Blog do Pessoa: Visitando Parnaíba


28 de set. de 2009

Visitando Parnaíba

Estou em Parnaíba passando uns dias.
Logo que cheguei fui com minha esposa à Prefeitura pagar o imposto de um terreno que temos na cidade. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando fui mal recebido e mal tratado por uma funcionária mal-educada, que gerou meu protesto através de uma estação de rádio local, este ano fui muito bem recebido. Sei que é obrigação do funcionário tratar bem a todos, mas quero fazer este registro por um dever de justiça. Não devemos apenas reclamar, quando o servidor não age corretamente, mas, também, elogiar, quando ele é educado. E foi isto o que aconteceu. O pessoal do setor desta vez foi educado e cortês.
Quero também tecer elogios ao povo de minha terra, pela educação demonstrada naquele mesmo dia.
Ao sair da Prefeitura, tomei uma van com destino ao centro e, fiquei feliz com a educação demonstrada pela juventude de minha querida cidade. Ao entrar no veículo, as pessoas mais jovens, imediata e educadamente, se levantaram e nos cederam seus lugares para que sentássemos. E a gentileza e educação parnaibanas iriam me surpreender mais ainda. Descendo do carro na Pres. Vargas, na altura da agência do Bradesco, postei-me com Zélia no meio-fio, aguardando que o trânsito permitisse que atravessássemos a rua em segurança, pois no local não existe faixa de pedestre. Pois podem acreditar. Os carros pararam e seus condutores, educadamente, permitiram a nossa passagens e de outros transeuntes que ali estavam. E mais. Uma jovem, bonita por sinal, como um verdadeiro anjo, pegou a mão de Zélia e a conduziu à calçada do outro lado da rua.
Mas não parou aí a gentileza parnaibana naquele dia.
Após passar pelo Banco do Brasil, nos dirigimos a uma agência de turismo no Porto das Barcas, para contratar um passeio ao Delta do Parnaiba. Alí pela altura da Vivenda estava aberta uma vala para colocação de canos do serviço de água, segundo me disseram. Diante de nosso receio em ultrapassar o obstáculo, um operário da empresa que faz o serviço, sem que solicitássemos, retirou as pedras que haviam sido removidas para a abertura da vala e obstruíam a passagem, e, educadamente, pegando nossas mãos, nos deu a segurança necessária para ultrapassar a vala.
Foi sem duvida um dia de muita felicidade que registro para agradecer àquelas pessoas.
Por Gennes Rocha

2 comentários:

  1. Confirmado, a constatação do relator indica um avanço na conduta inter-humana, ou seja, na empatia como espécie da inteligência emocional. A empatia pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia. Estamos na espectatica que este suposto desenvolvimeto se estenda à esfera governamental pela razão que a disposição da sociedade depende da disposição do gestor público.

    ResponderExcluir
  2. FATOS DESSA ORIGEM SE REPETEM NAS ESFERAS PUBLICAS DIARIAMENTE, E ENGRAÇADO É QUE NÓS CONTRIBUINTES CHEGAMOS NOS DEPARTAMENTOS PUBLICOS, PRINCIPALMENTE NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAIBA E JA SOMOS RECEBIDOS NÃO COM UM BOM DIA E SIM COM UM PANFLETO ANEXADO A FRENTE DO SERVIDOR ART. 331 - DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO EXERCICIO DA FUNÇÃO OU EM RAZÃO DELA: PENA - DETENÇÃO, DE 6 MESES A 2 DOIS ANOS, OU MULTA. TENTAM INTIMIDAR O CONTRIBUINTE E APROVEITAM-SE PARA DESTRATAR A POPULAÇÃO QUE NECESSITAM DOS SERVIÇOS PUBLICOS.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...