Blog do Pessoa: Bacia do Delta: nova fronteira de exploração petróleo e gás


29 de abr. de 2010

Bacia do Delta: nova fronteira de exploração petróleo e gás

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a transferência da participação de 70% da OGX em sete blocos exploratórios terrestres na bacia do Parnaíba, interior do estado do Maranhão, na divisa com o Piauí.

Os direitos e obrigações dos blocos passaram para a OGX Maranhão Petróleo e Gás Ltda, uma sociedade de propósito específico na qual a OGX S.A. detém 66,7% e a MPX Energia, 33,3% do capital social.

A OGX também informou que já foi contratada uma sonda terrestre, que será responsável pela perfuração na região, prevista para ser iniciada em maio.

A transferência da participação foi anunciada em setembro do ano passado, quando OGX e MPX, empresas controladas por Eike Batista, firmaram um memorando de entendimentos que já previa tal negócio. Faltava apenas a aprovação do órgão regulador.

Vale lembrar que esse mesmo memorando formalizou a intenção de celebrar um acordo de fornecimento de gás natural pela OGX Maranhão para usinas termelétricas a ser desenvolvidas pela MPX em associação com a Petra Energia, o que poderá garantir uma demanda para até a totalidade da produção. A Petra Energia, parceira da MPX, é quem detém os 30% restantes de participação nos blocos da bacia do Parnaíba.

A Bacia do Parnaíba é considerada nova fronteira de exploração e se estendem por 21.471 km quadrados. Segundo comunicado da OGX, o local apresenta relevante potencial para produção de gás, algo confirmado através de um poço perfurado em 1987 onde foram constatados indícios de hidrocarboneto.

Fonte: Valor

Um comentário:

  1. Extração de Petróleo, termoelétrica, Eike Batista. Vão acabar com nosso meio ambiente, o Delta do Parnaíba vai pras cucuias. Alguém viu o desastre ambiental com a explosão de uma plataforma e o derramamento de petróleo nos Estados Unidos? Será que queremos esse risco pra nós? Tomar banho de óleo quando entrar no mar? Sinceramente, não sei se vale a pena pagar tão caro pra ganhar uns trocados a mais pra região.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...