Blog do Pessoa: Parnaíba recebe oficinas de desenvolvimento


26 de fev. de 2010

Parnaíba recebe oficinas de desenvolvimento

A Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com os Ministérios do Planejamento, da Pesca e Agricultura e do Ministério do Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), realiza de 22 a 26 deste mês, no Telecentro Casa Brasil, em Parnaíba, a Oficina-Piloto que visa capacitar servidores públicos municipais e equipe técnica de entidades sem fins lucrativos, para elaboração de projetos, captação de recursos financeiros relativos a transferências voluntárias da União.
Segundo Juliana Correia, do Ministério da Integração, nesta primeira etapa, o ciclo de oficinas reúne representantes dos municípios de Paulino Neves (MA), Caraúbas, Joaquim Pires e Parnaíba (Piauí), Barroquinha e Coroatá (Ceará), além de representantes da Fundação dos Comerciários de Teresina (FCT), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS).
Ainda segundo Juliana Correia, havia a necessidade dessa iniciativa devido a carências diagnosticadas por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte. “A oficina está capacitando 25 pessoas que deverão atuar na multiplicação destes conhecimentos”, explica.
De acordo com o coordenador do projeto e representante do Ministério da Integração, Edivan Batista, serão realizadas outras novas oficinas nos Estados participantes: estão previstas para o período de 22 a 26 de março, em Ubajara (CE), 26 a 30 de abril, em Teresina (PI), e de 24 a 28 de maio, em São Luís (MA). Edivan explica ainda que esse é um projeto inicial que está sendo focado na região Meio-Norte. “Posteriormente, o trabalho será ampliado aos municípios das áreas prioritárias pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”, ressalta.
Para tanto, as oficinas terão conteúdos focados em Transferências de Recursos da União; Legislação sobre Convênios, Licitação, Contratação e Prestação de Contas; Preparação de Demandas; Documentação Necessária; Elaboração de Projeto e SICONV. A metodologia abordará dinâmicas de integração; leitura dirigida de textos adaptados; exposições participativas com intercâmbio de experiências; exercícios práticos (preparação de demandas, elaboração de projeto comum, preenchimento de formulários e inclusão de proposta no SICONV); sensibilização para formação de redes de multiplicadores microrregionais, além da avaliação de aprendizagem. Atuarão como facilitadores nas oficinas servidores do MPOG, MPA, Ministério do Turismo e do Ministério da Integração Nacional.
Para avaliação de impacto, a partir de janeiro de 2011 será aplicado um questionário que será respondido pelos participantes e respectivos prefeitos, sobre o desempenho dos municípios quanto aos recursos captados a partir das oficinas.



Renée Marie
Assessoria de Imprensa-SETUR/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...