputados dois dedos. A necrose se manifestou novamente no mesmo pé, mas o idoso não conseguia atendimento.
Quem estava acompanhando João Clemêncio era uma amiga de sua família por nome Odete, que também o trouxe em sua primeira cirurgia. O idoso reside em Araioses no Maranhão. Seu primeiro atendimento no HEDA se deu no dia 04 de fevereiro deste ano, quando foi cirurgiado pelo Dr. Paulo Augusto. Retornando ao seu município, o Sr. João Clemêncio adoeceu do pé novamente, sendo diagnosticado pelo médico do PSF local, Dr. Osmar, que o encaminhou novamente ao Dirceu a fim de que fosse amputado o pé. Chegando ao HEDA D.Odete não conseguiu atendimento para o idoso no mesmo dia, pois, segundo ela, o médico plantonista Dr.Adelgides, alegou não poder atender, pois, só atendia casos de urgência e emergência, como esfaqueamentos, solicitando, portanto, que retornassem no dia seguinte para serem atendidos pelo médico Chico Pires. D. Odete disse ainda ter tentado viabilizar o encaminhamento do Sr. João Clemêncio para outro hospital, mas, não obteve sucesso. Por não ter como retornar a Araioses em função do horário e a indisponibilidade de transporte, o idoso dormiu no chão do HEDA, sobre um lençol, da noite de terça para quarta. Por volta de meio dia desta quarta, 24, o Sr. João Clemêncio foi internado no HEDA tendo sido cirurgiado entre 18 hs e 19 hs pelo Dr. Chico Pires, sendo amputado metade de seu pé esquerdo. Sr. João Clemêncio já tem sua perna direita amputada, permanece internado do HEDA e passa bem. O Diretor do Hospital, Dr. Eduardo Nogueira, disse ao jornalismo do proparnaiba que “a espera é inevitável dado o grande público que o hospital recebe”, o encaminhamento para outro médico também é inevitável quando o caso requer outro especialista e, ainda, que “a necrose não se caracteriza uma emergência cirúrgica”. Dr. Eduardo enfatizou, também que o HEDA “não tem condições de garantir a pernoite de pessoas que não sejam pacientes e/ou acompanhantes”, mas que buscará saber do plantonista como ocorreu o caso, pois até então, não tinha tomado conhecimento.

Por Samuel Aguiar

Dep João de Deus (PT): "O Dep Tererê (PSDB) a gente acha engraçado..."


O novo adiamento da vinda do presidente Lula ao Piauí provocou críticas da oposição, incluindo nessa conta o deputado estadual Deusimar Brito, o Tererê (PSDB). De acordo com Tererê, Lula está com vergonha do desentendimento da base no Estado.

"O Tererê a gente acha engraçado, irreverente. Convivemos bem com ele, mas tem teses do deputado que não se pode ler a sério", comentou João de Deus sobre as declarações. O parlamentar discorda do deputado tucano e justifica. "O presidente Lula é muito ocupado e requisitado por líderes políticos internacionais. Então, às vezes, ele tem que mudar a agenda", explica. "Agora vamos ver quantas vezes o presidente do partido do Tererê, Fernando Henrique Cardoso, esteve no Piauí. Lula esteve muito mais vezes aqui", rebate.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...