Blog do Pessoa: Programa do Sesi leva saúde ao trabalhador


30 de mar. de 2010

Programa do Sesi leva saúde ao trabalhador



A FIEPI, por meio do Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI), vem desenvolvendo no Estado desde novembro de 2008, o Programa Indústria Saudável, através do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida do Trabalhador da Indústria. Com o programa, as indústrias podem obter um raio-x sobre como está à saúde do trabalhador dentro da sua empresa. A meta, segundo estimativa do presidente da FIEPI e Diretor Regional do SESI-PI, Antônio José de Moraes Souza, é atender ainda este ano mais de seis mil trabalhadores, beneficiando mais de 20 empresas piauienses.

Através do Indústria Saudável, o SESI realiza dentro da empresa o Circuito Saúde. São instalados postos de atendimento. Anterior ao circuito saúde, o trabalhador responde a um questionário com várias perguntas sobre seus hábitos comportamentais. Nos locais é verificado a altura, peso, circunferência abdominal e calculado o IMC (Índice de Massa Corporal); pressão arterial, teste de glicemia em jejum ou não. Também é feita uma avaliação odontológica ou bucal e por ultimo, é repassados aos trabalhadores informações educacionais a respeito de seus resultados, a chamada orientação da saúde.

O circuito vem identificar as chamadas doenças silenciosas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. O Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida do Trabalhador da Indústria realizado pelo SESI em todo o país, entre o final de 2007 e o início de 2009 apontou as vilãs da saúde. São elas: a hipertensão, a depressão e a obesidade.

É o que está acontecendo no canteiro de obras da empresa Construtora Sucesso, responsável pela construção de milhares de casas populares no Residencial Francisca Trindade. No local, dezenas de trabalhadores estão sendo atendidos diariamente por uma equipe de profissionais de saúde do SESI-PI. A ação prossegue por todo o mês de março. De acordo com a coordenadora da equipe, enfermeira Mônica Gardênia Brito, a meta é beneficiar cerca de 300 trabalhadores envolvidos na obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...